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Antes de você promover o seu imã digital ou criar qualquer tipo de campanha de publicidade, você precisa aprender como criar e escalar anúncios no Facebook Ads. Confira aqui.

Se você nunca ouviu falar sobre o que é um “Imã Digital” esse conteúdo pode literalmente levar as estratégias da sua empresa para o próximo nível.

Iremos começar explicando o conceito geral e depois iremos apresentar quais os 6 tópicos necessários para validação de um imã digital de alta conversão.

Entenda alta conversão como um imã que irá atrair a atenção do seu público e preparar corretamente seu público para a ação de compra.

Conceito: Um Imã Digital é um conteúdo/informação irresistível que entrega um pedaço de uma solução específica para um problema específico em troca de dados de informação.

Simplificando: O imã digital é algo que você entrega gratuitamente para o seu público que poderia facilmente ser vendido, no entanto, ao invés de vender você simplesmente pede que ele faça um cadastro.

Preste MUITA atenção na parte do “Poderia ser vendido”.

Entregar algo gratuitamente não significa que precisa ser de má qualidade. E é exatamente sobre isso que nós iremos falar nesse artigo.

(Esse imã digital por exemplo gerou 9.547 leads em 30 dias)

como-cobrar-por-um-negocio-consultoria

O grande objetivo de um imã digital está em construir uma base de clientes em potencial para a apresentação de uma oferta específica. (Preste atenção na palavra específica)

Além de segmentar o público e preparar para uma oferta o imã digital será responsável pelo pontapé inicial de uma campanha baseada no lucro vitalício de um cliente e não simplesmente em uma taxa de conversão.

Ou seja, o imã digital não tem como meta simplesmente tentar vender algo diretamente mas iniciar o relacionamento com o seu público da maneira correta.

Agora iremos apresentar os 8 tópicos do checklist para construir um imã digital de alta conversão.

01 – O seu imã digital precisa ser muito específico

Ser genérico custa muito caro. 

Durante um encontro de um dos nossos grupos de negócios um empresário se aproximou e falou sobre as dificuldades que ele estava enfrentando para alcançar suas metas de vendas de um novo produto.

Ele disse o seguinte: “O meu custo por lead está muito baixo, cerca de 0,20 centavos o lead mas a conversão em vendas está péssima”.

Fiquei impressionado com aquele número: “Nossa! 0,20 centavos o lead, o que você está oferecendo?”.

Ele respondeu que estava fazendo o sorteio de uma viagem.

Quantas pessoas você acha que estariam dispostas a colocarem seu email para participar do sorteio de uma viagem?

Muitas. Fato.

No momento em que eu fiz a pergunta: “Mas como uma viagem pode segmentar o seu público alvo e entrega uma solução específica para um problema específico sendo que seu produto não tem relação com viagem?”

Naquele momento ele entendeu o que estava errado.

Talvez você não esteja oferecendo uma viagem mas pode estar cometendo o erro de entregar algo que seja muito genérico.

Observe o exemplo citado acima:

Como cobrar por uma consultoria de marketing digital.

Qual problema esse imã ajuda a resolver?

Resposta: Não sei quanto cobrar, não sei como organizar minha consultoria.

O seu imã digital para ser específico precisa ser simples. Não pode ser complexo de entender ou exigir horas de estudo.

A estrutura do conteúdo de um imã segue uma sequência muito simples.

01 – Promessa específica
02 – Problema específico
03 – Solução específica

02 – Mudança no status do relacionamento

O seu imã digital precisa construir relacionamento e transformar seu nome/empresa em uma autoridade.

Como?

A autoridade é construída quando você ajuda o seu público a alcançar um resultado específico, não quando você mostra que sabe de algo.

O seu imã digital precisa fazer com que após o download o seu público mude o status de “não te conheço” para “te conheço e lhe considero uma autoridade nesse assunto”.

Por isso o foco em resolver um problema específico.

Ao errar na criação de um imã digital você pode perder a oportunidade de construir uma imagem de autoridade com o seu público.

Antes de promover um imã digital faça essa análise crítica: “Após consumir esse conteúdo, qual será a imagem que o leitor terá ao meu respeito?”

Lembre-se que não apenas “se tornar conhecido do seu público” é preciso ser reconhecido como uma autoridade. Um bom imã digital faz isso pelo seu negócio.

03 – Faça UMA grande promessa

O seu imã digital precisa entregar UMA resposta específica para um pergunta bem específica.

Se você tentar entregar várias promessas ao mesmo tempo é provável que você falhe em algum ponto.

Um imã digital precisa estabelecer uma resposta direta para um problema que o seu público esteja enfrentando.

Lembre-se do exemplo do “Como cobrar por uma consultoria”.

O objetivo é ensinar ÚNICA e exclusivamente como fazer a precificação de uma consultoria em marketing digital. Ponto.

Os melhores imãs digitais sempre conseguem ser específicos ao ponto do título do imã representar o título que contenha: “Como XYZ”.

Por exemplo: 

Como escalar suas campanhas no Facebook Ads

como-escalar-campanha-facebook

Existe uma ÚNICA promessa nesse imã que é:

Como escalar suas campanas no Facebook Ads. Ponto.

É comum as pessoas me perguntarem: “Natanael, mas eu tenho vários problemas específicos que eu posso responder”.

Nesse caso você poderá ter vários imãs, além de permitir uma segmentação maior do seu público através de campanhas, você conseguirá construir autoridade de uma maneira mais fácil e inteligente.

Pense sobre isso.

Na Marketing Com Digital nós ensinamos como vender todos os dias através de estratégias de marketing digital.

No entanto, dentro do marketing digital existem várias áreas de conhecimento, portanto, vários problemas específicos que precisam ser resolvidos.

Exemplo:

  • Tráfego
  • Construção de Lista
  • Copywriter
  • Funil de Vendas

Isso significa que ao invés de criar imãs que falem de TODOS os tópicos ao mesmo tempo, o ideal é ter um imã para cada área específica.

Por isso nós temos imãs específicos sobre cada um dos temas que nós ensinamos.

04 – Seu imã precisa entregar MUITO valor

Isso é algo que temos repetido para os empresários em nossas reuniões de grupo de negócios.

Se você fosse vender o seu imã digital as pessoas ficariam satisfeitas com a compra?

Lembre-se: Entregar algo gratuito não significa que não precisa ter qualidade.

Nos EUA eles usam a seguinte expressão: “shame on you” que traduzindo seria algo como: “Você deveria se envergonhar”.

Quando o seu público fizer o download do seu imã, a sua grande meta é que ela “sinta vergonha” de ter recebido aquele material gratuitamente.

Aqui vale um aviso importante para que você não cometa o erro do “excesso de vontade”.

Entregar valor não significa entregar em MUITA quantidade. Você não precisa fazer algo extremamente complexo para que seu público perceba valor.

Falaremos mais disso em outro tópico.

05 – Entregue uma Pequena Vitória

Imagine você chegar ao consultório médico com muita dor nas costas e então você diz:

“Doutor, estou com dor nas costas há vários dias… Já fui em 3 médicos mas até agora ninguém resolveu meu problema”.

O médico então pede que você se aproxime e faz uma pressão com as mãos no local da dor. Lentamente ele aumenta a pressão e aos poucos você começa a sentir um alívio.

Após 2 minutos você está livre da dor.

Maravilhado você pergunta: “Doutor, o que você fez? A dor passou, finalmente.”

Então o médico explica em detalhes o seu problema e fala o que você precisa fazer para resolver.

Ao final ele diz, o que eu fiz foi apenas aliviar a área, a dor deve voltar provavelmente em 24 horas caso você não inicie o tratamento.

O que você faria?

Eu sempre faço essa pergunta para os empresários: “Se você pudesse ajudar o seu cliente a ter uma primeira vitória ANTES mesmo de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço, o que seria?”

Vamos voltar para o exemplo do “Como cobrar por uma consultoria”.

Após a leitura é possível saber em detalhes como cobrar por uma consultoria. Mas, pense um pouco sobre isso.

Lá eu falo sobre um contrato de R$10.000 e digo especificamente o que precisa ser feito.

Agora o leitor teve uma grande vitória, sabe como cobrar e o que ele irá oferecer, porém, o que fica faltando?

Como executar cada um daqueles tópicos.

Essa é a lógica de pequena vitória.

Ajude o seu público a avançar na direção da solução completa que é o seu produto, incentivando através de vitórias e não apenas promessas.

06 – Seu imã precisa ser consumido rapidamente

O seu imã digital precisa ser estruturado para um consumo rápido, algo entre 5-20 minutos. Dependendo da sua promessa e o tipo de imã.

Os minutos após o cadastro para receber o seu imã são extremamente importantes. Por que?

Simples, pois esse é o momento que a maioria das pessoas irão realizar uma “super leitura” o famoso “bater o olho”.

É aquele momento onde fazemos uma rolagem nas páginas para tomar a decisão: “Irei ler isso agora ou depois?”

A verdade é que na internet o depois na maioria das vezes é igual a nunca mais.

Se você prestar atenção nesse tópico provavelmente você irá aumentar drasticamente o poder do seu imã digital.

Faça algo para ser consumido rapidamente.

Não confunda consumo rápido com entregar conteúdo raso, sua grande missão é entrega um pedaço de conteúdo que seja relevante, porém, que possa ser consumido rapidamente.

Vou dar um exemplo:

No imã digital “Como cobrar por uma consultoria de Marketing Digital” as informações são entregue seguindo uma ordem lógica.

Contratos de R$1.500
Contratos de R$5.000
Contratos de R$10.000

Cada tópico traz em si uma informação completa, esse é o grande objetivo de um material feito para ser consumido rapidamente.

A divisão por tópicos e promessas específicas ajudam o leitor a encontrar exatamente as respostas que ele precisa.

Esse artigo que você está lendo neste exato momento é um exemplo disso.

Até o momento são 1.618 palavras, no entanto, divididas em 6 tópicos que individualmente passam uma mensagem completa.

Essa é uma estrutura ideal para passar informação de maneira objetivo e que prenda a atenção do seu público.

O imã digital é um dos primeiros contatos do seu público com a sua empresa. Faça do jeito certo. 

Use esses tópicos para analisar a qualidade do seu imã digital e não esqueça que um bom imã segmenta e prepara o seu público para a compra.

Bons trabalhos.

Agora que você aprendeu como criar um imã digital, você precisa aprender como promover o seu imã digital da maneira correta.

Melhor do que isso, você precisa aprender como colocar seu imã dentro de uma campanha de vendas online.

Aqui está o link de um treinamento que nós fizemos sobre “Como Transformar Anúncios no Facebook em Lucro”. 

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