Categoria Blog Conteúdo Marketing Digital
Mais Relacionamento

3 Razões Para Usar Categorias em Seu Blog (e em todos seus conteúdos)

Posted on in Mais Relacionamento

Categorizar seus conteúdos, ou seja, dividi-los em grupos que abordam um determinado tema, traz vantagens para você, seu público e para o seu negócio online.

Se você quer ter essas vantagens, veja neste texto como isso funciona.

1- Categorias ajudam o seu público

categoria público blog marketing digital

Um dos fatores que mais pesa na hora de alguém fazer uma compra é a experiência que essa pessoa teve com o vendedor/prestador de serviços.

No caso de um negócio com atuação online, boa parte dessa experiência, ou até mesmo a experiência completa, acontece por meio de plataformas online, como redes sociais e blog, e não é só a qualidade do conteúdo que você disponibiliza que vai definir o resultado final.

Um ponto muito importante, e que muitos se esquecem de levar em consideração, é a experiência de navegação da audiência.

As informações em seu blog são de fácil acesso?

O blog é lento?

O menu é confuso?

Os conteúdos estão organizados?

É neste último item que finalmente entendemos o valor das categorias para o seu público. Procurar por receitas em um blog de culinária que não separa doce de salgado pode ser bem mais difícil.

A primeira utilidade das categorias, então, é ajudar o seu público a encontrar conteúdos do tipo que ele procura.

2- Categorias ajudam o seu processo de produção de conteúdo

produção contéudo blog marketing digital

Não é só o seu público que recebe uma ajudinha das categorias. Os produtores de conteúdo que colaboram com o seu negócio também são beneficiados com a utilização de categorias, e isso acontece no momento de definição do cronograma de pautas.

Existem várias formas de combater a falta de criatividade na produção de conteúdos, e saber as categorias que estão presentes na plataforma é uma delas.

As categorias, em conjunto com o tipo de conteúdo que é definido dentro do cronograma de pautas, fazem com que o colaborador consiga definir de maneira mais rápida e prática o próximo conteúdo a ser produzido.

Por exemplo:

Em um blog de uma academia de ginástica, João, o redator, sabe que seu próximo post será sobre a categoria perda de peso, e que ele deve ser feito seguindo um tipo de conteúdo conhecido como FAQ (Perguntas Frequentes).

Tudo que ele precisa fazer é usar o tipo de conteúdo como um molde e aplicar as informações referentes à categoria que será abordada.

Isso facilita bastante a produção de conteúdo.

3- Os motores de busca gostam de suas categorias

motores busca google categoria SEO

Se o público encontra mais fácil os conteúdos que estão organizados por categorias, pode ter certeza que o mesmo vale para motores de busca como o Google.

A produção constante de conteúdos para as categorias definidas em seu blog faz com que o motor de busca entenda que você tem muitas informações sobre o assunto definido pela categoria.

A academia com a categoria perda de peso, por exemplo, será beneficiada em uma busca pelo mesmo termo, ou termos relacionados, caso ela realmente possua conteúdos relevantes dentro dessa categoria.

Recapitulando

Utilizar categorias é bom para

– O público, que encontrará facilmente o que está procurando

– Produtores de conteúdo (seus colaboradores), que serão beneficiados com um cronograma mais organizado

– O seu blog, que será bem visto pelos motores de busca, aumentando suas chances de aparecer na primeira página do Google

Vale lembrar que a definição de categorias não deve ser feita sem planejamento. As categorias precisam fazer sentido para o seu público e para os produtores de conteúdo.

Se você quer saber mais dicas sobre como aumentar o seu relacionamento com o público e suas vendas através da produção de conteúdo, conheça a área de membros do Marketing com Digital.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Article published by

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

One Reply to “3 Razões Para Usar Categorias em Seu Blog (e em todos seus conteúdos)”

  1. Paloma reply

    Este site é maravilhoso!!!!! Super dinâmico, direto, simples, fácil compreensão… E os links ai longo do texto são super úteis!!! Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *