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Autoridade online: por que fazer infográficos

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Você sabe o que é um infográfico? Essa peça de arte é formada por gráficos, textos e ilustrações montadas de maneira atraente para despertar a curiosidade em qualquer pessoa que dê uma rápida olhada nela.

Como 90% da informação transmitida ao cérebro é visual, infográficos acabam sendo uma das melhores formas de capturar novos leitores para o seu site e até mesmo clientes. Continue lendo e saiba como isso acontece.

As vantagens do infográfico

Hoje, temos muitas formas de passar informação adiante, e uma das mais efetivas na internet é o infográfico, mas por quê?

Se você está com o seu Facebook ou Twitter aberto, por exemplo, o que lhe chama mais atenção: pequenas frases, textos, ou imagens coloridas e bem ordenadas?

Eu sou atraído pelas imagens, e aposto que você também. Quem nunca leu um texto porque a imagem relacionada ao link era muito chamativa? As imagens são o segredo das redes sociais…

É exatamente por isso que os infográficos são tão apelativos: o conteúdo É A IMAGEM.

Há também outro fator, que se chama tempo. É de conhecimento geral que muitos leitores desistem de checar uma informação simplesmente pela quantidade de texto que há para ser lido. “Ahh, vou demorar a ler”.

Isso não acontece com infográficos, desde que eles tenham sido bem feitos, obviamente. O leitor já sabe, por experiências passadas, que esse é o tipo de conteúdo que ele pode consumir rapidamente enquanto desce a barra de rolagem.

Concluindo: infográficos capturam o interesse das pessoas.

Dados de utilidade sobre imagens na internet

A empresa Kwikturn fez um infográfico para mostrar a importância do conteúdo visual na internet. Veja a tradução, feita pela Buscapé Company:

infográfico marketing digital autoridade online

Se você ficou curioso sobre as vantagens de trabalhar com vídeos na internet, sugiro que dê uma olhada no nosso artigo sobre Autoridade Online: por que criar um canal no Youtube

O que é preciso para fazer um infográfico?

Para a produção de um infográfico você precisará de dois profissionais:

– Redator
– Designer / Diretor de arte

O redator será o responsável por colher as informações e passá-las de uma forma lógica para o designer, que cuidará da distribuição gráfica do conteúdo na imagem.

Para que o infográfico fique realmente atrativo e informativo, não se esqueça de pedir para que o redator veja a versão final antes da liberação do conteúdo.

Mas e se você não tiver esses profissionais ao seu dispor, é impossível fazer infográficos?

Não, há vários sites que disponibilizam sistemas para a compilação de imagens dos infográficos, o que lhe deixaria apenas com dois trabalhos: aprender a utilizar esses sistemas e organizar as informações.

Como utilizar os infográficos para aumentar o seu público

1- Posts com um parágrafo de introdução, um infográfico e um parágrafo de conclusão

São posts com pouco texto, focados apenas em exibir o conteúdo do infográfico. Esse tipo de post faz sucesso e, para ser aproveitado, precisa que seu site possua plugins de compartilhamento em redes sociais.

Dessa forma a pessoa só precisa apertar um botão enquanto estiver visualizando o seu post e ele será compartilhado.

2- Infográfico compartilhado diretamente nas redes sociais, com um link para homepage do seu site/blog

Esse tipo de conteúdo pode ganhar muitos compartilhamentos (Facebook) e Retweets (Twitter), que vão carregar não só o link do seu site, como divulgarão o seu perfil naquela rede social.

3- Bônus de inscrição

“Inscreva-se na minha lista de email e receba um belo infográfico sobre…” Essa é uma prática comum, que também utiliza e-books.

Uma boa maneira de atiçar a curiosidade dos interessados é borrando a imagem do infográfico, deixando apenas o começo dela visível. Para ver a imagem completa, só se inscrevendo na lista.

Conclusão

O infográfico é uma ótima maneira de ganhar autoridade online por ser uma ferramenta com um grande poder de compartilhamento.

Isso significa que o nome de sua empresa alcançará mais pessoas de acordo com o sucesso do infográfico.

Aproveite essa oportunidade e certifique-se de que todas as pessoas alcançadas pela mensagem possam encontrar o seu site.

Confira o primeiro conteúdo desta série: 5 maneiras efetivas para atrair mais clientes

Se você quer ser uma autoridade online, sugiro que confira o recado do Natanael Oliveira.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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