Como Programar seus Anúncios no Facebook usando o Google Analytics

Se você quer fazer parte do grupo que tem RETORNO financeiro com anúncios no Facebook, ao invés de ficar comemorando likes, compartilhamentos e “custo por envolvimento”… Você precisa ler este artigo.

O Facebook Ads é uma plataforma de Publicidade Online e precisa ser encarada como tal. Imagine que você fosse criar um anúncio de 30s para ser exibido no horário nobre da TV, por quanto tempo você iria planejar o seu anúncio?

Algumas pessoas criam anúncios em 30 segundos, 1 minuto ou 5 minutos… Tudo em nome da “produtividade”.
Quando o assunto é investimento publicitário, ou seja, investir DINHEIRO, a pressa é totalmente amiga do prejuízo. rs.

Neste artigo eu não quero falar sobre a importância de uma bom Título, descrição, imagem ou segmentação… Quero falar algo que POUCAS pessoas prestam atenção na hora de planejar um anúncio, que são as MÉTRICAS de visitas que podem ser estudadas com a ajuda do Google Analytics.

01 – A opção padrão do Facebook de anunciar o dia todo

 

Anúncio padrão no Facebook com o tempo
Anúncio padrão no Facebook com o tempo

Como padrão o Facebook deixa marcado a opção veicular anúncios o tempo todo, porém, quando você clica em visualizar opção avançadas aparece a opção(bem discreta) para programar os anúncios de acordo com uma programação.

E aqui que entra o Google analytics na história…

Se você usa o Facebook Ads para gerar vendas diretas ou para construir Listas de emails, obviamente seu foco estará sempre no Custo por Conversão, ok?

Beleza.

Agora imagine o seguinte… Geralmente você paga R$1,00 por conversão durante o horário comercial, porém, durante a madrugada, as suas conversões ficam em média R$3,00…  Essa variação pode elevar o seu custo por conversão e impactar diretamente no seu Retorno sob o investimento.

O ponto mais importante aqui nesse levantamento de dados é saber qual o MELHOR horário para conversão, tanto de captura de emails como também de vendas. Pois você poderá aumentar sua verba para aquele horário específico e potencializar os seus resultados.

Lembra que eu falei do horário nobre da TV? O seu mercado também possui um horário nobre, você só precisa descobrir.

Vamos para o exemplo prático:

Aqui está o exemplo de uma das páginas que eu uso para fazer anúncios com o objetivo de construir lista de emails, ok?

 

Página de captura do Imã Digital - Ebook Consultoria
Página de captura do Imã Digital – Ebook Consultoria

Depois que o usuário entra nessa página ele tem 2 opções.

Opção número 01: Digitar o email dele
Opção número 02: Sair da página

Primeiro passo: Você deve criar um anúncio e deixa ele rodando o tempo todo
A primeira coisa que você precisa analisar é qual os horários de maior pico de visitas.

Então vamos agora para o Google analytics.

Quando você entra no Google analytics, marca a opção comportamento e em seguida vai em
Dimensões secundárias e marca Hora, depois Hora.  Você poderá ter os horários por ordem decrescente de volume de visitantes.

horario-identificar-analytics

 

Aqui está o resultado da minha página…

horarios-face

Em um período específico às 22 foi o horário com o maior número de visitas para a minha página de captura.

Agora eu vou para a próxima página que representa o cumprimento da meta, ou seja, a página de Obrigado pelo cadastro.

Essa é a minha página após o cadastro, onde eu entrego o E-book + Aula.

pagina-obrigado-lead

Essa é a página de “Obrigado” após o cadastro, ou seja, minha meta final de conversão.

Agora vamos ver qual o melhor horário em termos de conversão.

horario-conversao

 

O horário de maior conversão está entre 20h até 22, depois vai para 18,19, etc..

Percebe que o horário da manhã e madrugada não tem sido um bom horário?

Porém, se eu deixar o anúncio rodando TODO O TEMPO, eu estou pagando por impressões em todos estes horários… Isso impacta na relevância do meu anúncio, ctr e claro, custo por conversão.

 

Agora vamos voltar para o Facebook…

 

A programação de anúncios por horário só é liberada quando você ativa o Orçamento Vitalício.

orcamento-facebook-vitalicio

Depois de fazer isso, com base nos dados que você levantou no Google Analytics, você poderá selecionar o horário de impressão dos seus anúncios.

 

programacao-anuncios

Como você pode observar, no meu caso esses horários acima são os melhores…
Você pode observar que no final de semana eu fiz uma alteração nos horários, pois eu consigo ver no Google analytics quais os melhores dias para anunciar.

Isso me ajuda também a saber qual o dia da semana é melhor para aumentar a VERBA diária.
Incrível ter essa precisão de detalhes não é?

Você sabe quantas pessoas tem esse tipo de inteligência em seus anúncios? Pouquíssimas.

Se você quer ir para esse nível de inteligência e estratégia, no nosso Portal de Membros eu tenho um Treinamento sobre Facebook Ads de alta perfomance, onde eu estou inserindo as aulas mostrando o passo a passo de como fazer a programação desses anúncios, fazer todas as leituras no Google analytics e analisar uma série de 5 fatores fundamentais para ter mais resultados no Facebook Ads com menos esforço e gastando menos.

Se você AINDA  não é membro, faça sua assinatura agora para ter acesso a esse Treinamento.
Futuramente irei liberar um treinamento sobre esse assunto que deverá custar em torno de R$497,00, porém, para os membros do Portal basta estar com a assinatura em dia para ter acesso a esse e mais de 30 treinamentos sobre vendas online.

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Grande abraço.

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Natanel e meu primeiro comentário que faço a respeito de você. Mas estou acompanhado você. Assistindo seus vídeos. Sou de São Luís eu era construtor de sites aq na capital. Só que fazia algum tempo que não tinha clientes. Tempo mesmo rsrs. Já fiz alguns cursos. Mas hoje tenho certeza que estou guardando dinheiro pra fazer esse curso. Pra ter minha agência de marketing que verdadeiramente e meu sonho. Já com algumas dicas que você expressou em seus canais. Pude melhorar minha performase dos resultados de alguns clientes. Aguarde que vou entrar nessa parada pra vencer. E obrigado Natanael. Infelizmente ainda não tenho o dinheiro, mas irei conseguir :).

    Responder

  2. Muito obrigado Natanael!
    Seus conteúdos são sempre ótimos, e aprendi mais essa ferramenta agora.

    Abraço

    Responder

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