Que Tipo de Autoridade Você Está Construindo Como Consultor de Marketing Digital?

Que Tipo de Autoridade Você Está Construindo Como Consultor de Marketing Digital?

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Quer construir sua autoridade como um especialista em vendas online? Faça de conta de que nunca ouviu falar sobre autoridade e leia este texto. Se posicionar como grande conhecedor do assunto não significa essas coisas todas que você imagina…

Neste texto eu vou te dizer:

– O Que É Autoridade (Se você já sabe, não tem problema. Vamos refletir sobre isso)
– A utilidade da Autoridade no mundo dos negócios
– Por que Autoridade Não É um Poder Mágico Que Vai Fazer Tudo Por Você
– Qual é o maior erro que um consultor de marketing digital pode cometer ao tentar construir autoridade e quais as consequências disso

O Que É Autoridade

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São poucas as pessoas no mundo que nunca ouviram falar de Albert Einstein. Talvez você não saiba com qual idade ele faleceu ou detalhes da sua vida pessoal, mas uma coisa é certa: você sabe que ele foi um grande cientista.

E de um tal de Pelé, já ouviu falar? Eu sei que a resposta é sim, afinal de contas, Edson Arantes do Nascimento é conhecido “simplesmente” como o melhor jogador de futebol da história.

Você não precisa ser do meio científico para conhecer Einstein e nem sequer gostar de futebol para saber quem é Pelé, e a razão disso é bem simples: ambos são autoridades.

Autoridade é ser conhecido e usado como referência em algo, em um sentido positivo, claro.

Os dois exemplos que dei acima foram bem extremos, pois falei de nomes conhecidos internacionalmente há décadas, mas “qualquer” pessoa ou empresa, nova ou velha, pode ser uma autoridade.

Você pode ser uma autoridade internacional, nacional, conhecida por pessoas de fora do seu nicho ou apenas por quem está dentro dele. A questão aqui é ser conhecido por um certo público como expert, especialista.

Essa é a explicação resumida.

Agora que você já sabe disso, me diga uma coisa: Por que é importante ter autoridade no mundo dos negócios?

A Utilidade da Autoridade

Ser conhecido e ser referência são duas coisas muito úteis no mundo dos negócios.

Quem é mais conhecido acaba marcando presença na memória dos consumidores. Marcas de TV como Sony, LG e Samsung são mais procuradas pelos consumidores brasileiros porque são as que nós mais conhecemos e ouvimos falar.

Enquanto isso, quem é referência acaba sendo procurado por pessoas que estão em busca de algo de extrema qualidade.

Por que é que muitas pessoas dão preferência a um iPad e um iPhone? Porque a Apple é referência em qualidade de aparelhos eletrônicos. (não vou entrar no mérito do status aqui).

Viu só a importância da autoridade?

É por isso que você, que pesquisa sobre marketing digital, já deve ter ouvido bastante que “ser uma autoridade é a chave para aumentar as suas vendas e ter sucesso”.

Essa lógica até faz muito sentido, mas não é bem assim que funciona na prática…

Autoridade Não É Um Poder Mágico

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Deixa eu te contar uma história…

Em um determinado semestre da faculdade eu tive dois professores que eram muito conhecidos até mesmo por alunos que nunca fizeram cadeira alguma com eles.

O “Professor A” era um antigo aluno de medicina que resolveu abandonar o curso para se formar em letras e fazer mestrado na área.

O “Professor B” era formado em letras, com pós graduação, mestrado, doutorado e no caminho de um pós-doutorado, o famoso PhD.

Enquanto o “Professor A” era extremamente elogiado pelos seus alunos por conta de sua inteligência e capacidade de fazer os alunos refletirem sobre o conteúdo, o “Professor B” era extremamente criticado por não conseguir passar conhecimento para os alunos.

Os dois tinham autoridade, mas autoridades bem diferentes.

Enquanto o “Professor B” tinha autoridade pelo peso dos títulos, diplomas e número de congressos nacionais ou internacionais dos quais participou, o “Professor A” tinha autoridade por conta dos RESULTADOS que ele era capaz de gerar para os alunos.

Depois de um tempo eu até descobri que o “Professor A” era conhecido por estudantes de outras universidades simplesmente porque ele era elogiado até mesmo pelos alunos reprovados ou com notas baixas.

Os dois professores do exemplo que dei acima eram muito inteligentes. Não é nada fácil fazer com que vários alunos consigam refletir sobre um conteúdo complexo, da mesma forma que também não é fácil conseguir vários diplomas e outras conquistas acadêmicas.

Ambos poderiam ser considerados como autoridades em seu campo de atuação, contudo, uma característica diferenciava o tipo de autoridade dos dois…

Essa característica era a didática, palavra que em grego significa algo como a arte ou técnica de ensinar.

O professor com mestrado era um ótimo PROFESSOR, uma pessoa com um grande potencial para COMPARTILHAR o conhecimento com pessoas dos mais diferentes níveis.

O Professor Doutor era um ótimo ESTUDANTE, um grande estudioso que sabia como ADQUIRIR e ARMAZENAR conhecimento, que sabia como debater sobre o conhecimento com pessoas de um nível parecido ou igual ao dele, mas que não era nada bom em ensinar alunos com um nível de conhecimento menor.

E o que isso significa no mundo dos negócios? O que isso significa para um consultor de marketing digital?

O Maior Erro Na Construção de Autoridade

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No começo deste texto eu pedi que você fizesse de conta que não sabia nada sobre o tema “Autoridade”. Agora, peço que o faz de conta acabe. Acabou? Ótimo.

Há duas dicas simples e bem efetivas que com certeza você já viu pela internet quando o assunto é autoridade:

– Para ter autoridade você precisar dar as caras, aparecer, se fazer presente

– A melhor forma de aparecer e construir autoridade é através da produção de conteúdos. Textos em blog, vídeos no Youtube, dicas nas redes sociais, workshops, palestras…

Isso aí qualquer pessoa entende, o problema surge é na hora da execução dessas dicas. Reflita aqui comigo…

A autoridade precisa estar atrelada a um nome ou a uma marca, ou seja, o título de autoridade vai para você ou para a sua empresa.

Isso significa que durante o próximo passo, que é a produção de conteúdo, o mérito daquele conteúdo precisa ir para a pessoa ou empresa que deseja construir a autoridade, correto?

O problema é o seguinte… E se o conteúdo não fizer nenhuma diferença para o seu público?

O maior erro que um consultor de marketing digital pode cometer ao tentar construir autoridade é focar apenas em aprender mais ou em ficar melhor nas técnicas que ele já conhece.

Esse é o perfil do Professor B, que só sabe aprender e ganhar mais diplomas. Um consultor de marketing digital com esse perfil provavelmente enfrentará os seguintes problemas:

– Não sabe produzir conteúdos úteis para o seu público, logo, tem dificuldade para reunir seguidores

– Dependerá bastante de clientes antigos para receber indicações e fechar novos contratos, enquanto poderia estar prospectando clientes através da criação de relacionamento com conteúdos relevantes

– É novato? Se você não consegue ajudar o seu público com conteúdos gratuitos e nem possui cases de sucesso para provar a sua capacidade de gerar vendas para os seus clientes, fechar um bom contrato será uma tarefa complicada

– Sentirá grandes dificuldades para analisar e até mesmo orientar a estratégia de criação de autoridade de seus clientes

Entre outros problemas…

Enquanto isso o consultor com o perfil do Professor A é capaz de APRENDER e ENSINAR, ou seja, ele conseguirá prospectar clientes com mais facilidade, além de ter a habilidade de fazer com que eles reflitam sobre as estratégias explicadas e compreendam o valor do trabalho de marketing digital que será executado.

Bem melhor trabalhar desse jeito, não acha?

É por isso que toda a equipe do Marketing com Digital se esforça para produzir conteúdos relevantes para o nosso público, seja você um de nossos alunos ou não.

Todos saem ganhando com isso.

– Nossos alunos aprendem mais e alcançam novos patamares

– O público que nos segue aprende técnicas que podem ser úteis para os seus projetos e empresas

– Nos posicionamos como autoridades dentro de um mercado ainda pouco explorado no Brasil

A pergunta de um milhão de dólares é: Como é que VOCÊ pode se tornar uma autoridade capaz de ENSINAR o seu público?

Essa é uma pergunta que eu vou responder nos próximos textos.

Se você sentiu vontade de ser treinado e acompanhado de perto pela nossa equipe, confira este link e veja como nós podemos te ajudar a se tornar um expert em vendas online.

Se você já faz parte do treinamento Expert em Vendas Online ou simplesmente quer ter uma ideia do suporte que fornecemos aos nosso alunos, veja este texto que fiz sobre Por Que Consultores de Marketing Digital DEVEM Produzir Conteúdos.

Um abraço e até breve.