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Como Usar e Descobrir Palavras-Chave Para Ficar na Primeira Página do Google

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Palavra-chave pra lá, palavra-chave pra cá… Todo mundo fala que para aparecer na primeira página do Google e ganhar a atenção do público é preciso descobrir as melhores palavras-chave para o seu nicho.

E como é que você descobre uma palavra-chave?

Neste texto você verá:

– Como uma palavra-chave pode mudar completamente o público-alvo do seu conteúdo
– Como escolher uma palavra-chave
– Como pesquisar a relevância de uma palavra-chave

Por que usar palavras-chave?

O primeiro erro que muitas pessoas cometem é o de achar que palavras-chave são compostas por uma só palavra. Errado!

Se você quisesse saber como fazer um bolo de milho na internet, o que você faria?

Claro que iria procurar pela informação no Google, mas o que é que você digitaria exatamente?

“Bolo de milho” ou “Como Fazer Bolo de Milho”?

Com os dois termos você encontraria uma receita logo no primeiro resultado, mas não é sempre que isso acontece. Veja a grande diferença dos resultados de uma pesquisa feita por quem quer saber como andar de bicicleta:

Primeira pesquisa, usando o termo “Andar de Bicicleta”

Palavra Chave Google SEO blog

Segunda pesquisa, usando o termo “Como Andar de Bicicleta”

Pesquisar palavra chave SEO Google

A sua primeira lição sobre palavras-chave é:

Palavras-chave não são formadas apenas por uma palavra, e cada termo dentro delas é capaz de modificar os resultados de uma busca.

E por que isso é tão importante?

Se você tivesse produzido um conteúdo sobre como andar de bicicleta, seria ideal que o termo “como” também estivesse no título, já que “andar de bicicleta” é algo mais genérico.

A grande diferença aqui é que com o termo “como” você estaria focando o conteúdo em um público que quer dicas de como aprender a andar de bicicleta.

Ou seja, adicionar ou remover um único termo da palavra-chave pode mudar completamente o seu público-alvo.

Como escolher as palavras-chave

Há 3 coisas que você precisa levar em consideração durante a escolha da palavra-chave

1- Quantas pessoas ela atinge (em média)
2- Quais são as pessoas que ela atinge (público-alvo)
3- Qual a dificuldade de posicionar um conteúdo com essa palavra-chave

1- Quantas pessoas ela atinge (em média)

Há diversas ferramentas que medem a popularidade de palavras-chave pela internet. Algumas disponibilizam dados, como o número médio de pesquisas mensais com os termos da palavra-chave procurada.

De acordo com esses dados é possível obter informações valiosas, como:

– Termos que se enquadram bem nos títulos de seus conteúdos
– Quais os conteúdos mais procurados
– Força de atuação online do nicho (Há muitas ou poucas buscas sobre o assunto?)

Você precisa saber utilizar os dados de pesquisas mensais sabiamente para colher bons resultados deles.

2-Qual é o público-alvo da palavra-chave

Veja o exemplo da bicicleta. Imagine que o termo “Andar de bicicleta” tem 40 mil buscas por mês, enquanto o termo “como andar de bicicleta” tem apenas 1500.

Qual deles parece mais atrativo? É claro que a opção com 40 mil.

A questão é: essa opção é boa para você?

Se o seu público-alvo for apenas pessoas que estão aprendendo a andar de bicicleta, então não é uma boa ideia usar a palavra-chave mais genérica, pois as pessoas podem não se interessar pelo seu conteúdo.

“Ahh, mas as minhas chances aumentam porque eu estarei no topo das buscas!”

Não é bem assim que funciona…

Uma pessoa que quer saber sobre os benefícios de andar de bicicleta não está necessariamente interessada em saber como andar de bicicleta.

É por isso que ela irá fechar a aba com o seu conteúdo e procurar outra opção, aumentando a taxa de rejeição do seu blog, algo que o Google entende como: este conteúdo não é relevante.

É isso que pode acontecer se você simplesmente quiser posicionar as palavras-chave com o maior número de buscas sem levar em consideração o seu público-alvo.

3- A dificuldade de posicionar uma palavra-chave

O comum é que quanto maior o número de buscas dentro de um segmento, maior será a dificuldade de posicionar a palavra-chave relacionada a essas buscas.

A dificuldade pode ser baixa, média, alta…

Isso significa que se você quiser posicionar apenas as palavras-chave com o maior número de buscas…

Boa sorte e bom trabalho, pois isso será bem difícil.

O ideal é que você procure a palavra-chave com o maior número de buscas dentre as que possuem uma concorrência baixa, isto é, as de baixa dificuldade de posicionamento.

É a partir delas que você iniciará o seu trabalho de posicionar conteúdos na primeira página. Trabalhar com elas é mais fácil e mais rápido, o que rende resultados positivos em menos tempo.

Mas como você saberá qual é o número de pesquisas médias mensais e a dificuldade de uma palavra-chave?

Como pesquisar a relevância de uma palavra-chave

Há várias ferramentas para examinar uma palavra-chave. Veremos rapidamente 3 delas:

– Planejador de Palavras-Chave do Google
– Google Trends
– Google Suggest

Todas as ferramentas são gratuitas e online, ou seja, não precisam de instalação.

Planejador de Palavras-Chave do Google

Tudo que você precisa é ter uma conta do Google. Faça o login na página https://adwords.google.com e em seguida vá até as opções mostradas nas imagens.

Ferramentas -> Planejador de Palavras-Chave -> Pesquisar novas ideias de Palavra-Chave

planejador palavras-chave google SEO
planejador palavras-chave google adwords

planejador palavras-chave google adwords

Agora basta inserir o termo a ser pesquisado e configurar as opções básicas, como o país e a língua que devem ser levadas em consideração nos resultados.

Há ainda opções mais avançadas, como palavras-chave negativas, mas elas são mais úteis para quem está preparando um anúncio, não para você, que está apenas usando a ferramenta de anúncios para descobrir mais detalhes sobre as palavras-chave de seus conteúdos.

Pronto, agora você sabe qual é o volume mensal médio de buscas, a dificuldade de posicionamento, além de termos comuns dentro da palavra-chave que você procura, algo que lhe ajudará bastante a desenvolver novos conteúdos e variações de títulos.

como saber palavra-chave google SEO

Google Suggest

Está é a ferramenta mais simples de todas, e sempre esteve na sua cara. É possível que você a use todos os dias sem nem mesmo perceber.

Sabe quando você está fazendo uma busca e o Google completa a frase por você?

Sim, isso é o Google Suggest. A questão é que ele sempre irá mostrar os termos mais buscados, ou seja, as pesquisas mais relevantes.

Imagine o suggest como uma “ajudinha” do Google, uma indicação. Um chef pode usar o Suggest para descobrir qual é a receita de doce mais popular pela internet, por exemplo:

Google Suggest SEO palavra-chaveNo caso, estes são os 4 doces mais “famosos” no Google.

Google Trends

O Google Trends não mede valores exatos, e sim a popularidade de um determinado termo, exibida em valores percentuais.

O mais legal da ferramenta é que ela apresenta dados colhidos de 2004 até o presente momento, sendo possível até mesmo ver a popularidade do termo em uma determinada região do mapa, como o estado (que nem sempre funciona para todos os termos).

Há ainda a possibilidade de comparar a popularidade de vários termos em um gráfico, algo muito bom para definir a prioridade de pautas.

Recapitulando

– Palavras-chaves são peças fundamentais para o seu posicionamento online

– A palavra-chave correta pode lhe ajudar a encontrar o público-alvo com facilidade, enquanto a errada pode prejudicar os seus negócios

– Há maneiras de descobrir dados importantes sobre palavras-chave. Basta utilizar ferramentas como Planejador de Palavras-Chave, Google Suggest e Google Trends.

As palavras-chave são elementos que fazem parte da estratégia de SEO para promover o conteúdo do seu blog e gerar mais vendas.

Se você quer aprender mais sobre como aumentar as vendas do seu negócio com a ajuda da internet, confira as nossas dicas e treinamentos exclusivos da área de membros do Portal Marketing com Digital.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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20 Replies to “Como Usar e Descobrir Palavras-Chave Para Ficar na Primeira Página do Google”

  1. Mário Carvalho reply

    Oi Natanael, estou te acompanhando, adquirir o seu curso e estou gostando muito. Com base nos seus ensinamentos tinha percebido que vc não compartilhava seus artigos em sua lista de E-mail. Mais hoje recebi essa artigo. Me percepção estava certa? Um grande abraço.

  2. Natanael Oliveira reply

    Opa Mario, tudo beleza? Nas campanhas automáticas, o bog aprece entre a 2 e terceira campanha dentro da estratégia.

    Mas toda semana eu envio "Broadcast" ou seja manualmente de 1 a 2 artigos que publicamos no Blog. 🙂

  3. Dilson Freitas reply

    Natanael parabens por essas dicas estou te acompanhando a pouco tempo mes esse pouco ja está abrindo a minha mente para inumeras possibilidades.
    Seu projeto de passar seu conhecimento é simplesmente maravilhoso mais uma vez PARABENS.

  4. Alisson reply

    Oi, sou novo nisto e pra ser sincero não tenho nenhum conhecimento nesta área, achei interessante e pensei em fazer um teste e criar um blog de nicho mas antes de começar gostaria que me esclarecesse uma duvidas por favor.
    Na escolha da palavra chave tem um valor, então toda vez que alguém acessar pela palavra chave terei q pagar aquele valor ao Google? Se sim, caso eu crie o blog, tenha trafego mas não venda nada, isto acabara me dando prejuízo… Certo?

    • Mateus Lôbo reply

      Olá, Alisson. Os valores que você vê são apenas uma média do valor que você pagaria caso fizesse ANÚNCIOS com essas palavras-chave utilizando o serviço pago do Google. Basicamente é quanto eles cobrariam pra fazer aquela propaganda para você (por cada clique).

      A estratégia que você quer aplicar é de tráfego orgânico, ou seja, é o contrário de tráfego pago. Você simplesmente vai usar palavras-chave por conta própria, sem que nenhuma empresa faça a divulgação de anúncios para você, logo, não precisa pagar esse preço que viu ao pesquisá-las.

  5. Will reply

    Muito interessante seu artigo. Eu acrescentaria, na parte em que você sugere a pesquisa de palavras-chave do AdWords, usar o Grupo de Anúncios da ferramenta. Assim, é mais fácil reunir as possíveis palavras-chave para um projeto de SEO. Eu pelo menos jogo esses resultados posteriormente no Google Trends para saber o volume de buscas orgânicas delas.

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