Aprenda Como Fazer Parte do Futuro das Agências Digitais Lucrativas e Enxutas

Neste artigo irei compartilhar com você algumas mudanças que estão acontecendo nos bastidores do Mercado de Marketing Digital, das Agências Digitais e das Consultorias, pontos quase imperceptíveis, mas que você não pode ficar por fora de forma alguma, pelo contrário irá aprender a como fazer parte do futuro das agências digitais lucrativas e enxutas.

A palavra tecnologia tem origem no grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício , juntamente com o sufixo “logia” que significa “estudo”.

Todos conhecemos  bem o que tecnologia significa e, mas do que isso, sabemos que ela possui uma característica DISRUPTIVA.

Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto ou serviço que utiliza uma estratégia “disruptiva” ao invés de “revolucionário” ou “evolucionário”, para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado.

Deixa eu te dar um exemplo:

Quando utilizávamos um Disquete, enquanto muitas pessoas estavam pensando em como melhorar o seu funcionamento, surgiu o Pendrive, com uma tecnologia bem mais avançada.

A seguir surge a Cloud (em inglês,cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Perceba que essas  mudanças ocorrem muito rapidamente, não somente na Informática, mas em tudo que nos rodeia, um exemplo do nosso cotidiano em relação ao Velho e Novo refere-se ao Táxi X Uber.

 

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Quando só existia o Táxi, a pessoa precisava ficar na Avenida aguardando sua passagem, depois surgiu a opção de ligar para as centrais. Em seguida mais uma inovação, os aplicativos e quando se pensou em algo mais avançado para ser adaptado ao cliente surge o Uber.

O Uber muda completamente essa forma de atendimento ao público. com uma proposta inovadora, até mesmo inesperada, essa forma de locomoção das pessoas surge gerando uma grande discussão sobre diversos aspectos sejam tecnológicos, financeiros, sociais e até mesmo éticos.

A pergunta que fazemos nesse momento de mudanças é o fato de apesar de várias modificações tecnológicas ocorrerem constantemente por qual razão o surgimento dos UBER trouxe tantas manifestações, conflitos e descontentamento por parte dos taxistas?

Observe este texto:

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O fato é que a Tecnologia oferece inúmeras opções de mercado, gerando uma grande concorrência.

Observamos por exemplo os jornais impressos substituídos pelas informações gratuitas na Internet, as locadoras de vídeos quase inexistentes com a chegada do Netflix e canais por assinatura e assim por diante, algumas atividades começam a perder espaço nesse novo mundo.

Os seus concorrentes sentem uma queda drástica no seu faturamento, mas não podem comprovar que isso ocorre de fato pelo uso da Internet.

No caso do Uber é visível, na saída de um Hotel quando eu estava em um evento nos Estados Unidos, as pessoas com seus celulares aguardavam pelo Uber,não observei nenhum Táxi.Nesse caso os taxista percebem e vivenciam o porquê da queda do seu faturamento, por isso tanto descontentamento.

Mas o que tem a ver o UBER X Taxista com Marketing Digital?

TUDO! Perceba como a voz do consumidor e suas necessidades estão mudando.

Perceba pontos quase imperceptíveis nesse novo conceito de público e esteja à frente nessa nova era da Consultoria.

Observe as mudanças nos últimos anos:

1.0 Criação de Sites

Há 5 anos existiam empresas faturando alto na criação de Sites para vários mercados. A medida que a tecnologia foi ficando mais acessível,mais barata, foram surgindo sites gratuitos e fáceis de operar, outra grande inovação é o Wordpress,com um custo bem mais baixo  isso fez com que muitas agências perdessem milhões em faturamento.

Nesse contexto se iniciou uma discussão entre donos de agência e consultores, pois eles não perceberam essas mudanças no contexto tecnológico e que poderiam rapidamente surgir concorrência mais barata e com alto poder de competição.

2.0 Inboud Marketing

Nesse momento surgem as mídias sociais :Facebook, Youtube, Instagram. As empresas começaram a despertar e correram para as mídias sociais o que gerou uma quantidade considerável de novos empregos, como analista de mídias sociais e novas agências que atuam nessa gestão gerando aumento no faturamento com o surgimento dessa segunda fase.

Os donos de agência da primeira fase começaram a entrar em conflito com os Consultores da segunda pelos mesmos motivos … e o que acontece?

Se você não acompanhar as transformações  já era para você , daqui a pouco o que está bombando hoje daqui a 5 anos será ultrapassado.

O empresário que contrata seu serviço hoje ele quer um site que venda, reduza custos, por isso se você produz conteúdo, cria um site sofisticado, cria estratégias de construção de listas que não convertem, não vendem, ele é descartado, pois o empresário quer reduzir os custos e obter resultados.

3.O Campanhas de Vendas Online

A fase onde os Consultores e donos de Agência não vendem mais sites simplesmente para a Empresa está presente na Internet,mas agora vendem serviço de faturamento.

Vamos nos aprofundar nessas diferenças:

INBOUND MARKETING ou Marketing de atração

“Promover uma empresa através de blogs, podcats, vídeos, e-books, SEO…”

Fases do Inbound Marketing

01. Atrair tráfego

02. Converter visitantes em leads

03.Converter leads em clientes

04. Transformar clientes em clientes fidelizados

05. Melhoria constante

Problemas Detectados:

Dentro  dessas fases existem dois pontos que são os vilões que você precisa estar atento em convertê-los ao seu favor:

Pontos 1 e 3

Se você criar um conteúdo genérico, você irá atrair um público genérico, é preciso ser mais específico, direcionado ao  público alvo.

Se o seu objetivo é Vendas, o fato de produzir conteúdos, produzir e-books e publicá-los não irá significar conversão em vendas.

Muitos consultores e donos de agência estão se formando em Inbound Marketing, entendendo os conceitos, porém na hora de GERAR FATURAMENTO, fica faltando “algo”.

Só aumentam os fatores sociais: número de visitas,inscritos nos canais, likes, mas o faturamento não apresenta resultados favoráveis, pois estão atraindo somente curiosos.

Marketing de Atração: Interesse em promover a Empresa através das mídias sociais, através de curtidas, inscritos no Youtube, etc…

Compreenda que fator Social Não Significa Fator de Faturamento.Do que adianta 1 milhão de fãs e não gerar R$ 10.000,00 de faturamento por mês. Não adianta simplesmente atrair pessoas curiosos em um determinado tema é preciso gerar faturamento, CONVETER as pessoas pessoas em clientes.

Problema 02: Consultoria OPERACIONAL

Não recomendo que você continue investindo em criar uma estrutura de inbound para os seus clientes, como sendo seu serviço principal, em pouco tempo o que hoje é novidade perderá para outro produto mais atual, se tornará algo extremamente básico.

01. Você precisa explicar o que é INBOUND… Não usaria esse termo, prefiro substituir por CONSTRUÇÃO DE AUTORIDADE, simplifique.

02.Precisa que o cliente entenda a visão de longo prazo.

Explicar ao empresário que  a Construção de Autoridade é algo contínuo, mas o seu desejo de obter faturamento rápido pode vir através das Campanhas Online.

Campanhas de Vendas Online

AÇÃO IMEDIATA

campanhas

Acima temos esses exemplos, eles são alguns  das Campanhas de Vendas Online que eu ensino em meu curso de Formação de Expert em Vendas Online, onde eu formo consultores e eles adquirem domínio em cada uma dessas campanhas.

Vejamos o exemplo da Campanha Aula ao Vivo: R$ 5.000

Possuindo os modelos o Consultor vai montar a Campanha:

01. Tema, Data, Horário

02. Planejar a geração de tráfego, planejamento de conteúdo, estruturar, elaborar slides para apresentação.

03. Engajamento: Além de ajudar a definir o tema, a agência irá orientar na estrutura do conteúdo e criação da oferta.

04.Elaboração e envios de e-mails antes e depois da transmissão

05. Vendas

Esse modelo de consultoria atrai principalmente os empresários que já participaram de treinos de marketing digital e já estão ”educados” porém, não conseguem gerar resultados.

O objetivo dessa consutoria não tem nenhuma relação com criação de sites, adwords ou nada do tipo. A meta final é alcançar um número específico de vendas.

Campanha Leonardo Soares

campanha 1

Leonardo Soares cobrou R$5.000,00 para ser Maestro de uma Campanha de aula ao Vivo para a venda de um treinamento e a aula gerou R$ 15.000,00 em faturamento (primeira transmissão)

Importante: O cliente poderá usar a Campanha outras vezes para novas pessoas.O Investimento poderá voltar várias vezes.

Nesse caso ele pode em outro momento liberar a campanha para vender novamente.

Existem contratos que você irá fechar mensalmente e outros irá fechar por campanhas, como foi o caso citado acima.

Quanto mais campanhas você dominar, maiores suas POSSIBILIDADES.

Como já sabe, atualmente existem ferramentas para tudo.Os empresários ficam com bastantes dúvidas em qual utilizar.

Por isso é super importante sua ajuda, por isso você precisa dominá-las e saber o momento certo de utilizá-las.

Neste contexto você surge como o maestro que vai orquestrar, transformando aquele ruído em uma música suave e funcional aos ouvidos do Empresário.

maestro

Resumindo:

  • Fique atento as transformações, as Inovações Tecnológicas, saia constantemente da sua Zona de Conforto e estude buscando estar a frente as tendências! Nunca fique parado!
  • Campanha de Vendas Online  X Construção de Autoridade: São dois fatores de grande importância, mas o empresário necessita de um retorno rápido e imediato, enquanto a construção da autoridade pode levar de 6 meses a 1 ano. O Especialista em Vendas Online no período de 30 dias gera a campanha e os resultados já são comemorados. Lembre-se que você pode trabalhar as duas ferramentas em conjunto.

Dica:Concentre-se em aprender esse modelo de Campanhas de Venda Online para você Fechar Contratos de Alto Valor.

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PRÓXIMO PASSO :

Qual a sua escolha? Continuar na Era do Táxi ou Experimentar e conhecer sobre as novas tendências, ser um UBER?

Para aprender como criar uma Agência Digital Lucrativa e Enxuta, Assista minha palestra completa e veja como se tornar  um expert em vendas online.

Grande abraço!

Até a próxima pauta!

 

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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