Como fazer um conteúdo de impacto | Uma jornada de 3 passos para tocar o coração do seu leitor

Você provavelmente já deve ter lido um conteúdo que te inspirou, emocionou ou motivou de alguma forma. Qual é o segredo para fazer isso? Descubra neste post os 3 passos essenciais para fazer um conteúdo de impacto.

MCD-banner-horizontal

Você certamente já leu um artigo, post em um blog, assistiu um vídeo ou ouviu um discurso que te tocou profundamente, e provavelmente mudou alguma coisa em você.

A mensagem é tão tocante e mexe tanto com você que é impossível não compartilhá-la com outras pessoas. Frequentemente nos deparamos com um conteúdo assim, mas será que você é capaz de criá-lo? É aí que mora o desafio: escrever algo que as pessoas não consigam simplesmente ler e esquecer em seguida.

Escrever algo que toque o leitor, que o motive a dividir a mensagem com outros. Seu objetivo, nesse caso, é criar algo que faça com que as pessoas prestem atenção, pensem e sintam. Bem, um conteúdo de impacto, que faça com que os leitores passem por essas etapas,  deve ser feito seguindo 3 passos essenciais. Tendo eles em mente, é possível criar uma experiência que terá um efeito profundo nos leitores.

Conheça o que você precisa fazer logo abaixo.

 

1. Encha os olhos do seu leitor

olhos

Um conteúdo de impacto começa com os olhos. Isso não quer dizer que seu público está lendo as palavras que você escreveu, quer dizer que sua página tem um bom design.

Lembre-se de que um leitor tem uma visão geral das informações como um todo antes de ler uma palavra. Isso significa que você precisa usar cores, fontes e formatações diferentes e um bom visual para seduzi-los a consumir o que você escreveu. Nunca subestime o poder de um bom design, ele tem tanto peso em uma página quanto o que você escreve.

Um bom design faz uma promessa, é como se ele dissesse que a informação na página é fácil de ler e é confiável. Se a sua página tiver um bom design, que seja convidativo a uma leitura, seu público, sem dúvida, irá começar a ler.

Porém, se você errar nesse ponto, a viagem do seu leitor irá terminar ali mesmo, ele irá virar a página e esquecer o que viu. Por isso, encha os olhos do seu público, invista em um design de alta qualidade que convide-os a gastar algum tempo em suas páginas.

 

2. Apresente informação de qualidade

qualidade

O segundo passo envolve o conteúdo propriamente dito, a informação que você está apresentando. Nesta etapa, você deve usar tudo o que sabe sobre produção de conteúdo.

Para ter um bom resultado, seu texto deve ser atraente e apresentado de uma forma fácil de entender e absorver a informações.

Capriche nos títulos

O título tem um grande peso no conteúdo, pois é ele o responsável por chamar a atenção do leitor, é ele quem vai fazer as pessoas clicarem no seu artigo. Por isso, reserve algum tempo para trabalhar em um bom título. Crie também subtítulos que guiem as pessoas através do texto, como se fossem placas de sinalização.

Divida seu conteúdo com listas e marcadores. Você também pode retirar citações ou informações-chave do seu texto e colocá-las em destaque para chamar a atenção do leitor.

Não esqueça também de inserir boas imagens, que sejam criativas e façam sentido junto às suas palavras. Atenção tanto para o seu conteúdo e forma como você o desconstrói, refina e o apresenta. Isso irá ajudar a tomar um caminho direto para as mentes de seus leitores.

 

3. Desperte emoções nas pessoas

ilha

Um conteúdo de impacto apresenta todas as informações de forma que também toque as emoções dos leitores. Ele incorpora histórias que enfatizam nossas experiências e são capazes de despertar nossas emoções. Todos nós sabemos qual é a sensação de ser desprezado ou intimidado.

Todos nós já nos sentimos inseguros em algum ponto de nossas vidas,  e todos nós já tivemos a experiência de trabalhar duro e alcançar uma meta de longo prazo. Quando você incorpora histórias que se entrelaçam com experiências marcantes que já vivemos, o seu conteúdo vai direto aos olhos, à mente e ao coração. E ele vai ficar lá, vai ser lembrado.

E por que é tão importante tocar o coração? Ora, o conteúdo que pousa no coração é o conteúdo que é lido e compartilhado. Leva as pessoas a falarem sobre ele. É a definição do que é notável, do que, de fato, impactou e mudou, de alguma forma, a vida de alguém.

 

Recapitulando

Um conteúdo de impacto deve levar o seu leitor a uma viagem e, para isso, você precisa seguir os seguintes passos:

1. Encha os olhos do seu leitor: use tudo o que sabe sobre design para convidar as pessoas a interagirem com seu conteúdo.

2. Apresente informações de qualidade: faça o possível para manter seu leitor interessado ao longo do texto. Manchetes fortes, subtítulos e um conteúdo sólido têm um grande peso nessa etapa.

3. Desperte emoções nas pessoas: incorpore experiências humanas pelas quais seu leitor pode ter passado. Isso fará com que ele nunca esqueça do que leu e queira compartilhar sua mensagem com outras pessoas.

 

E você? O que acha que é imprescindível para que um conteúdo seja memorável e toque os leitores? Conte pra gente aqui nos comentários! Grande abraço e até a próxima!

MCD-banner-horizontal

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co - fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *