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calendario email marketing

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Eu não preciso te convencer que o email marketing é uma das estratégias mais poderosas de vendas para qualquer negócio, correto?

O Email Marketing não é a ÚNICA ferramenta, mas sem dúvidas é uma das mais eficientes, principalmente quando integrada com outros meios como blog e mídias sociais.

 

Mas o que poucos profissionais dominam é a fase do PLANEJAMENTO, ou seja, quando enviar email, que tipo de email deve ser enviado e quando não enviar emails.

 

Nesse artigo eu vou te apresentar uma maneira de organizar suas campanhas e te ajudar a aumentar os seus resultados em relacionamento com sua lista e claro, vendas e faturamento.

 

Qual a Diferente entre Profissionais Comuns e os Especialistas?

Profissionais comuns apenas enviam um email atrás do outro e ficam em frente ao computador esperando que “algo aconteça”, mas um Especialista em Email Marketing sabe o que está fazendo.
Infelizmente, muitos profissionais não fazem a ideia do que estão fazendo, simplesmente estão enviando emails sem uma ordem lógica ou um planejamento prévio.

 

Mas a boa notícia é que nas próximas linhas você terá acesso a um modelo prático e eficiente de como planejar sua agenda de campanhas e como preparar seu público para a ação da compra.

Preparado?

Lembrando que esse conteúdo faz parte da nossa Certificação Especialista em Email Marketing.


Como Planejar seu Calendário de Campanhas de Email Marketing

 

Nós organizamos nosso calendário fazendo divisões de 30/60/90 dias, com uma organização prévia de quais os produtos ou eventos iremos promover.

Mas eu recomendo que você comece planejando os próximos 30 dias.

 

Veja um exemplo de como seria esse planejamento:

 

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Se você não tem nenhum conhecimento acerca dos 3 tipos de campanhas (Aquisição, Monetização e Ativação) talvez você fique um pouco “perdido” nesse primeiro momento, mas relaxa, é super simples de entender.

 

Se você ainda não é assinante do nosso portal de membros, confere lá nosso treinamento sobre “Como escolher o funil perfeito para sua empresa”, nesse treinamento eu ensino todos os detalhes dos 3 tipos de campanhas e claro, tem vários outros treinamentos.

 

Voltando…

 

O GRANDE “segredo” para planejar de maneira inteligente suas campanhas de email marketing é saber que ANTES de enviar um email de vendas, ou seja, uma oferta, é preciso PREPARAR seu público.

 

É por isso que nós trabalhamos com duas fases que antecedem uma oferta, são elas: Segmentação e Engajamento.

 

Por isso no calendário acima existe uma sequência de emails para segmentação, que consiste basicamente no início de uma nova campanha.

 

Por exemplo, imagine que você tem a meta de vender o “Produto X” na primeira semana do mês de Junho.
Você precisa preparar sua lista na última semana de Maio.

 

Ou

Se você pretende vender o “Produto X” na quarta semana de Maio, é preciso preparar sua audiência na terceira semana de Maio.
Quanto maior o valor do produto, mais tempo você precisa de preparação.

 

Porém, para Lojas Virtuais ou Lojas Físicas, essa lógica é um pouco diferente, pois na maioria dos casos os Ecommerces trabalham com promoções com data para encerrar.

 

O  ideal é que seja planejado a preparação para a oferta, ou seja, avisar que irá ter promoção.
Se a loja irá fazer uma promoção nos dias 1 ao dia 5 de Junho, o aviso pode ser dado na semana do dia 25 de Maio, por exemplo.


Como Aumentar Suas Vendas Na Prática

Essa é na minha opinião um dos conceitos mais importantes que você precisa entender para ser um especialista em email marketing.

 

A maioria dos profissionais comum colocam toda a energia da venda no momento de fazer a oferta por email, ou seja, escrever um email que irá levar o cliente para uma página com a oferta do produto.

 

Porém, poucos sabem que a maneira mais eficiente de aumentar os seus resultados com emails de vendas, está exatamente nos emails ANTES da oferta, especificamente na fase do engajamento.

 

Se você educar, informar e preparar o seu público para o momento da oferta, todas as suas taxas serão maiores.
Mas para isso é preciso planejar seu calendário com muito cuidado.

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Na primeira imagem eu apresentei o exemplo de um calendário completo, mas nessa imagem acima você vê o exemplo de como acontece a fase da segmentação APÓS o primeiro sinal de interesse da sua audiência.

 

Imagine que você fez o disparo convidando o seu público para fazer o download de um novo e-book, cadastro para um mini-treinamento ou até mesmo uma aula ao vivo.

 

Após esse NOVO cadastro, esse público foi segmentando e a partir de agora você irá conversar reservadamente com aquela audiência específica, em outras palavras, preparando para uma oferta.

 

Esse momento da segmentação + engajamento são fundamentais para a fase da oferta, na qual as vendas de fato acontecem em maior intensidade.

 

Repare que a marcação laranja representa que o calendário estará ocupado, ou seja, por cerca de 7 dias, aquelas pessoas que se cadastraram para a aula, baixaram o novo e-book ou se cadastraram para uma aula ao vivo específica, só receberão emails relacionados aquele tema.

 

É por essa razão que é possível alcançar mais faturamento enviando emails para uma quantidade menor de pessoas, pois somente aqueles que foram segmentados irão receber a oferta.
Isso preserva a gestão de relacionamento com sua lista e evita “disparos desnecessários”.


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Os 4 Passos Para Planejar Seu Calendário

 

 

 

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Então vamos agora aos passos para você preparar seu calendário.


01 – Qual produto/serviço você irá promover durante os próximos 30 dias? (Você pode escolher mais de 1)

 

 

Aqui você irá definir o faturamento que você precisa naquele vez / quantidade de vendas que você precisa realizar.

 

Imagine que você espera faturar R$100.000,00 nos próximos 30 dias. Se você irá vender um produto de R$1.000, precisará de 100 vendas.

 

Pronto, agora temos o produto, faturamento e quantidade necessária para alcançar a meta.


02 – Quais serão as campanhas de monetização? (Aula AO VIVO, Mini-Treinamento, Sequência de Artigos no Blog)

 

Agora você precisa dividir sua meta por semana ou campanha.
Se você irá realizar uma aula ao vivo, precisa definir o número de vendas necessários na primeira semana.

 

Se na segunda semana você irá realizar um mini-treinamento, precisa definir uma meta específica de vendas também.

 

O ideal é que sua meta seja alcançada até a terceira semana, para na quarta semana você possa se concentrar na preparação para o próximo mês.

 

Caso não aconteça ou você espere gerar um faturamento extra, você pode executar uma nova campanha (Tudo depende da sua capacidade de produção de conteúdo novo)


03 – Planejamento dos Emails e Criação dos Textos 

 

Essa é uma das partes mais importantes do processo, pois se você errar no título do email ou na escrita chamando para uma próxima ação, isso pode impactar totalmente seus resultados finais.

 

Os templates dos emails precisam ser tratados com muita atenção e seriedade.

 

Foi por isso que colocamos na nossa Certificação Especialista em Email Marketing templates escolhidos minuciosamente com base nos resultados gerados em cada campanha.

 

Basicamente você terá 4 tipos de emails para escrever.


01 – Emails de Segmentação 

Esses são emails puramente de convites, seu objetivo é que o seu leitor faça o que você está recomendando. (Download de um E-book, Cadastro em uma aula ao vivo, clique no artigo, Cadastro para um mini-treinamento)

 

O foco desse email consiste em apresentar os benefícios, ou seja, mostrar uma grande oportunidade que está ali, com apenas um clique de distância.


02 – Emails de Engajamento 

 

Esses são os emails para incentivar o consumo do conteúdo que foi oferecido na fase da segmentação.

 

Seu objetivo é que o público engaje com o artigo, vídeo ou simplesmente apareça na aula ao avivo.

 

Esse são emails que apresentam uma dinâmica mais direta, sempre voltada para conduzir o público a dar mais um passo na resolução do seu problema ou em conhecer mais sobre o produto/serviço.

 

Muitos profissionais erram aqui, pois acham que o conteúdo por si só já é o suficiente para fazer com que as pessoas engajem. Puro engano.

 

O email tem o papel de gravar posicionamento e criar ganchos que serão usados na fase da oferta.

03 – Emails de Oferta 

 

Esse é o momento de chamar para a ação da compra, são emails mais diretos, porém, que continuam provendo valor e deixando claro a oportunidade da compra.

 

Isso vale para produtos físicos, digitais ou serviços. Na Certificação Especialista em Email Marketing eu mostro exemplo para os 3 tipos de negócios.

04 – Emails de Reset de Atenção

 

Depois de receber emails de ofertas, o relacionamento com sua lista tende a diminuir, o que é super natural.

 

Mas para retomar esse relacionamento os emails com o reset de atenção atuam extremamente bem e precisam ser cuidadosamente planejados.

 

Esses são os emails que funcionam como uma espécie de botão reiniciar.

 

Imagine você em uma loja de perfumes e quando você já não consegue mais sentir o cheiro de nada, você pega aquele pote com café (eu acho que é café) e respira um pouco ali, para “Limpar” e voltar a sentir o cheiro.

 

Esse é o papel do Reset de Atenção.

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É extremamente importante que você faça um DUPLO planejamento, ou seja…

 

01 – O que fazer com as pessoas que abriram o email, clicaram e não compraram?

 

02 – O que fazer com as pessoas que abriram e não clicaram ou não abriram?

 

É isso que um Especialista em Email Marketing Trabalha e cria um calendário de campanhas.

 

Essa foi uma visão geral de como planejar seu calendário, se você quer se especializar nessa área e dominar as campanhas de email marketing, o seu próximo passo ideal é conhecer nossa Certificação Especialista em Email Marketing.

 

Pronto para o próximo nível?
Vamos em Frente.

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