A diferença entre as Empresas que estão sobrevivendo e as Empresas que estão crescendo

Você já deve ter escutado bastante em épocas como as que estamos vivendo as pessoas justificarem seus fracassos por não estarem prosperando em justificativas tais como: ”as coisas não estão indo bem”, ” a crise veio com tudo” , “acho que não temos muitas opções”. O fato é que se você analisar, muitas empresas estão no mesmo contexto de mercado e ainda assim conseguem crescer.

Como não se assustar com essas manchetes, cada vez mais comuns no noticiário tratando sobre falências, demissões, férias coletivas, enfim a descrição de um cenário assustador, principalmente se você é empresário e não dorme enquanto não assiste ao último noticiário e se deixa dominar por esse contexto de crise deixando o seu desempenho totalmente afetado por informações como essas.

Durante esses 6 anos trabalhando e acompanhando vários empreendedores de perto pude ter a experiência de chegar em algumas empresas que já estavam há algum tempo no mercado simplesmente sobrevivendo, pagando para manterem-se em funcionamento, mas também por muitas vezes estive em consultoria com outros empresários que estavam se mantendo super bem no mercado e ainda  desejavam ampliar seus investimentos.

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Qual é o diferencial delas? Por que elas não estão culpando a crise?

Para a maioria dessas dúvidas que não foram respondidas por muito tempo, pude encontrá-las neste Livro: O guia do Investimento,de Robert T.Kiyosaki o mesmo autor de “O pai rico e o pai pobre”. Este livro é um guia de longo prazo para quem deseja tornar-se um investidor rico e investir naquilo em que os ricos investem.

Para o autor investir têm significados diferentes para pessoas diferentes. Na verdade há investimentos diferentes para ricos, pobres e classe média.

Ele ressalta que muitas pessoas têm uma visão errada sobre o que é Investimento e por isso que elas não são investidoras.

Você sabia que 9 em cada 10 investidores não ganham dinheiro.

O problema é que a maioria das pessoas têm em suas cabeças uma versão destorcida do que pensam ser investimento. Estamos acostumados a ver imagens mentais de pessoas gritando desesperadas ordens de compra e venda dentro de salões da bolsa de valores com enormes telões em que são apresentadas as cotações e gráficos que sobem e descem rapidamente.

Pensamos também nos magnatas que fizeram fortuna em uma única operação, justificando o fato de o termo “como ficar rico rápido”ser tão buscado em mecanismos de pesquisas do Google.

Se você acha realmente que tudo isso é investir, não é isso que ele representa verdadeiramente,para Robert Kiyosaki, autor da série Pai Rico Pai Pobre.

Investimento na verdade é um plano que em quase todo tempo é um processo monótono, chato, sequencial, automático ou quase mecânico de investimento.

A maior parte dos investidores preferem utilizar fórmulas mais complexas do que as simples, mas saiba que manter a simplicidade é a melhor regra para investir.

No capítulo 8 do livro ele destaca que: FICAR RICO É AUTOMÁTICO SE você TIVER UM PLANO E O CUMPRIR

E o que eu descobri em relação àquela empresa que estava crescendo: ela tinha um processo de vendas adaptado, ou seja tinha um plano que havia dado certo e a partir daí ela foi melhorado, ficando cada vez mais completa, redonda e lucrativa, criando estratégias a médio e longo prazo, mesmo diante das crises.

Enquanto as  empresas que estavam apenas sobrevivendo, estavam somente pensando em mais uma tentativa, dando tiros no escuro, perdida sem saber o que fazer até mesmo no mês seguinte com as contas a pagar, com o caixa quase no zero, em uma gangorra prestes a desabar. Justamente pelo fato de possuir uma visão limitada sobre o que é Investimento, Empreendedorismo.

Para você o que é um bom plano? Aquele que deu certo, gerou um bom resultado. Correto!

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Compreenda que um plano que gera lucro no pouco, se for melhorado, aperfeiçoado vai gerar também lucro no muito, mas a maioria das empresas não compreende isso, pelo contrário, já começam a investir em novos e novos planos de forma aleatória.

Imagine que você tem um produto que representa 90% do seu faturamento, ele é o cargo chefe, você deve permanecer somente com ele já que está dando certo? Não.

Então devo descartá-lo e procurar outro investimento? A resposta também é Não! O que pode ser feito nesse caso é você gerar mais investimentos em outros projetos com o faturamento gerado nesse produto,compreende?

Siga um plano como quem executa uma receita qualquer, faça ajustes pequenos ao longo do tempo,a medida em que aprende mais a respeito dos investimentos, mas tomando todo o cuidado de manter tudo de forma simples.

Organize-se:

Todos os consultores e especialistas batem nesta tecla. “Planejar é fundamental”

Faça o seguinte exercício: Imagine que você é um investidor, um acionista  e precisa realizar uma análise da empresa: avaliar a estrutura, os planos de ação,o faturamento, as estratégias e os erros que estão sendo repetidos.

Ter as ideias organizadas faz parte desse movimento. O empreendedor precisa conhecer desde o quanto de dinheiro vai precisar para tocar o negócio até planejar estoque e o relacionamento com os clientes.

Estratégia de mercado bem definidas e recursos para interagir com seus parceiros podem garantir um bom começo para se chegar ao sucesso.

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Lembre-se: As empresas bem sucedidas  construíram esse sucesso através de uma caminhada dura, passaram por momentos difíceis e também vivenciam esse contexto de crise.

Elabore seu plano de negócios

Tenha um plano de Marketing para a sua empresa. A maioria das pessoas se lança no mercado sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos.

E a grande chave do Sucesso…

Nós descobrimos que existe uma GRANDE diferença entre empresas com alto faturamento todos os meses daquelas empresas que ficam sobrevivendo dia após dia e está no PODER DE UM SISTEMA DE VENDAS ONLINE.

Nos últimos anos participei de vários projetos de vendas online, e conheci os bastidores de empresas que conseguem gerar um alto faturamento todos os meses, assim como  conhecemos empresas que não conseguem passar 3 meses com o fluxo de caixa positivo.

Você precisa ter conhecimento dos processos e planos de uma campanha e organizá-los, segui-las a médio e longo prazo, ai você me pergunta: Natanael eu não sigo esses processos, principalmente na parte de campanhas, o que eu faço?

Para lhe ajudar nisso, saiba que eu tenho uma boa notícia para você: Estaremos realizando nosso Workshop Presencial Sistema de Vendas Online onde nós iremos fazer a conexão entre você, as ferramentas, serviços e pessoas que você irá precisar implementar no seu negócio, tudo com o nosso ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO.

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até a próxima!

 

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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