Como transformar conteúdo em faturamento

Não tem como discutir. O conteúdo é o que move a internet. Se você quer vender usando a internet você precisa de conteúdo.

Conteúdo te ajuda a gerar mais visitantes, mais leads e  mais vendas.

Porém, existem conteúdos que geram visitantes qualificados, leads qualificados e faturamento de verdade.

Enquanto outros apenas geram visitantes não tão qualificados assim, leads não tão alinhados com o seu público e como resultado não geram vendas.

Nesse artigo eu quero te ensinar a criar conteúdos que se transformem em faturamento e como você pode criar campanhas de monetização usando o conteúdo como base.

Como evitar perder tempo e dinheiro com conteúdos que não vendem 

Existe uma estratégia para criar conteúdos que vendem e existe a maneira comum de criar conteúdos que tem um potencial de vender. São coisas bem diferentes.

Na opção número 01 o seu texto tem o claro objetivo de gerar vendas.

Na opção número 02 existe um potencial que algo aconteça após o leitor consumir seu conteúdo, seja em texto ou vídeo.

Por razões óbvias eu recomendo que você se concentre em criar conteúdos com o propósito de gerar vendas.

Isso não significa criar um conteúdo pobre em valor ou raso. Estou falando sobre usar a estrutura certa e pensar em cada pedaço do seu conteúdo como uma jornada perfeita que leve o seu público a aprender algo que o leve a tomar uma ação.

Muito cuidado ao investir tempo e dinheiro na produção de conteúdo. Se você quer transformar conteúdos em faturamento, artigos em vendas você vai precisar de um processo validado.

A melhor maneira de evitar esse prejuízo é respondendo a seguinte pergunta:

Por que nós buscamos por informações na internet?

Nós consumimos conteúdo para aprender algo que seja útil para solucionar problemas.

Ex: Como começar uma empresa do zero?

O que existe por trás dessa pesquisa? Alguém que quer montar um negócio e precisa de informações úteis e relevantes de como fazer isso da maneira correta.

Em outras palavras nós pesquisamos por conteúdos na internet que nos mostrem o caminho.

Outro exemplo: Como aprender inglês rápido?

Existe uma intenção clara nessa busca, um desejo.

Se uma escola de inglês responde essa pergunta do jeito certo, ela pode gerar venda através desse conteúdo.

No entanto, você pode responder uma pergunta dando dicas ou ensinando o caminho.

Aqui entra o método para transformar conteúdo em faturamento.

Passo número 01: Selecione o Problema Central que você irá ajudar a resolver com o seu conteúdo

O primeiro passo para transformar um conteúdo em faturamento está na criação de uma linha editorial focada em resolver problemas entregando soluções.

Vou continuar com o exemplo do Inglês.

Imagine que você lê um artigo com 10 dicas para aprender inglês rápido.

Dica 01, faça isso, etc e etc…

Esse é o tipo de conteúdo comum que entrega informações úteis mas NÃO resolve o problema.

Um conteúdo que resolve um problema precisa seguir a seguinte estrutura:

Promessa
Problema
Causa
Solução

Vou dar o exemplo de como seria o artigo no caso do Inglês.

Promessa: Como aprender inglês rápido.

Aqui é o começo do artigo, explicando que é possível aprender inglês rápido e que nesse artigo ou vídeo a pessoa irá aprender a maneira mais inteligente para conseguir esse resultado.
Problema: Geralmente a segunda parte do artigo/vídeo é nessa parte que você irá explicar a situação atual da pessoa, isto é, o problema central.

Ex: Muitas pessoas precisam aprender inglês e não podem esperar 4 anos para conseguir dominar o idioma. 

Infelizmente, a maioria dessas pessoas tem dedicado horas e horas estudando de maneira completamente desorganizada e estão frustradas com os seus resultados. 

Na realidade, elas não estão sentindo nenhum resultado. 

O problema central a ser resolvido por este artigo é: “Não posso demorar muito tempo para falar inglês, o que eu posso fazer?”

A maioria dos artigos se concentram em entregar “dicas” mas não se concentram em apontar a raiz do problema, apontar uma causa e mostrar uma solução completa.

É exatamente isso que você precisa aprender. Não se esqueça disso.

Vamos continuar com a estrutura do conteúdo.

Depois de fazer uma promessa para o leitor e explicar a situação atual dele, chegou o momento de entregar o grande valor do seu conteúdo que é a CAUSA do problema.

Pense sobre isso.

Imagine você estar sofrendo de uma dor de cabeça, vai ao médico e não consegue descobrir o motivo.

O médico passa um remédio a dor passa por alguns dias mas depois ela volta.

Você não ficará tranquilo até entender exatamente a CAUSA da dor de cabeça, para resolver a raiz do problema e não ter uma solução “não oficial”.

Vou te explicar isso melhor.

Passo número 02: Revele a Causa do Problema Para o Seu Leitor

A primeira parte do seu texto irá apresentar a promessa e o problema. Você não precisa prolongar muito nessa parte.

Menos é mais.

Apenas mostre de maneira clara e objetiva que tipo de problema você pretende ajudar o leitor a resolver.

A terceira parte do conteúdo é algo que você precisa demorar um pouco mais. Esse é o momento de apresentar a CAUSA do problema.

Vou continuar com o exemplo do inglês.

Nesse momento do artigo você precisa mostrar para o leitor o motivo pelo qual as pessoas demoram muito para aprender inglês.

A apresentação da Causa precisa estar diretamente ligada a oferta do seu produto.

Nunca esqueça disso.

O seu conteúdo está falando de um problema que o seu produto irá resolver, portanto, a causa do problema precisa ser completamente solucionada pelo seu produto.

Ex: Sabe por que as pessoas demoram tanto para aprender inglês?

Simples. Elas ficam tentando aprender a falar um idioma ao invés de treinar situações específicas. 

Vou te explicar. Quando você era uma criança, você começou aprendendo coisas básicas como por exemplo: Pedir água, falar que está com fome, falar que está com sono, pedir o seu brinquedo favorito ou simplesmente chamar seu pai e sua mãe. 

Quando você está aprendendo inglês, comece aprendendo situações específicas ao invés de tentar aprender palavras aleatórias ou decorar textos aleatórios. 

Pense na situação de fazer o Check-in em um Hotel. 

Imagine que você começa a treinar para passar por essa situação em Inglês, chegará um momento que você estará treinado para passar por aquela situação. 

Todo o vocabulário daquela situação será gravado na sua mente para nunca mais esquecer. 

E é assim que você vai aprendendo um novo idioma, como na vida real. 

Percebe a diferença de um texto com estrutura?

Espero que você esteja prestando atenção em cada parte desse conteúdo e entendo a diferença entre conteúdos que dão dicas e conteúdos que mostram uma solução completa.

Passo número 03: Apresente a Solução e Faça uma Oferta

A solução irá representar boa parte do seu conteúdo. É nessa fase que você irá ensinar o seu público  a seguir um caminho específico.

Os melhores formatos de conteúdos são aqueles que permitem que o leitor faça uma descoberta e tenha um próximo passo a seguir.

No exemplo do Inglês qual foi a descoberta?

“Eu não consigo aprender inglês rápido porquê estou tentando aprender palavras ao invés de situações”.

Só essa descoberta já faz o conteúdo ser extremamente valioso, concorda?

Mas a solução é mostrar na prática como o leitor pode seguir a sua orientação após a descoberta.

É nessa fase que você deverá apresentar os passos, pilares, para o seu público seguir.

Continuando o exemplo do inglês:

“Ex: Agora eu vou te mostrar como você pode simular situações da vida real em inglês…

 Eu quero que você assista a essa cena desse filme. Na cena em questão o ator está fazendo um  check-in, você irá fazer o seguinte… 

Passo número 01
Passo número 02
Passo número 03″

Esse é o momento de explicar o que a pessoa precisa fazer para alcançar o resultado.

É extremamente importante que a solução tenha relação direta com o seu produto ou serviço.

Se você criar conteúdos com essa estrutura, suas chances de transformar artigos ou vídeos em faturamento aumentam consideravelmente.

Infelizmente, existem muitas agências que fecham contratos de produção de conteúdo e não conseguem gerar resultados de vendas para os seus clientes.

As visitas aumentam mas o faturamento não aumenta.

Como transformar Conteúdo em Faturamento e Vender esse Serviço


Se você é empresário, use essa estrutura para criar seus conteúdos.

Se você é consultor ou dono de agência, você pode vender esse serviço para os seus clientes.

A criação de uma linha editorial, um pacote de conteúdos para gerar mais visitantes, leads e vendas.

Com esse conhecimento sobre produção de conteúdo para geração de vendas, qualquer empresa pode transformar visitantes em potenciais compradores.

Chega de ficar escrevendo artigos que geram likes, compartilhamentos mas não geram lucro para a empresa.

Chega de gastar horas produzido conteúdos com listas, tutoriais e inúmeras informações que no final das contas não ajudam o cliente a tomar uma decisão.

Repare em como esse artigo que você está lendo foi escrito.

Se você reparar o texto que você está lendo está seguindo rigorosamente essa estrutura.

Parte 01: Comecei o texto fazendo uma promessa (Você irá aprender a transformar conteúdo em faturamento)

Parte 02: Falei de um problema (Tem muita gente perdendo tempo e dinheiro com conteúdos que não geram vendas)

Parte 03: Falei da Causa (Existem conteúdos que geram vendas e outros que não geram vendas… Conteúdo com uma estrutura focada no problema central e outros que apenas dão dicas)

Parte 04: Apresentei a solução (Os 3 passos que eu acabei de te ensinar)

Parte 05: Virada para a oferta.

Após entregar o conteúdo é o momento de fazer uma chamada de ação mais direta, algo que tenha relação com o que você acabou de ensinar.

No caso desse artigo eu irei fazer uma chamada de ação para o Programa de Formação Expert em Vendas Online.

Nós estamos lançando uma NOVA certificação Especialista em Marketing de Conteúdo, que irá ensinar exatamente todos os processos de como escrever artigos e gravar vídeos que gerem vendas.

Se você fizer sua aplicação agora, é sua grande oportunidade de ganhar o bônus “Especialista em Marketing de Conteúdo” quando você se tornar aluno da nossa formação.

 

Conclusão:

01 – O Conteúdo só gera vendas se você fizer do jeito certo e na estrutura correta

02 – Muitas pessoas estão perdendo tempo e dinheiro com conteúdos feitos da maneira errada

03 – Você precisa criar uma linha editorial baseado em Problemas Centrais

04 – TODOS os seus conteúdos precisam gerar descobertas no seu público

05 – TODOS os seus conteúdos precisam apresentar um manual para solucionar o problema que tenha relação direto com o seu produto/serviço

06 – Você pode vender o serviço de Construção de Campanhas de Conteúdo que Geram Vendas

07 – Se você quer se tornar um Especialista em Marketing de Conteúdo, faça sua aplicação no Expert em Vendas Online

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Show o novo site, apesar de que eu acho que vocês não deveriam abrir mão do logotipo da Marketing Com Digital, que ficou característico!!! Sobre o artigo, muito bacana a essência do texto e a metodologia de abordagem que vocês usam! O Natanael é fera né… rsrs Honestamente falando, caso me permitem uma observação, só achei o texto um pouco grande, delongado! Mas no geral, conseguem transmitir bem a mensagem!! Parabéns!! Encurtam um pouco mais a mensagem de vocês, e ficará perfeita!! 😉

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  2. Natanael…todos os posts de um blog devem ter esse estrutura? Aproveitando, o novo tema do site ficou excelente, mais clean e mais agradável para ler! Parabéns

    Responder

    1. Natanael Oliveira

      Opa Luis, tudo bom?

      Existem outros formatos de conteúdo que mudam um pouco essa estrutura mas somente na parte da solução.

      A ideia da promessa, causa são fundamentais para qualquer conteúdo que queira gerar uma ação ao final.

      Muito obrigado pelo feedback!

      Grande abraço e vamos em frente.

      Responder

    1. Natanael Oliveira

      Opa Gleidson! Você tem toda a razão.

      Esse é um tema pouco discutido no mercado, apesar de isso ser ruim para os empresários é uma ótima oportunidade para os profissionais que irão ajudar a resolver esse problema. rs

      Você irá começar a perceber conteúdos que tem essa estrutura você tem mais interesse em continuar lendo e depois tomar uma ação final, diferente de outros formatos que o conteúdo não te segura e também não te motiva a tomar uma ação.

      Responder

  3. Fantástico o conteúdo Natanael… é um passo a passo detalhado para quem está começando no mundo do marketing digital ou até mesmo quem já tem agência ou clientes, é muito boa a simplicidade que você explica o conteúdo.

    Responder

  4. Natanael parabéns pelo conteúdo, estou iniciando agora com um site e meus artigos são totalmente voltados para entregar dicas e não artigos para vender. Vou começar a implementar essas dicas agora mesmo.

    Responder

    1. Natanael Oliveira

      Opa Ronaldo! Fico feliz em ajudar na nova estratégia.

      Tenho certeza que você irá colher excelentes resultados. 😀

      Vamos em frente

      Responder

  5. Muito bom este conteúdo, além de informativo é bastante didático, uma vez que o texto já contém em sua própria estrutura a função que se propõe a realizar. Metalinguagem pura!
    Obrigada pela partilha.

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    1. Natanael Oliveira

      Muito obrigado pelo feedback Camila! 🙂

      Nós sempre usamos essa estrutura para textos e vídeos de vendas mas começamos a usar em conteúdos e os resultados tem sido impressionantes.

      A ideia é criar um ambiente de vendas que possa gerar uma boa experiência de descoberta para o cliente.

      É um trabalho mais avançado mas os resultados são excelentes.

      Responder

  6. Parabéns pelo conteúdo Natanael estou me aprofundando nesse assunto, sem dúvidas essa estratégia é uma mina de ouro se for bem planejada e aplicada.
    Abraços

    Responder

    1. Natanael Oliveira

      Opa Wagner! Muito obrigado pelo feedback. Concordo com você.
      Esse é um modelo para ser planejado e executado com muita atenção aos detalhes.

      Fazendo isso as possibilidades de resultados são enormes. 🙂

      Grande abraço e Vamos em Frente

      Responder

  7. Ótimo material Natanael. Ajuda também na criação de posts de forma geral, pois quem não é da área sofre pra escrever um bom artigo. Com uma estrutura lógica facilita o desenvolvimento. Abraço

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  8. Esse foi o melhor Conteudo que eu ja li até hoje. pena que não tenho condições de comprar o curso Especialista em vendas online mas pra quem ler meu comentario e tiver condições de adquirir esse curso por favor comprem pq eu tenho certeza absoluta que esse curso vai transformar sua vida. um dia vou ter condiçoes de comprar esse curso eu sei que vou.
    Ah…por favor continue postando conteudos assim. Parabens Natanael voce é o melhor!

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  9. Já venho acompanhando o trabalho de Natanael a um tempo, e a qualidade do seu trabalho é inquestionável. Parabéns Natanael, e sua equipe. Estou me lançando agora, no universo do Marketing Digital e os seus conteúdos Natanael, são de muita qualidade e me ajuda bastante.

    Grato! E Sucesso sempre…

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  10. Deus o abençoe Natanael!
    Esse é um modelo de artigo rei que aprendi em um PLR por Jimmy D. Brown, um pastor super generoso.

    Infelizmente na época o Google tradutor não era o que é hoje, porém, aprendi em partes.

    Seu artigo veio esclarecer algo que li a uns 5 anos e me tirou todas as dúvidas.

    Espero que todos que lerem esse conteúdo o ponha em prática, pois muitos estão vendendo essa informação por aí.

    Você tem alguma restrição para o uso desse conteúdo?

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  11. Esse post é simplesmente extraordinário. Assim como vários outros seus aqui publicados. Só faltou um jeito, um botão ou coisa parecida para enviar o texto ou o link por email. Como é que eu faço? Desculpe minha inexperiencia

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  12. Realmente você é fera Natanael virei seu fã te sigo a quase 2 anos, essa estrutura serve para fazer páginas de produtos e você usou essa por estrutura para fazer sua página de “kit de autoridade” e as demais páginas

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  13. Concordo quando o Natanael diz que o Conteúdo desarma as pessoas.
    Com certeza é a melhor forma de tentar vender todos os dias , entregando conteúdos relevantes para a minha audiência.
    Parabéns Natanael!! Excelente artigo.
    Sou aluno e tenho aprendido muito!

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