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Depois de quase 3 anos conduzindo uma “agência de marketing digital full service” eu descobri que existia um modelo de consultoria no qual você não precisava “fazer coisas”.  No primeiro momento achei que aquilo simplesmente não fosse possível, será que algum empresário irá me pagar somente para ser um conselheiro?

Felizmente, esse cenário era algo completamente possível e depois de conhecer esse modelo e colocar em prática, tomei a decisão de mudar completamente o meu modelo de negócio. Antes, com mais de 15 pessoas na equipe e diversos clientes “full service”, que em outras palavras significa que nossa equipe era responsável por TODAS as ações online, como produção de conteúdo, gestão de anúncio, mídias sociais, criação de artes, etc…

Depois de iniciar nesse novo modelo, reduzimos a nossa equipe para pouco mais de 3 pessoas trabalhando diretamente com os clientes de consultoria, sendo “Eu” uma das 3 pessoas. Recentemente eu fiz uma palestra explicando como você pode criar um negócio de consultoria em vendas online com equipe enxuta, nesse vídeo eu explico em mais detalhes essa história.

Mas nesse artigo eu quero falar um pouco sobre a mentalidade de um Consultor de Vendas Online e o que esse profissional pensa e faz de diferente da maioria das outras pessoas que estão tentando vender serviços profissionais para as empresas.

Nesse artigo quero falar sobre os 3 grandes diferenciais na maneira de pensar de um Consultor de Vendas online e algo que você precisa analisar se está seguindo por esse caminho ou não.

Então vamos lá.

01 – Não ocupe sua mente com informações INÚTEIS.

Nos meus primeiros anos como “dono de agência digital” eu cometi muitos erros. Alguns erros estratégicos, outros de contração, muitos de precificação e algumas outras coisas que eu pisei na bola por um bom tempo. Mas, sempre aprendendo com os erros e aperfeiçoando, esse era o meu pensamento.

Porém, um dos maiores erros que eu cometi e que me trouxe mais prejuízo financeiro de todos, foi o de ENTULHAR minha mente com informações INÚTEIS. É preciso muita atenção nisso, pois existe uma grande diferença entre buscar conhecimento e estar atualizado e acumular informações desnecessárias.

Por muito tempo eu perdi tempo aprendendo sempre “novas coisas” ao invés de me concentrar em acumular informações que eu chamo de “conhecimento de longo prazo”.

Vou tentar explicar isso melhor. Há alguns anos atrás surgiu a notícia que imagem de praias como plano de fundo, aumentavam a conversão. De repente era imagem de praia para todos os lados.

Ao invés de estudar mais sobre o comportamento do público, entender exatamtente aquilo que o seu consumidor precisa e qual a melhor maneira de comunicar isso através da internet, ficar dedicando horas e horas acumulando informações que serão utilizadas por um curto período de tempo, não é nada inteligente.

Por muito tempo eu frequentei eventos “técnicos” e lembro que em um determinado evento assisti uma palestra falando sobre como conquistar links através de Infográficos. Fiquei encantado com tudo aquilo e quando voltei para a agência, decidi contratar um designer somente para criar infográfico para os clientes.

Estudei diversos modelos de infográficos, criamos vários modelos e começamos um novo projeto para promover o material dos nossos clientes. Nessa época contratamos uma jornalista, para ser a responsável por entrar em contato com sites e portais de notícias e conseguir mídia para os nossos clientes e claro, links.

A estratégia funcionou por muito pouco tempo, até que após uma nova atualização, nada mais daquele trabalho valeria a pena. Uma tristeza. Perdi tempo e dinheiro.

Infelizmente, hoje muitas pessoas na internet estão se alimentando de informações que em pouco tempo não terão nenhuma aplicação prática, ou seja, entulhando suas mentes com informações INÚTEIS. Não faça isso.

02 – Aprenda a seguir planos e encontre companheiros de jornada

Há pouco mais de 3 minutos eu estive em um evento do SEBRAE onde um dos profissionais responsáveis pela aprovação de empréstimos para empresas convidou 3 empresários para o palco e fez uma simples pergunta: “Se eu lhe desse 1 milhão de reais para você investir na sua empresa, o que você faria com esse dinheiro?”.

Silêncio.

Ele foi então enfático e repetiu: “Estou com 1 milhão para investir em alguma empresa nesse evento, se você me apresentar um plano, invisto na sua empresa.”

Silêncio.

Eu não sei se ele estava falando sério, mas eu fiquei extremamente impactado com aquela cena, pois eu também não sabia o que fazer com aquele dinheiro. Foi quando eu comecei a pesquisar mais sobre planejamento e descobri algo que me deixou bem preocupado.

O estudo dizia que a maioria das pessoas não fazem ideia de quais são os seus planos para os próximos 5 anos. Em outras palavras, as pessoas não tem um plano de futuro.

Quando o assunto é futuro profissional, a situação é ainda mais crítica. Ano após anos os profissionais continuam desprezando o valor de seu tempo e ficam dando voltas e voltas, sem sair do lugar.

Foi por isso que eu criei um plano de 12 meses para os nossos alunos do Programa de Formação Expert em Vendas Online.

plano-12-meses-completo
Com um plano em mente é MUITO mais fácil manter o FOCO e você sabe muito bem que é disso que você está precisando, correto?

Foi naquele dia durante o evento que eu entendi que a maior desculpa que nós usamos para justificar nossos fracassos é a do “estou sem dinheiro”, naquele dia eu entendi que o meu problema não era não ter dinheiro, o meu problema era não ter um plano.

Imagine você ter na sua frente um plano que te permite sair do ponto A até o ponto B e tudo o que você precisa é ter FOCO em seguir exatamente aquele plano? É exatamente isso que eu tinha nas minhas mãos e por muito tempo eu fiquei simplesmente perdendo tempo, dinheiro e paciência.

Recentemente conheci um Ex-programador, cerca de 40 anos, que já tinha investido em diversos treinamentos e estava vivendo o completo Ciclo da Falência, chegou a prometer a sua esposa que não iria mais comprar nenhum treinamento. rs.

Depois de quase 1 ano de tentativa e erro, ele tomou a decisão de investir no mercado de consultoria. Recentemente recebi a notícia que ele estava fechando o seu primeiro contrato de R$10.000 e agora estava sério em investir no seu negócio de consultoria, como o meu projeto de vida.

A história dele começou a mudar quando ele decidiu seguir um PLANO do começo ao fim, sem desviar nem para a esquerda, nem para a direita.

03 – Não seja um perdedor de oportunidades 

Durante a maior parte do meu período de escola, o meu pai sempre foi me deixa e buscar na escola. Aquele trajeto era sempre um momento de conversar com meu pai e aprender um pouco mais a cada dia.

E uma das frases que meu pai sempre dizia era: “Meu filho, cobra que não anda… não come lagarto”. Em outras palavras, a mensagem que meu pai sempre deixava para mim era: “Se você quer algo, vá atrás, não perca as oportunidades”.

Isso sempre ficou muito presente na minha mente. Quando eu já estava prestes a me casar, eu decidi pedir demissão do meu emprego de vendedor de planos telefônicos para tentar começar minha empresa de Consultoria em Vendas Online.

Fui buscar o aconselhamento do meu pai e tive um mix de “frustração” e “inspiração”. Explico.
Durante toda a conversa meu pai foi muito conservador em que eu continuasse no meu emprego formal, pelo menos até 1 ano depois do meu casamento, ou até que as coisas se acalmassem.

Aquele conselho não era o que eu gostaria de escutar, afinal, eu não suportava mais aquele emprego. Depois de mais alguns argumentos veio então o momento de inspiração. “Se for para arriscar, arrisque rápido… A hora de errar é agora”

Em outras palavras, meu pai estava me dizendo que se algo fosse dar errado, eu teria que descobrir rápido, para então buscar uma solução. Eu não tive apoio de ninguém naquele período, todos achavam que não era um bom momento. Minha noiva (hoje minha esposa), meus pais e amigos próximos achavam que eu estava me arriscando muito.

Faltava pouco mais de 3 meses para o meu casamento. Mas, eu tinha uma certeza muito forte que aquela seria a minha OPORTUNIDADE.  Eu tinha um desejo ardente de agarrara aquela oportunidade e sabia que aquele era um momento único.

Pouco mais de 6 meses depois de pedir demissão eu já tinha uma renda no mínimo 10x maior e ninguém mais lembrava de ter dito que aquela não seria uma boa oportunidade. rsrsrs.

A verdade é que hoje no Brasil estamos vivendo uma oportunidade ÚNICA e que poucas pessoas estão enxergando como ela realmente é. Me cause surpresa a quantidade de pessoas que falam “Vou deixar para começar meu negócio de consultoria depois” ou aqueles que pensam “Vou estudar um pouco mais, depois fecho os meus primeiros contratos”.

Em muito pouco tempo os profissionais que conseguirem construir sua autoridade na internet, irão se estabelecer no mercado e principalmente com os empresários.

Aqueles que chegarem atrasados, irão enfrentar uma barreira de entrada muito maior e a razão é simples, como tudo é uma grande novidade, as empresas ainda não estão muito exigentes na contratação, e também não tem suas empresas alinhadas com as estratégias de vendas online.

Porém, nos próximos anos as empresas estarão com um nível de conhecimento maior, logo, o consultor que entrar no mercado nesse momento, precisará ter um nível de conhecimento MUITO superior.

Simplificando, se você tem pouco conhecimento hoje, já é possível começar a prestar consultoria, pois as empresas tem conhecimento ZERO, ou seja, você já pode ser ajudar, afinal seu conhecimento é ÚTIL. Porém, em pouco tempo as empresas já terão esse conhecimento inicial e irão precisar de um conhecimento avançado, algo que consultores experientes que começaram ANTES poderão ajudar.

Se você é do tipo que continua deixando TUDO para depois, é melhor você rever seus planos.

Conclusão:

O mercado de consultoria em marketing digital, que eu gosto de chamar de Consultor de Vendas Online como o profissional diferenciado desse mercado, tem na sua frente os melhores anos. No Brasil esse mercado enfrenta um momento ÚNICO, proporcionado pelo ambiente político e econômico do País.

Assim como aconteceu nos EUA, em tempos de Crise, os prestadores de serviços relacionados à vendas e negócios são procurados com grande urgência, ou seja, àreas como o marketing fazem parte do grupo que mais cresce em faturamento nesses períodos.

Por outro lado, esse é um momento que pode causar certa cegueira em muitos profissionais que estão sonhando em fazer parte desse mercado.  Se você quer se manter competitivo e quer conquistar o espaço nesse mercado, siga os 3 conselhos apresentados nesse artigo.

01 – Não entulhe sua mente com informações inúteis
02 – Siga um plano e encontre parceiros de jornada
03 – Não seja um perdedor de oportunidades

Se você observar os conselhos apontam 2 coisas para você não fazer e 1 para você fazer, ou seja, o resumo desse artigo é. Siga um plano.

Se você está sério na sua decisão de criar um negócio de consultoria em vendas online de sucesso, o caminho ideal para você seguir é o do Programa de Formação e Certificação Expert em Vendas Online.

Esse é o local ideal para você ter acesso a informação, orientação, grupo e PLANOS para você seguir, sem inventar nada.

Grande abraço
Vamos em frente.