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Quanto mais pessoas conhecem seus produtos ou serviços, mais chances você tem de realizar uma venda, não é?

Que tal fazer isso expandindo o alcance dos vídeos do seu canal do Youtube? Talvez você não saiba, mas a plataforma é muito boa para a captação de leads, e só depende de você transformar essas pessoas em clientes…

1- Publique o que seu público pesquisa

Se você já sabe que o Youtube funciona como um “Google para vídeos”, irá entender que o primeiro passo é produzir conteúdos relacionados às buscas do seu público-alvo no Youtube.

Você pode descobrir isso facilmente monitorando canais de concorrentes, fazendo enquetes ou questionários com seu público e através do próprio Youtube, utilizando a recomendação automática do Youtube.

Essa recomendação é muito útil, e aparece após você escrever algumas letras ou palavras, completando a sua pesquisa com os termos mais pesquisados na plataforma.

Se você trabalha com emagrecimento, por exemplo, escreva o termo “como emagrecer” ou “emagrecer”. Você verá quais são os complementos em conjunto com o termo que são mais procurados no Youtube.

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Você pode conferir mais dicas para publicar conteúdos no Youtube no texto Youtube Para Negócios

2- Certifique-se de que seu conteúdo é de qualidade e interessante

Essa dica parece genérica, mas acredite, não é. Até meados de 2014 o Youtube era bonzinho, ou seja, ajudava a divulgar conteúdos com muitas visualizações. Esse era o critério.

Isso significa que o jogo era muito difícil para quem tinha acabado de começar.

As políticas da plataforma mudaram, e agora os conteúdos beneficiados são os taxados como mais interessantes.

E como é que o Youtube define isso?

Através do tempo médio de visualização de um conteúdo. Isso mesmo, o Youtube sabe quanto tempo um usuário passa assistindo a um determinado vídeo.

Se a pessoa clica em um vídeo de 5 minutos e só assiste 30 segundos… o resultado é ruim.

No entanto, se a pessoa conferir o vídeo inteiro ou ficar um bom tempo assistindo, tudo muda de figura. É por isso que seus vídeos devem ser úteis e interessantes.

– Um vídeo que apenas é interessante dificilmente irá gerar vendas
– Um vídeo que apenas é útil muito provavelmente será fechado em poucos segundos ou minutos

Em conteúdos futuros conversaremos sobre como produzir conteúdos atrativos para o Youtube.

3- Utilize anotações

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Sabe aquelas mensagens simples, e muitas vezes clicáveis, que aparecem ao decorrer de um vídeo? São as anotações do Youtube.

Elas são uma mão na roda para produtores de conteúdo por diversos motivos:

– Você não precisa entender de edição de vídeo para inserir uma mensagem prática e funcional durante um vídeo

– Elas servem como um Call To Action, aumentando as suas chances de captação de leads

– Podem ser usadas para dar informações adicionais ou como nota de errata

– Aumentam o Engajamento com o Público

– Elas fazem parte das métricas do Youtube Analytics, logo, é possível ver a eficácia das mesmas através do acompanhamento de dados

Através de anotações, você pode fazer com que a pessoa vá para outro vídeo do Youtube, assine o seu canal, ou até mesmo seja direcionada até uma landing page.

Esta última opção, no entanto, precisa ser configurada em seu canal.

ATUALIZAÇÃO: O YOUTUBE ADICIONOU UM NOVO RECURSO QUE VOCÊ PRECISA CONFERIR!

4- Faça um Call to Action ao final do Vídeo

Não é só em textos que você precisa adicionar um Call to Action. A prática é necessária em qualquer tipo de conteúdo, seja ele em vídeo, áudio, texto ou imagem.

Ao final do vídeo, fale o que seu público deve fazer. Vários Youtubers aproveitam a oportunidade para pedir que o expectador clique em “Gostei”, compartilhe o vídeo e assine o canal, caso ainda não tenha o feito.

Além disso você pode pedir que ele deixe um comentário dizendo que tipo de conteúdo ele deseja ver em um vídeo futuro.

Outra boa forma de fazer uma call to action é indicando o seu blog. Fale que lá será possível conferir diversos tipos de conteúdo sobre o assunto que você aborda.

O mais importante é que você NUNCA esqueça de fazer um call to action.

Dica bônus

Quando você for seguir a dica Nº 3, aqui vai um bônus:

Ao usar anotações, você deve seguir 2 dicas:

1- Sempre usar anotações nos primeiros e últimos 10% do vídeo

Um vídeo de 5 minutos, por exemplo, só deve conter anotações em seus primeiro e últimos 30 segundos. Dessa forma o seu público não será atrapalhado por anotações ao assistir a um vídeo.

2- Nunca utilize mais de uma anotação ao mesmo tempo. Você precisa esperar uma anotação desaparecer para que, então, outra apareça. Isso é ainda mais importante quando essas anotações estão carregando algum link.

Oferecer muitas opções para alguém ao mesmo tempo tende a diminuir as chances que essa pessoa tem de tomar uma ação, ou seja, ela pode simplesmente não clicar em nenhuma opção.

Recapitulando

– Você deve saber o que o seu público pesquisa no Youtube e produzir conteúdos baseados nisso

– O Youtube ajuda conteúdos que são taxados como interessantes, ou seja, você precisa fazer com que seu público não queria sair do vídeo até que ele termine

– Utilizar anotações aumenta o seu engajamento com o público e é uma das maneiras mais eficazes de conseguir leads através do Youtube

– Um vídeo sem call to action é um conteúdo que está sendo desperdiçado. Você precisa dizer qual é a próxima ação que seu público deve seguir ao final do vídeo.

Essas são só algumas formas de aumentar a visualização dos seus vídeos e aproveitar o alto índice de visualizações para captar muitos leads através do Youtube.

Se você quer criar um canal no Youtube para turbinar os seus negócios, confira as dicas exclusivas da nossa área de membros do Marketing com Digital.