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Dicas Canais Youtube Checklist

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Tem ou pretende criar um canal no Youtube? Então confira este checklist especial que montei para você não esquecer das coisas que vão te ajudar a alcançar o sucesso na plataforma.

Para facilitar a sua navegação, todos os itens do checklist estão separados por tópicos:

– Criação do Canal
– Upload do Vídeo (Enviando o Vídeo Para o Youtube)
– Preparação Para Lançamento do Vídeo (Ajustes finais antes do vídeo ser liberado para o público)
– Pós Lançamento do Vídeo
– Dicas Especiais

Além de servir como uma espécie de lembrete, este checklist também tem algumas dicas para novatos e veteranos no Youtube, ok?

Tudo que vou falar aqui é fruto da minha experiência de mais de 1 ano com o Youtube e dos meus conhecimentos sobre Marketing Digital, pois trabalho no ramo.

No momento, tenho 1 canal com 13.447 inscritos que a cada mês ganha algo em torno de 2 mil inscritos (e só aumenta)

Preparado? Então vamos lá!

Criação do Canal

Essa parte é uma das mais complicadas, pois envolve muita criatividade, pesquisas e trabalhos com design. Vamos ver cada uma em ordem:

1- Título do Canal

Empresas e profissionais devem seguir uma dessas 3 opções para escolher o nome do seu canal:

1- Utilizar o mesmo nome da sua empresa / produto
2- Utilizar o nome da pessoa que é a cara do negócio
3- Utilizar uma palavra-chave como nome do canal

Veja como descobrir uma palavra-chave e a importância disso para o seu negócio

Se o seu objetivo no Youtube não é promover uma empresa ou um negócio, sinta-se livre para dar um nome bem criativo para o canal, mas nada impede que você utilize as dicas do item 2 e 3, beleza?

2- Avatar do Canal (Imagem de Perfil ou Ícone)

avatar canal youtube imagem profile

O ícone do seu canal pode ser o que você quiser. No caso de empresas, é comum que a logo seja o avatar do canal, logo, se esse for o seu caso, você terá um trabalho de design a menos para fazer.

Caso seja um profissional que quer aumentar a sua autoridade, ou uma pessoa que quer fazer vlogs para o Youtube, uma simples foto com o seu rosto em evidência, ou do busto, servirá perfeitamente.

O Avatar aparece dentro da capa do seu canal, próximo à descrição dos vídeos e em comentários que você faz no Youtube. Caso sua conta seja vinculada a uma página no Google Plus, a imagem da página será utilizada como o avatar do canal, e é aqui que algumas pessoas enfrentam um probleminha chato…

Se isso não acontecer com você, ignore a dica a seguir e passe para o próximo tópico. Você está tentando adicionar uma foto de perfil para o seu canal e aparece uma mensagem de erro? A solução é simples:

1- Use o aplicativo do smartphone para o Google Plus (caso seu canal seja vinculado a uma página) e faça a alteração da foto por lá. Em aproximadamente 15 minutos a sua foto será atualizada no Youtube.

2- publique uma foto na sua página do Google Plus – tanto faz usar o computador ou o celular – e clique na foto. Há uma opção que permite que a foto selecionada seja utilizada como novo avatar do perfil. Depois de salvar, espere 15 minutos para a atualização no Youtube.

3- Capa do Canal (Arte do Canal)

Capas Arte Canal Youtube

Além de bonita e chamativa, é ideal que a capa de um canal também seja informativa. Veja os exemplos abaixo:

O exemplo Nº1 mostra os dias em que o canal é ativo. Vídeos toda terça e sábado e uma live (um streaming ao vivo). Os fãs e inscritos desse canal já sabem por qual dia eles devem esperar, sem contar de que todos estão cientes que, em algum dia surpresa, toda semana, haverá um conteúdo especial.

O exemplo Nº2 é ainda mais específico, dizendo quais tipos de vídeo são lançados, seus respectivos dias e até mesmo o horário do lançamento.

E qual é a importância de exibir a periodicidade na capa?

As pessoas se acostumam com esses dias e tendem a sempre voltar ao seu canal para conferir o novo vídeo. Divulgar a periodicidade na capa funciona quase como um retentor natural de público para o seu canal.

Se as pessoas voltam diariamente e não encontram nenhum vídeo, elas ficam frustradas.

No entanto, quando elas sabem o dia certo, você evita que essa frustração ocorra, pois a pessoa entende que há X vídeos por semana e que eles possuem um dia específico para serem lançados.

Mas e se o seu canal não tiver um dia específico de postagem?

Não se desespere. Você pode fazer como o exemplo Nº3 e simplesmente criar uma capa bonita e que expresse a comunicação visual da sua marca ou canal.

Aconselho que você veja mais detalhes sobre esse assunto com o Suporte do Youtube

4- Sobre – Descrição do Canal

Este item é autoexplicativo. No seu canal também há uma seção “sobre”, na qual você pode escrever os objetivos do canal, dar informações sobre quem o produz, entre várias outras coisas. Para otimizar os resultados do seu canal nas buscas, sugiro que descreva um pouco do trabalho que será feito e utilize palavras-chave para fazer isso. Não deixe a descrição do canal em branco, ok?

5- Configurações Avançadas Do Canal

No estúdio de criação, selecione a opção “canal” e clique em “avançadas”. As duas primeiras opções que você verá são “país” e “palavras-chave do canal”.

Marcar um país específico não é algo ruim. Se você selecionar o Brasil, por exemplo, pessoas de outros países ainda poderão ver o seu conteúdo. A única diferença é que usuários brasileiros encontrarão o seu canal com mais facilidade.

Depois disso, adicione uma lista de palavras-chave para que o Youtube saiba quais temas o seu canal aborda. É muito importante que você faça isso logo durante a criação do canal.

Ainda nas configurações avançadas, aconselho que preencha dois itens:

6- Website associado

Para confirmar que o seu canal faz parte de um projeto maior, com site ou blog, ajudando até nos resultados de pesquisas

7- Recomendações do canal

Recomendação Canal Youtube Marketing Digital

 

Há dois tipos de recomendação de canal:

– Recomendação feita por você (Canais em Destaque)
– Recomendação feita pelo próprio Youtube, conhecida como Canais Relacionados ou Canais Famosos

A diferença é que na primeira opção você escolhe quais canais serão recomendados e qual é a chamada usada para a recomendação, como pode ser visto na seta verde presente na imagem, que agora mostra o título “SE INSCREVA TAMBÉM”.

A segunda opção, como mostra a seta vermelha, tem o nome de Canais Relacionados e é feita automaticamente pelo Youtube, sem que você possa escolher quais canais aparecem ou não na lista.

E qual é o benefício dessa segunda opção? Quando você a habilita, o seu canal também pode aparecer como relacionado em algum canal no Youtube.

No caso de uma empresa ou profissional que quer ganhar autoridade, aconselho que não marque a opção para que sugestões fora do seu controle não apareçam em seu canal. A opção de “canal relacionado” está mais abaixo na página de Configurações Avançadas.

Upload do Vídeo

Há coisas muito simples que podem ser feitas nesta etapa para economizar o seu tempo e melhorar seus resultados. Veja só:

8- Mudar o Nome do Arquivo do Vídeo

Você não sabe, mas o nome do arquivo, mesmo não aparecendo para o público, tem o potencial de aumentar as chances do seu vídeo ser encontrado nas buscas.

Para isso, basta usar palavras-chave como nome do vídeo. Se o seu vídeo fala sobre os melhores filmes de 2015, um bom nome para o arquivo seria: melhores filmes cinema 2015 [insira aqui o nome de alguns dos melhores filmes]

Jamais deixe o arquivo com um nome aleatório.

9- Enviar o Vídeo Com Uma Thumbnail

Já possui a opção de enviar miniaturas personalizadas? Caso sim, lembre-se de usá-las em todos os vídeos. Elas são uma peça fundamental para que o seu vídeo receba cliques e seja visto por mais pessoas.

Caso não, vá até o estúdio de criação, clique em canal e, em seguida, em status e recursos. Depois disso, procure pela opção Enviar Miniaturas Personalizadas e veja quais critérios devem ser cumpridos para que a ativação seja realizada.

Em alguns casos a thumbnail pode demorar um pouco para carregar se for aplicada depois do upload. Para evitar este problema, aconselho que o faça durante o processo de upload.

10- Definir Uma Descrição Padrão

Para poupar tempo, é possível definir uma descrição padrão para todos os seus vídeos.

Normalmente isso é utilizado para que você deixe todos os dados de redes sociais pré-definidos, precisando apenas preencher informações específicas do vídeo que acabou de ser enviado.

Como as redes sociais costumam ser divulgadas na descrição de todos os vídeos, já dá para ter uma ideia de quanto tempo isso pode lhe poupar, não é?

Para fazer isso, vá até o estúdio de criação, clique em Canal e, em seguida, padrões de envio.

11- Escreva Uma Descrição

Além dos links citados no item acima, não se esqueça de fazer uma breve descrição do seu vídeo, utilizando, se possível, palavras-chave.

12- Preencha as Tags

tags marcação Youtube

As TAGs são um dos mecanismos utilizados pelo Youtube para classificar e agrupar o seu vídeo de acordo com o assunto que ele trata, ou seja, é um dos critérios utilizados para exibir os vídeos que aparecem como resultado de uma pesquisa.

Já deu para entender que elas são importantes, né?

Se quiser saber como escolher as melhores Tags e por que elas realmente podem fazer a diferença para o sucesso do seu vídeo, veja o texto Youtube Para Negócios. Ele tem uma dica especial sobre isso.

Preparação Para o Lançamento do Vídeo

Neste item vamos explorar alguns dos recursos oferecidos pelo Youtube para melhorar o desempenho do seu vídeo em vários aspectos.

13- Anotações

anotacao youtube engajamento publico marketing

As anotações servem para dar avisos, fazer correções e inserir links em seus vídeos. Produtores de Conteúdo do mundo inteiro usam este recurso. Anotações, no entanto, não aparecem em dispositivos mobile.

14- Cards

Youtube Card Call to Action

Os cartões (cards) chegaram ao Youtube em 2015 e, diferente das anotações, podem ser visualizados nos dispositivos mobile. Eles aparecem dentro de uma coluna, no lado direito do vídeo, em um momento predeterminado por você. Existem alguns tipos de cards, que podem ser selecionados dentro do menu de edição dos vídeos.

15- Adicionar à Playlist

Se o seu vídeo faz parte de uma série, ou se você pretende fazer uma playlist sobre o assunto que ele aborda, é melhor já adicioná-lo à playlist antes da publicação para não esquecer de fazer isso depois.

Pós Lançamento do Vídeo

Aqui, você precisa ser sagaz.

16- Responder Comentários

Com o tempo, é comum que cada vez mais pessoas comentem os seus vídeos assim que eles forem lançados. Fique de olho nos comentários e responda o mais rápido que puder para incentivar o engajamento dos fãs.

17- Modifique o Vídeo da Página Inicial

videos em destaque Youtube

Na página inicial do seu canal há 2 vídeos de destaque, mas apenas 1 deles aparece para o seu público de acordo com um fator:

– Quem é inscrito (seta vermelha na imagem)
– Quem não é inscrito (seta verde na imagem)

Isso mesmo, você pode selecionar 2 vídeos de destaque na sua página inicial, cada um para um público.

Assim que lançar o novo vídeo, vá até a página inicial e o selecione como novo vídeo de destaque para os já inscritos. Isso o ajudará aumentar o número de visualizações em menos tempo.

É comum exibir para os não inscritos o trailer do canal, mas isso não é uma regra e cabe a você decidir se vale ou não a pena.

Dicas Especiais

Dicas simples, mas muito úteis e eficazes:

18- Marca d’água de Branding

marca d'água logo canal youtube

As emissoras de TV, por exemplo, exibem sua logo no canto inferior direito da tela, e você também pode fazer isso no Youtube.

A marca d’água não serve apenas de enfeite. Clicando nela, é possível se inscrever no canal. Você pode configurá-la para aparecer durante todo o vídeo ou durante um período específico.

Basta acessar a opção de branding, localizada no menu “Canal”, e fazer o upload da imagem. Mais informações sobre isso no Suporte do Youtube.

19- Conteúdo em Destaque

Conteudo destacado youtube

Selecione um conteúdo e escolha o momento em que ele será promovido em um de seus vídeos. No momento desta postagem, reparei que o Youtube fez uma leve modificação na divulgação que é realizada ao final do vídeo, mostrando o vídeo selecionado como sugerido.

De qualquer forma, é uma ótima função que deve ser utilizada para aumentar o número de visualizações de seus vídeos. Vá no menu “Canal” e clique em “Conteúdo em Destaque”.

20- Arrume a Página Inicial do Seu Canal

menus canal youtube

Os menus da página inicial de um canal podem ser personalizados. Você pode alterar os títulos e até mesmo escolher se os vídeos aparecem em linha horizontal ou vertical.

Fazer isso poderá melhorar a experiência do seu público ao acessar o canal, além de chamar mais atenção para os vídeos que aparecem na página inicial, aumentando assim o número de visualizações

21- Crie Playlists

Playlists ajudam a fortalecer a relevância do seus vídeos para o Youtube. Um canal que vai fazer a análise dos filmes da franquia Star Wars, por exemplo, pode criar uma playlist composta por um vídeo sobre cada filme. Cabe a você definir quais critérios serão utilizados para a criação de uma playlist.

Não se esqueça de adicionar uma boa descrição para a sua playlist, pois os robôs do Youtube gostam disso 😀

OBS: Sem playlists vai ficar difícil de seguir a dica do item Nº20

22- Divulgue Seu Conteúdo no Facebook de um Jeito Especial

videos youtube facebook

Selecione um pequeno trecho de vídeo, preferencialmente menor que 1 minuto, e faça o upload no Facebook. O truque é se aproveitar da função de player automático da plataforma e da opção de “assistir mais”, que possibilita que você insira a URL do seu vídeo para que o expectador clique no aviso e vá direto para o Youtube.

E se você não tiver o arquivo do seu vídeo ao seu alcance?

download mp4 video youtube

Faça login no seu canal, vá até o gerenciador de vídeos e clique na seta que fica ao lado de editar. Depois disso, basta baixar uma versão em MP4 e fazer a edição do pequeno trecho que pretende exibir no Facebook.

Conclusão

O Youtube fornece várias ferramentas. Nem citei o que você pode e deve fazer com o Analytics incorporado ao seu canal e muitas outras funções, como a possibilidade de adicionar legendas. Acredito que os itens e dicas deste checklist vão ajudar muitos produtores de conteúdo, principalmente os novatos.

Pode ter certeza que seu eu tivesse acesso a todas essas informações quando comecei meu canal teria crescido bem mais rápido…

Se você gostou do texto, não esqueça de deixar um comentário.

Tá afim de mais dicas de como trabalhar com o seu canal no Youtube? Pois você pode ter acesso a isso (e vários bônus de marketing digital) se participar da nossa área de membros.

Até o próximo texto!