5 bancos de imagens sensacionais para você encontrar imagens para os seus artigos e anúncios

Dizem que “uma imagem vale mais  que mil palavras”, mas eu tenho que ser sincera com você: nem todas.

As vezes os conteúdos são recheados de imagens ruins, com baixa definição e além de tudo: sem graça e sem estratégia.

Nesses 3 anos que eu trabalho com Design 100% focado em Marketing Digital eu já quebrei muito a cabeça e perdi muito tempo caçando no Google algo que fosse perfeito para o que eu precisava naquele momento.

E eu não perdia apenas tempo, perdia a paciência também tentando encontrar algo realmente inovador e com uma qualidade que eu pudesse trabalhar.

E foi assim batendo cabeça, testando e procurando imagens ideais para usar nas minhas criações que eu finalmente construí uma lista de bancos de imagens excelentes.

Nesse artigo eu vou compartilhar com você duas coisas exatamente importantes:

1- Te apresentar 5 bancos bancos de imagens sensacionais que eu utilizo diariamente para criar anúncios, postagens nas redes sociais  e claro para rechear os conteúdos da Marketing Com Digital.

2- Te ensinar como você utiliza esses sites da forma mais estratégica, escolhendo as melhores imagens e formatos de acordo com a plataforma que você vai trabalhar.

 

Bom, vamos lá?

 

1 – Unsplash

É o meu queridinho do momento, a qualidade das imagens é fantástica, mas a diversidade é o grande diferencial do Unsplash.

A possibilidade de ver as fotos em tamanho menor lado a lado, ajuda quem tem a internet mais lenta, ou quer ter uma visão geral e mais rápida das imagens.

Para otimizar suas buscas nesse banco, utilize termos em inglês, a diferença é surreal utilizando essa dica. Veja abaixo:

 Um fator importante desse banco é esse botão no canto inferior direito das imagens, ele te permite fazer download com apenas 1 clique, nem precisa entrar na imagem.

 

Prático, não é mesmo?

banco-de-imagem-unsplash-download

 

A maior parte das fotos do Unsplash, tem um filtro mais leve, com contrastes mais suaves.

Eu gosto muito de utilizar esse tipo de imagens em background de anúncios e até mesmo em capas de e-books.

Elas trazem uma seriedade e permitem que eu utilize o texto sem afetar na hora da leitura.

 

2 – Pexels

Esse foi um dos últimos que eu conheci, mas já ocupa a 2º posição da minha lista de favoritos por motivos óbvios,  ele facilita nossa busca dando algumas opções de buscas mais populares entre outras categorias que talvez não pensamos no momento da busca.

O grande diferencial do Pexels:  Vídeos!

Algo que também é muito difícil encontrar gratuitamente e em boa qualidade na internet.

Se você notar o contraste desse banco é muito maior do que falamos anteriormente (Unsplash) ele possibilita encontrar imagens clássicas, e por termos em português e inglês.

Esse tipo de imagem é ideal para compor anúncios e ilustrar conteúdos.

Na hora de fazer o download você não tem a facilidade de um clique,  mas tem a opção de dimensões da imagem o que facilita muito se você não tem um editor ou quer algo pronto para postar.

 

banco-de-imagens

 

3- Freeimages

Esse banco de imagens, usa algo que eu realmente adoro.. =)

Nem sempre quero entrar na imagem para ver todos os elementos, queria poder dar  apenas uma espiadinha e com esse banco eu consigo fazer isso 0/

Ao passar o mouse por cima da imagem ele dá um zoom e te mostra os detalhes sem ter que abrir uma nova página e entrar na foto.

 

bancos-de-imagens-sensacionais

 

Sem contar que na página inicial tem um mosaico separado por categorias que te ajuda a ter uma visão mais ampla do que cada categoria engloba.

O Freeimagens é um pouco mais clássico e objetivo, tem bastante foto de objetos, lugares e alimentos por isso classifico ele como um material de apoio, porém muito importante na hora de desenvolver uma criação que precise de elementos  complementares.

 

4 – Pixabay

O Fator chave que me fez incluir o Pixabay na minha lista é que ele mescla imagens e ilustrações, facilitando as minhas criações.

Gosto muito da qualidade das imagens, uso muito para anúncios ou artes que precisam de um background diferenciado, os contrastes e cores são bem variados nesse banco.

Você pode procurar por imagens com tamanhos específicos, que seja o ideal para sua necessidade no momento.

Outra curiosidade desse banco é que eles tem uma categoria chamada “escolha do editor”, basicamente são imagens e vídeos escolhidos pela equipe deles, sempre encontro imagens sensacionais nessa categoria.

 

banco-de-imagens-pixabay

 

5 – Freepik

O Freepik é um velho amigo, aqui eu encontro praticamente tudo o que preciso! 🙂

Ele foi minha primeira descoberta e eu nunca parei de usar porque ele tem imagens e vetores, elementos que eu uso diariamente.

 

banco-de-imagem-freepik

 

Aqui encontramos diversas texturas, templates e ícones em várias extensões:

Psd ( Photoshop), Ai ( Ilustration) e Jpg.

 

Ele é atualizado diariamente, com tudo de mais moderno e para deixar suas criações únicas e adequadas para seu anuncio, e-book, artigo, ou qualquer criação.

O Freepik é um banco excelente para criar e-books.

E-books exigem muitos detalhes, então na hora da criação, especialmente das páginas internas, essa ferramenta te oferece dezenas de recursos. Fica a dica =)

Se você precisa criar e-books que gerem resultados reais para o seu negócio eu sugiro que leia o artigo onde eu ensino  as 3 principais regras para criar um e-book  e transforma-lo em uma ferramenta de marketing.

Outro conteúdo que vai te ajudar e muito a criar seus e-books sem estresse é o meu mini treinamento sobre como criar uma capa profissional para seus e-books.

Bom pessoal, não foi fácil chegar a essa lista seleta, mas consegui compilar tudo o que de melhor eles podem oferecer para nós.

1 – Unsplash 

2- Pexels

3 – Freeimagens

4 – Pixabay

5 – Freepik

 

Não se esqueça de sempre pegar as imagens em alta qualidade é extremamente importante para não pixelizar quando for dimensionar, e os bancos normalmente oferecem essa opção como na imagem abaixo.

imagens-banco

 

E você ?  Ainda vai escolher suas imagens em qualquer lugar?

Espero que esse artigo tenha ajudado a abrir os olhos para o fator qualidade e diversidade.

E  também a não ser mais um refém de bancos pagos, ou do próprio Google.

Certamente esse artigo vai te ajudar muito daqui em diante, você vai ver com outros olhos os anúncios que passarem pela sua timeline, as imagens dos artigos que for ler e vai saber valorizar uma imagem escolhida a dedo.

Agora, se você tem algum banco de imagens fantástico e que não faz parte dessa lista, compartilhe conosco  nos comentários, quem sabe não entra para minha lista também. =)

Grande abraço, e até o próximo artigo.

Natália Sasso
Gestora de comunidade e designer do portal Marketing Com Digital. É responsável pela comunicação visual de todos os produtos do grupo.

Comentários

  1. Parabéns, vocês são enviados por Deus, ajudando tanto a mim como a tantas outras pessoas, POR FAVOR NUNCA PAREM DE ME ENVIAR CONTEÚDO. FIQUEM COM DEUS, GRATO.

    Responder

    1. Natália Sasso

      Obrigada pelo comentário Silvio 🙂

      Ficamos contentes que esteja aproveitando nossos conteúdos.
      Sempre temos novidades por aqui, continue nos acompanhando.

      Grande abraço e fica com Deus.

      Responder

  2. PARABÉNS E EU TAMBÉM ESTOU DE PARABÉNS POR HOJE TER FEITO ESSA GRANDE DESCOBERTA DE CONHECER VOCÊS QUE ME ENRIQUECEM COM SUAS VALIOSAS INFORMAÇÕES!

    Responder

  3. Ola!!
    Antes de mais nada, agradeço a quantidade de informações compartilhada!
    Minha duvida…..as imagens destes bancos , podem ser usadas sem nenhum problema??

    Responder

    1. Natália Sasso

      Oi Lia, que bom gostou do conteúdo =D

      Em cada banco você encontra as informação quanto a divulgação, varia de um para o outro, ta?

      Continue nos acompanhando, grande abraço

      Responder

  4. Fantástico! Amei as dicas e a forma prática como foi passada as informações. Será muito útil! Parabéns!!!

    Responder

  5. Oi Natália, poderia me dar uma ajuda, por favor?
    Gostei muito da publicação e dos bancos de imagens que apresentou, porém, baixei uma imagem no Freepik (mais especificamente o vetor “Forma ondulada azul moderno”) e como ela veio no formato JPG ao invés de PNG, a imagem vem com o fundo todo quadriculado. Sabe me dizer como posso tirar esse fundo quadriculado sem danificar o vetor?
    Desde já agradeço pela atenção!

    Responder

    1. Natália Sasso

      Opa Ramom, tudo bem?

      Quando você baixa um vetor, a imagem que vem junto com o arquivo é apenas ilustrativa, você precisa abrir o arquivo no Illustrator, Photoshop ou Corel Draw dependendo da extensão do arquivo.

      Assim dentro da ferramenta específica, você consegue apagar, alterar e modificar o arquivo para atender suas necessidades =D

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *