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resolva o problema do usuario2

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Você gostaria que a sua marca estivesse nas primeiras páginas do Google? Eu tenho certeza que sim.

Esse é o grande desejo de muitas empresas, algumas investem “bagatelas” de dinheiro para conseguirem alcançar as primeiras posições e finalmente alcançar o sucesso em seus negócios online.

Não é de hoje que se fala em SEO (Search Engine Optimization), no português, “otimização para os mecanismos de busca”…

Conseguir alcançar boas posições no Google (que é o principal buscador no Brasil) através de estratégias e técnicas que giram em torno do conteúdo, e um bom posicionamento orgânico, têm uma série de vantagens, mas eu destacaria duas:

1º: Estar no local que recebe mais de 70% dos cliques de usuários ( comparado a busca paga, que recebe em média 30%)

2º: Não precisar investir todos os meses em publicidade paga.

Não digo que a publicidade paga não é importante, mas posso afirmar que conseguir usar as duas com maestria é, com certeza, uma maneira de alavancar consideravelmente as suas vendas.

O Vicente Sampaio escreveu um conteúdo super bacana sobre  O que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto sugiro que leia o conteúdo completo aqui no portal.

Há 3 anos venho ajudando vários empresários a conseguirem expandir seus negócios na internet através do SEO. Como gestora de conteúdo aprendi muito cedo que conteúdo de qualidade gera resultado, isso porque quando você cria um bom conteúdo consegue entregar para seu usuário algo que tem valor e, por isso, ele passa a gostar de você.

Quando falo em conteúdo de qualidade preciso ressaltar que a primeira regra para um bom conteúdo é: ajudar a resolver o problema do seu usuário.

Isso pode parecer óbvio, mas não é.

Muitos sites e blogs escrevem centenas de conteúdos, mas não entregam nada que o usuário realmente quer saber. Entender o que o seu usuário quer saber é a primeira coisa que você precisa descobrir. Não adianta escrever sobre algo que você acha ser o que o seu potencial cliente quer saber, pois você pode errar feio e perder muito tempo nessa brincadeira de achismo.

Como eu faço para saber o que o meu usuário quer saber?

Você precisa utilizar algumas ferramentas de pesquisa de palavra-chave para descobrir qual o interesse do seu público e montar a sua linha editorial. Nos próximos posts eu vou falar sobre esse assunto.

Depois de descobrir o interesse do seu público e montar a sua linha editorial você precisa postar esses conteúdos no seu blog, e é nesse momento que entram algumas técnicas de SEO que eu gostaria de compartilhar com você.

1- Título

resolva-o-problema-do-usuario

 

Seu título precisa ter 2 objetivos:

– ser encontrado pelos mecanismos de busca
– chamar a atenção do seu usuário.

Como fazer isso?

A palavra-chave deve sempre estar no começo do título. Depois dela, você precisa utilizar chamadas interessantes, que façam com que a sua audiência deseje ler o seu conteúdo.

Para te apresentar um exemplo prático vamos supor que o seu conteúdo quer ensinar uma receita de bolo… Nesse caso, a busca seria: “bolo de maracujá”. O título poderia ficar:

Ex: Bolo de maracujá: Aprenda uma receita prática e deliciosa

Palavra-chave no começo + chamada

Utilizar chamadas com passos, truques, segredos, chamam muito a atenção do usuário. Veja nesse caso:

Ex: Vender online: 7 truques para vender seus produtos na internet

É muito importante que você sempre coloque a palavra-chave no começo.

2- Url

url
Sua url não precisa ser igual ao título, por isso edite a url e deixe apenas a palavra-chave, no caso do exemplo do “bolo de maracujá” a url deveria ser “ bolo-de-maracuja”. (sem acento mesmo)

Lembrando que uma url nunca pode ser igual a outra, então se você precisar postar uma url semelhante posteriormente, crie variações.

Ex: Bolo-de-maracuja-com-calda

Se você usa a mesma url o Google considera seu conteúdo duplicado e isso atrapalha a indexação.

3- Links internos

link-interno

Links internos são aqueles que você insere dentro dos seus conteúdos e que apontam para outros conteúdos do seu blog. O ideal é que você link para conteúdos relacionados. Se você está falando de bolo, faça um link para outra receita de bolo.

Dessa forma você não apenas otimiza seu conteúdo, mas mostra ao usuário que você tem outros conteúdos relacionados ao interesse dele.

Os links devem aparecer de forma natural, então insira-os dentro do seu texto quando for necessário e utilize um texto âncora com a palavra- chave do conteúdo a ser “linkado”. Se vai relacionar com — Receita de bolo de chocolate– você deve usar esse termo para inserir seu link.
Muitas pessoas utilizam o termo – clique aqui – para o usuário isso pode fazer sentido, para o mecanismo de busca, que é um robô, não faz sentido algum, por isso ajude nosso amigo robozinho e use um texto âncora com a palavra- chave do conteúdo.

4- Nomeie todas as imagens

imagens-de-qualidade

Imagem também é conteúdo, por isso você precisa nomear todas as imagens do seu conteúdo com termos relacionados ao assunto.

Exemplo:

Se meu conteúdo é uma receita de bolo, você precisa nomear as imagens com os termos, nesse caso imagine a foto de um bolo de chocolate, qual deve ser o nome da imagem?

– Bolo-de-chocolate

Simples assim.

Se o conteúdo é sobre vendas e você vai usar imagens de pessoas, negócios, também utilize termos importantes como:

– Como-vender-mais
– vendas
– vendedor-de-sucesso

Use o termo de acordo com o que cada imagem significa dentro do seu conteúdo.

Recapitulando:

1- Otimize seus títulos
2- Edite sua url
3- Faça links internos
4- Nomeie suas imagens

 

Espero que você utilize todas essas dicas e não esqueça de se concentrar na experiência do usuário no seu blog.

Para você que deseja ganhar dinheiro com o seu blog, o Natanael Oliveira criou um treinamento chamado Blog de negócios, onde ele vai te ajudar a construir um Blog que o Google Ama e que finalmente gere dinheiro para você.

Nos próximos conteúdos eu vou te dar algumas dicas de criação de linha editorial e vou te explicar porque apenas escrever um bom conteúdo não é o suficiente para conquistar o coração do seu público.

Grande abraço e muito sucesso.

Dúvidas? Deixa um comentário abaixo que eu te respondo 😉