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Começar um negócio do zero: você pode aumentar as vendas de uma empresa

Fazer anúncios no Facebook ou no Google Adwords é algo que pode sair bem caro e que não tem resultados garantidos. No entanto, é possível diminuir o investimento nessas plataformas e aumentar as vendas através da internet.

Se você quer saber como isso aconteceu (mais de uma vez), confira o texto a seguir.

Até o início de 2013 eu pensava que a única forma de ganhar dinheiro na internet era ser famoso com um canal do Youtube, vender produtos no mercado livre ou ter um e-commerce no estilo de lojas como Walmart, Americanas, entre outras.

Eu estava muito enganado, e descobri isso assim que entrei para a agência Nordeste SEO, agora conhecida como Busca i-Marketing. Meu cargo era o de redator, função que ocupo até hoje, e um dos meus primeiros clientes foi uma locadora de carros.

Veja qual era o caso deles.

Estudo de caso: locadora de carros que pagava mais de 6 mil reais em anúncios

A área de atuação da locadora era em Fortaleza, e seu principal público era composto por turistas que vinham à cidade por motivos de lazer ou trabalho.

O dono sabia que ter uma presença na internet era importante, mas esse é o tipo de coisa que não basta apenas reconhecer. Também é preciso saber executar.

Quando eu entrei na agência o cliente já estava sob os nossos cuidados, mas a situação anterior dele era a seguinte.

Antes

– Custos mensais de divulgação na internet: 6 mil reais em Google Adwords
– Número médio de orçamentos diários: 5
– Porcentagem de visitas originadas do Google: 10%

Depois

– Mais de 50% de visitas originadas do Google
– Aumento de 40% no pedido de reservas (não é orçamento)
– Investimento mensal de apenas 1mil reais para o trabalho de marketing no site.

Isso mesmo. O cliente gastava 6 mil para ter poucos resultados e agora estava investindo apenas 1 mil reais para ter mais visitas e mais reservas, ou seja, pedidos que passavam da etapa de orçamento.

A economia de 5 mil reais por mês faria, ao longo de um ano, a diferença de 60 mil reais no faturamento da empresa, isso se você quiser considerar apenas a economia no investimento e não computar os lucros de um maior número de reservas…

Mas o que foi que aconteceu para que houvesse esses resultados?

Auditoria e plano de ação

O primeiro passo foi avaliar o site do cliente, que estava cheio de problemas. Veja exemplos

– Links quebrados
– Sistema de reservas complexo e não funcional que dificultava o processo de contratação
– Palavras-chaves erradas

Entre outros problemas…

Além disso, muita coisa estava faltando. O cliente não contava com uma presença online, então ele precisava da produção de conteúdo e uma boa estratégia de atuação nas redes sociais.

Mudanças aplicadas

– Novo sistema de reservas de carro (o resultado positivo foi visto no funil de vendas)
– Produção de conteúdos para a captação orgânica de clientes e fidelização
– Mudança nas palavras-chave e descrição do site
– Construção de lista de emails
– Ativação de canais de comunicação (redes sociais)

Na parte de produção de conteúdo, por exemplo, o trabalho consistia em escrever textos sobre dicas de turismo pelo Ceará, como boas praias, restaurantes, comidas típicas, tradições regionais, festas e dicas de passeio pela cidade.

Tudo isso, é claro, guiado pela busca de palavras-chave com a ajuda da ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.

Sabe por que isso aconteceu? Porque um expert em marketing digital avaliou a estratégia de marketing online da empresa e mudou tudo que precisava ser mudado.

O dono do negócio pode ter a maior boa vontade do mundo, mas é preciso conhecimento para aplicar as técnicas corretas para o crescimento do seu negócio no meio digital.

É por isso que eu tenho uma boa notícia para você.

Você pode gerar resultados tão bons ou melhores para qualquer empresa

Tudo isso não foi feito com mágica, e sim com conhecimento, um conhecimento que você pode obter como um consultor digital.

O Natanael Oliveira já falou tudo que você precisa saber sobre como é o trabalho de um consultor digital, com vários detalhes, e eu estou aqui para te convidar a assistir uma apresentação que ele fez sobre como ser um consultor digital fez com que ele construísse um negócio que já rendeu mais de 1 milhão de reais. (e ajudou dezenas de empresas)

Eu posso dizer pra você que realmente acredito, pois os números não mentem e eu vi de perto os resultados de vários dos nossos clientes. Eu me lembro que um deles conseguiu dobrar o faturamento de mais de 40 mil reais em pouco menos de dois meses com a nossa consultoria.

Se você tem interesse de conhecer as técnicas do Natanael, que realmente funcionam, não fique de fora e confira a apresentação da turma de consultores digitais.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Comentários

  1. Natanael Oliveira e Mateus Lôbo, porque os artigos do marketingcomdigital não tem os botões das redes sociais? Pelo menos não aparecem pra mim. Mas deixo aqui o meu obrigado, pois o artigo está bem bacana e o estudo de caso deixa bem claro o funcionamento do marketing digital. Parabéns Mateus!

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