Como Montar Sua Agência de Marketing Digital: Do Home Office ao Seu Primeiro Escritório e Equipe

 

Você deseja montar sua Agência de Marketing Digital, ou talvez já é dono de agência e deseja ir para o próximo nível ou é empresário e deseja montar uma equipe interna?

Neste artigo falarei sobre o melhor modelo de negócios de consultoria, explicarei sobre quais habilidades você precisa dominar e te ajudar a ir para o próximo nível.

” Sonho é uma Meta com Prazo para Acontecer “

Reflita sobre essa frase e pense qual é o seu sonho?

Como você pode transformar o seu sonho em uma meta?

Dica Importante: A partir dessas informações estabeleça um plano e defina um prazo para a realização desse sonho.

No ano de 2010, eu tive um sonho, o sonho de montar uma agência, a partir de então estabeleci uma meta e quero compartilhar com você essa experiência:

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Montar uma Agência de Marketing Digital:

Sonho: Agência

Meta: Primeiros Contatos

Plano: Conhecimento + Autoridade ( Cursos + Conteúdos )

Estratégia: Networking + Conteúdo

Data Final: Próximos 30  dias

Basicamente, coloquei todos esses pontos no papel e comecei a seguir um plano de ação. Focando no estudo e na produção de Conteúdos.

A partir de então fui em busca de fechar contratos, a medida que adquiria conhecimento e construía minha autoridade tornava-se mais fácil atrair os clientes, esse plano foi um grande diferencial na conquista dos meus objetivos.

Você é Empresário e deseja ter uma Equipe:

Sonho: Equipe

Meta: Primeiros Colaboradores

Plano: Conhecimento + Processos ( Cursos + Rotinas)

Estratégia: Formação dos Colaboradores

Data Final: Próximos 30 dias

Importante: Invista em seus profissionais, eles serão as principais ferramentas para o sucesso do seu negócio.

É muito mais interessante você correr o risco de perder um grande funcionário para o mercado, do que possuir um funcionário medíocre por bastante tempo na sua empresa. pense Nisso!

Estratégia Competitiva

  • Nesse modelo de estratégia competitiva você pode observar em destaque a separação dos fatores externos e internos que interferem nos resultados.
  • Criação de um diferencial, referente a construção de  uma autoridade.
  • Capacidade de diagnosticar os problemas e elaborar as soluções para os seus clientes.

Esse modelo é um grande diferencial, aprendi sobre ele nos Estados Unidos, ele ensina a criar sua agência e mais do que isso: Gerar Resultados Para os Seus Clientes.

Esse gráfico é de Michael Porter, autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade.

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Poucos consultores, donos  de agência e Empresários conhecem esse método, ele é altamente importante para a geração de resultados, ele trata sobre os fatores internos: relacionados à empresa e os fatores externos relacionados mercado, economia, etc…

Essas informações são importantes para o seu negócio, pois através delas será possível elaborar um plano focado em resultados.

Vamos falar sobre o seu negócio:

  • Avalie quais são os fatores interno: quais seus pontos fortes e fracos, qual o seu diferencial no mercado?
  • Avalie quais são os fatores externos: Como você irá estabelecer um posicionamento diferente, uma autoridade no mercado?

Você sabia que o grande problema das pessoas que começam no Marketing Digital é o Amadorismo?

Antes de começar qualquer negócio você precisa elaborar seu plano e profissionalmente apropriar-se das informações  e investir no seu negócio.

Antes de apostar em um novo projeto, veja essa sequência de perguntas e adapte a sua realidade:

  • Barreiras de entrada: É difícil começar nesse ramo?
  • Economia da escala: É possível crescer, evoluir nesse ramo?
  • Diferenciação de Produtos: Você tem algo de novo a oferecer?
  • Necessidade de Capital: Quanto é preciso de Investimento financeiro?

Saia do Amadorismo!

Olhe para o mercado de consultoria como algo em constante evolução

Problema 1: Vende mas não entrega o resultado.

Fecha contratos,  mas não entrega os resultados, seja por falta de planejamento, conhecimento ou o cliente não colaborou para a execução da atividade.

Problema 2: Não tem Planejamento e Continua sempre no mesmo nível ( ano após ano)

Permanece rodando em círculos, realiza as atividade utilizando estratégias defasadas.

Problema 3: Não sabe por onde começar e por isso não começa.

Estuda vários temas diferentes, segue vários e-mails e não foca no objetivo.

Os 3 níveis:

01. Eu – Tudo: Realiza tudo sozinho

02.Eu-Equipe: Você tem pessoas te ajudando

03.Empresa: Sua equipe é capaz de fazer tudo.

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Em seguida observe os modelos de Agência de Marketing Digital:

Modelo 1: Home Office

Você acredita que para fechar seus primeiros contratos é importante uma agência?

Não, você pode sim trabalhar no seu Home Office.

Para quem é Indicado:

  • Pessoas que estão em dupla jornada
  • Início de Consultoria
  • Decisão

Pontos positivos: Redução de Custos, é totalmente viável iniciar nesse modelo

Pontos Negativos: Isolamento, Rotina, Estrutura Limitada.

Modelo 2: Primeiro Escritório + Equipe Virtual

Home Office + Equipe Virtual

  • Pessoas que estão em dupla jrnada
  • Início de Consultoria
  • Decisão

Pontos Positivos:Redução de Custos

Pontos Negativos:Isolamento, Rotina e Estrutura Limitada

Contratos de: R$2.000 a R$ 5.000

Modelo 3 Full Service:

Modelo bastante contraindicado:

Ponto Positivo: Entrada de dinheiro bem mais elevada.

Pontos Negativos: Alto Investimento, Altos Gastos, Tempo disponível todo comprometido nas atividades da Empresa, atividades totalmente operacionais realizadas para os clientes.

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Modelo 4 : Campanha de Vendas Online

Concentre-se nesse Modelo, ele é a melhor opção para você!

Nesse novo modelo eu troquei as atividades operacionais por atividades relacionadas à consultoria ao cliente.

NossaEquipe Atualmente é composta por 7 pessoas, mas somente eu, Natanael Oliveira realizo as atividades de Consultoria.

Observe nosso quadro:

Financeiro: Gracy

Gestão Administrativa + Conteúdo: Iaponira

Conteúdo+ Campanhas: Natanael

Conversão (Aplicações): Iagonara

Compra de Tráfego: Gustavo

Produção de Conteúdos: Rafaele

Gestão de Mídias Sociais + Design: Natália

Contratos de R$ 10.000 à R$ 20.000 Reais

Neste modelo observe que as atividades são realizadas com um quadro bastante enxuto de funcionários, o que significa um custo baixo, os resultados são equivalentes a uma empresa com um número grande de funcionários, o faturamento é alto, a qualidade do serviço oferecido é alto e o lucro da agência é superior a qualquer outro modelo.

Dica: Concentre-se em sair dos modelos antigos e Invista no Modelo de Campanhas de Vendas Online.

No próximo artigo falarei sobre o escopo de Como Gerar Lucros para o Cliente no Modelo de Campanha de Vendas Online, acompanhe.

Gostou desse conteúdo?

Então confira essa Palestra BÔNUS: As 8 Etapas Para Você Construir uma Agência Digital Lucrativa e Enxuta

Deixe seu comentários!

Temos muito mais para você conferir!

 

Até Mais,

Grande Abraço!

 

 

 

 

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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