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Como criar uma pequena empresa: Marketing Digital e Consultoria em Marketing Digital

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Nesse artigo vou compartilhar com você um passo a passo detalhado de como você pode montar sua agência de Marketing Digital e Consultoria em marketing Digital.

Você deseja tornar-se dono do seu próprio negócio, mas ainda está meio perdido por onde começar? Estar à procura de uma grande oportunidade para empreender e deseja descobrir novas possibilidades? Novos mercados, novas estratégias?

Então esse artigo é para você! Vamos lá?

Muitas pessoas confundem o tamanho da empresa com a lucratividade da empresa, Deixa eu explicar melhor:

Uma Agência X bastante conhecida no mercado apresenta um faturamento de 1 Milhão de reais, mas tem um custo fixo de 850 mil reais, ou seja, seu lucro ao final é de 150 mil reais.

Enquanto outra agência Y bem menor em termos de estrutura física tem um faturamento de 300 mil e o custo fixo  de 5 mil reais, ou seja quem está tendo uma maior lucratividade? Compreendeu essa relação?

Ao analisar bem de perto os bastidores dessas empresas de grande faturamento observei o quanto a rotina era estressante, o tempo livre dos funcionários muito curto, a pressão intensa e a lucratividade bastante incompatível.

É esse modelo que você pretende seguir ou você está pensando em abrir uma agência, criar novas oportunidades de ganhos financeiros,  mas não quer somente fluxo de caixa alto, deseja uma empresa com  margem de lucro positiva e uma rotina de trabalho com maiores possibilidades de tempo livre para conciliar outras atividades?

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Eu quero te dizer que essa possibilidade é totalmente viável e eu vou te explicar como você dever fazer para tornar possível esse objetivo. Comece com essa dica:

Se concentre na Consultoria.

Isso mesmo, mas antes disso vamos fazer um paralelo com as possibilidades que atualmente o mercado te oferece:

Caminho Tradicional:

  • Ir ao Sebrae
  • realizar uma consultoria
  • Plano de Negócios

Eu também fiz esse caminho,e eles me passaram o seguinte plano de negócios:

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Esse plano de Negócios tinha como valor estimado o investimento de  25 mil a  60 mil reais para trabalhar com marketing Digital, ou seja, um valor bem alto e que muitas pessoas não possuem essa condição financeira para trabalhar com esse valor, no meu caso, na época eu teria que fazer um empréstimo, vender um carro, enfim sai de lá bastante desanimado.

Outra possibilidade seriam as Franquias, realizei uma pesquisa de Mercado e o que estava em alta tratava-se de serviços como: gerenciamento de campanhas no Adwords, criação de sites e SEO. Se hoje você realizar uma pesquisa encontrará que o investimento em média gira em torno de 15.000 reais a mais barata, e apesar de ser um valor mais baixo, eu não teria como possuir em mãos em tão pouco tempo aquele dinheiro.

E O MAIS FRUSTRANTE É O FATO dessas duas opções não te oferecerem garantia nenhuma de retorno financeiro.

Depois de estudar as duas possibilidades e concluir que não teria condições de continuar, descobri um modelo totalmente eficiente, de retorno garantido e o melhor de investimento super acessível.

Descobri que como consultor  eu poderia criar estratégias através dos meus conhecimentos, o que certamente seria mais lucrativo do que simplesmente ofertar serviços operacionais.

Concluí que se eu conseguisse me tornar referência no assunto de marketing Digital e vendas online, me tornar uma autoridade, os empresários iriam me contratar e eu poderia oferecer os meus conhecimentos para outras empresas.

Ao invés de pagar por máquinas, escritórios, ferramentas, funcionários, etc…. eu poderia estudar um conhecimento específico, me aprofundar nesse assunto e utilizá-lo como um produto, ajudando outras empresas a alçarem seus objetivos de forma eficiente e então eu me joguei de vez!

Antigamente as pessoas buscavam conselhos com os sábios, reuniam-se para pedir orientação nas atitudes que iriam tomar, hoje o consultor precisa ter esse entendimento e estabelecer RELACIONAMENTO com os clientes.

Isso não é nada moderno ou inovador, mas simplesmente o resgate dos valores do passado, quando o vendedor era o conselheiro.

Fidelização não era uma palavra, um termo conhecido, mas sua prática era recorrente. Ninguém trocava de fornecedor com facilidade, pois existia uma relação de confiança e confidências mútuas.

sabios

A partir desse entendimento eu comparo essas relações entre empresário e consultor, onde o cliente chega e busca através dos seus conhecimentos conselhos e estratégias que irão resolver os seus problemas e ajudá-los a chegar em uma solução.

Perceba que neste primeiro momento a sua empresa é o seu conhecimento, invista nele!

E aí você me pergunta: Natanael, mas se eu quiser ampliar essa agência, ter mais funcionários, um escritório, eu posso?

SIM, o seu conhecimento será passado para pessoas que trabalham com você, essa é a grande estratégia, você só precisa saber se realmente aquele momento é favorável e se já é necessário esse investimento.

Outro ponto importante nesse modelo de negócios é que você precisa entender o contexto de vendas, entender como a cabeça das pessoas funcionam ao realizar compras pela internet.

Investigue:  o que elas pesquisam? Qual caminho percorrem para efetuar a compra? Existem obstáculos que a impeçam de realizar?

As empresas que conseguem interagir, gerar engajamento com o público, conseguem chegar ao cliente e transformá-los em clientes fiéis.As pessoas precisam sentir confiança e o consultor irá ajudar as empresas a construir essa estratégia.

As pessoas gostam de comprar com quem elas  confiam. Isso é fato em todas as áreas. Por exemplo: Uma mãe precisa matricular seu filho, um bebê em uma creche, ela pesquisa inúmeras creches, gosta de algumas, mas em uma delas encontrou três amigas que têm seus filhos estudando nessa escola, em conversa com uma delas, ouviu vários elogios e recomendações e imediatamente a mãe toma a decisão e realiza sua escolha, pois sentiu essa confiança através das amigas que também confiam na Escola.

E é essa relação que você deve estabelecer com o seu cliente, uma relação de amizade, confiança e como você consegue isso? Ajudando, mostrando caminhos, conversando, identificando e solucionando problemas, não simplesmente oferecendo sites, serviços operacionais, tratando o cliente como um objeto.

Coisificar é reduzir uma pessoa, com todo o seu universo, a uma única coisa. É dar a ela um rótulo e tratá-la conforme esse rótulo, como se não houvesse mais nada além dele. Não faça isso!

E o que você precisa saber para começar a ajudar as primeiras empresas, os seus primeiros clientes:

Realizar uma Análise do Empresário:

  • As pessoas estão fazendo buscas no Google
  • As pessoas estão no Facebook (redes sociais)
  • Abrem seus e-mails (e-mail marketing)
  • Pesquisam seus Conteúdos

Estes são os principais canais que devem ser avaliados.

Realizar uma Auditoria no Site

1. Analisar a presença Online

  • Rastreamento
  • Indexação
  • Semântica
  • Links externos
  • Originalidade
  • Análises obrigatórias

O conhecimento é o seu grande produto, mas saiba como utilizá-lo e aplicá-lo,  entenda que o cliente não quer assistir uma aula sua, mas deseja que seu conhecimento seja aplicado nos resultados de sua empresa, pois está interessado na lucratividade.

Esse tipo de conhecimento convertido em resultados que pode fará a diferença,você precisa saber utilizar as ferramentas de forma prática e eficaz, apresentando resultados positivos no faturamento.

Se você deseja realmente Criar um Negócio de Consultoria em Vendas Online do ZERO este é o exato modelo que nós usamos para organizar nossa agência de consultoria em vendas online, chamar atenção dos empresários e fechar contratos de consultoria.

Aproveita essa oportunidade! Clica e se especializa!

 

Até Breve!

Natanael Oliveira

Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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