Por que vários blogs não funcionam: O seu blog tem uma estratégia de negócios?

Se você está lendo este texto, aposto que já ouviu aquele papo de que um blog pode aumentar bastante as vendas de uma empresa.

E é verdade, quem tem um blog otimizado para negócios consegue sim aumentar a sua autoridade online e as vendas de um negócio.

A questão é que há dois tipos de problema que impedem a maioria dos blogs de atingir esses resultados: Problemas estratégicos e problemas técnicos.

Não quer ter dor de cabeça com isso? Veja o que você pode fazer.

Quais são os problemas estratégicos e técnicos de um blog

Problemas Técnicos

– Links quebrados dentro de artigos
– Lentidão do blog
– Instabilidade do servidor (site fora do ar com frequência)
– Mal funcionamento de plugins e widgets
– Falta de responsividade no site

Esses são alguns dos problemas técnicos que um blog/site pode encontrar, e é claro que eles prejudicam a experiência do consumidor.

Você gostaria de acessar um site que está fora do ar constantemente e, quando está online, é super lento?

Acha legal quando entra em um blog através do seu smartphone só para perceber que navegar por ele é quase impossível, pois nem mesmo os botões do menu você consegue apertar?

Você não gosta, né? Eu também não.

Esses são só alguns dos desafios que você e qualquer outra pessoa encontrará em um blog ou site com problemas técnicos.

Problemas estratégicos

Praticamente qualquer pessoa consegue entender porque os problemas técnicos são ruins, afinal de contas, ela sentirá raiva só de acessar um site lento, com links quebrados e ruim de navegar.

A questão é que muitos profissionais não percebem quando um blog tem problemas estratégicos. Sabe por quê? Porque nem o próprio público se dá conta…

Mateus, mas se nem o público percebe, por que é que isso é ruim?

Por um motivo muito simples: o público pode até não notar que há um problema, mas ele percebe que aquele blog não oferece nada demais pra ele.

É por isso que o público vai embora em busca de um blog melhor, um blog que realmente pode ser chamado de fonte de tráfego online, pois ele atrai público de verdade.

É aí que entra a parte estratégica.

As vantagens de um blog com a estratégia certa

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Eu diria que existem três tipos de blog:

– Um blog sem estratégia
– Um blog com estratégia
– Um blog com uma estratégia de negócios

O blog sem estratégia foi criado simplesmente para que o seu dono, seja uma empresa ou um profissional, tivesse um espaço na internet para chamar de seu. De vez em quando ele publica algum conteúdo, mas não passa disso.

Um blog com estratégia segue um cronograma, ou seja, faz um planejamento de pautas, e até mesmo divulga os seus conteúdos em redes sociais.

Agora eu vou te dizer um negócio. Se você tem uma empresa, ou se você está querendo ganhar dinheiro com a internet, não basta ter um blog com estratégia.

No seu caso é preciso ter um blog com uma estratégia de negócios.

No artigo Como Ganhar Dinheiro com um Blog, o Natanael Oliveira fala a diferença entre um blog com estratégia e um blog com uma estratégia de negócios.

De forma resumida, o blog com estratégia de negócios primeiro pensa no produto/serviço que será vendido, só então ele faz o planejamento de pautas e a produção de conteúdo.

Deixa eu te dar um exemplo:

Há algumas semanas eu fiz o seguinte texto:

Como criar um negócio lucrativo (Starbucks e McDonald’s fizeram isso)

Ele explica ao leitor que existe um sistema de vendas capaz de aumentar bastante os lucros da sua empresa, e que esse sistema utiliza plataformas online para fazer isso.

Sabe qual é a plataforma que serve como base para o sistema? Um blog.

Depois disso há outro texto, que mostra como aplicar um dos passos do sistema, o ímã digital, em seu blog:

Ter um blog dá dinheiro? Sim, mas só depende de você

Além disso, temos outros conteúdos relacionados a blogs. Um deles é o:

Como otimizar o seu blog: confira 4 dicas de ouro

Todos os conteúdos mencionados entregam alguma informação de valor para o leitor, e ao mesmo tempo que dão uma dica estão mostrando o quão eficaz é ter um blog.

Esses conteúdos estão aqui porque nós temos um treinamento especial para quem quer ter um blog de negócios, ou seja, o Marketing com Digital está seguindo uma linha editorial voltada para o seu produto principal do momento, mas sempre com a intenção de passar uma informação relevante para o leitor desses textos.

Aumentando as vendas de um blog à partir da linha editorial

Linha editorial blog negócios vendas

3 Conteúdos específicos foram publicados no nosso site no início do mês de janeiro:

A Sua Empresa Sabe Mesmo Usar As Redes Sociais?
Como Usar o Instagram Para Negócios: Confira 5 Dicas
– Youtube Para Negócios: Saiba Como Usar A Plataforma e Ganhar Autoridade

O que esses 3 conteúdos têm em comum?

Todos falam de utilizar as redes socias de forma profissional, não é mesmo?

Se um dia o Marketing com Digital criar algum curso de redes sociais para negócios, pode ter certeza de que esses conteúdos irão ajudar.

Mas há algo mais…

Quem leu o conteúdo sobre o sistema de vendas usado pelo Starbucks e McDonald’s sabe que redes sociais + blog fazem parte da grande estratégia apresentada.

Sabe o que eu faço nos conteúdos de redes sociais além de dar dicas sobre como usá-las para aumentar as vendas da empresa?

Eu digo que as redes sociais são muito boas, mas que compõem apenas uma parte da estratégia, que usa como base um blog. Sim, eu volto a fazer a divulgação do nosso curso de Blog de Negócios. Sabe o que é legal? Você também pode fazer isso no seu blog, independente do seu segmento de atuação.

Recapitulando

Com esse texto eu lhe mostrei que:

– Blogs podem ter dois tipos de problemas que atrapalham as vendas: problemas técnicos e problemas estratégicos

– Ter um blog com estratégia é diferente de ter um blog com uma estratégia de negócios

– Um blog com estratégia de negócios consegue divulgar seus produtos/serviços de forma mais eficaz por vários motivos. Um deles é a publicação de conteúdos úteis ao público e relacionados ao que está sendo vendido

Este conteúdo, por ser introdutório, pode e deve ser dividido em algumas partes. Veja quais textos podem surgir a partir dele:

– Como encontrar e resolver problemas técnicos em blogs
– Como criar uma linha editorial útil ao público e que favoreça as vendas da sua empresa
– Estratégias que podem ser aplicadas em um blog para aumentar as vendas

Estes são só alguns exemplos.

Se você quer aprender a transformar o seu blog em uma máquina de negócios, independente do segmento de sua empresa, continue lendo os artigos do Marketing com Digital e não esqueça de conferir o nosso treinamento Blog de Negócios.

Um grande abraço.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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