Como Usar o Facebook Ads de Maneira Inteligente e Ter Resultados Nos Primeiros 30 Dias

(PS: Link da palestra no final do artigo)

Você irá executar a sua primeira campanha no Facebook Ads, a sua verba é limitada e o tempo escasso. E agora você pensa: Como usar o Facebook da maneira mais inteligente que possa me gerar o máximo de resultado possível considerando tempo e investimento?

Talvez, hoje, para você essa pergunta pode parecer impossível de responder, há alguns anos atrás eu também não saberia o que fazer.

Felizmente, hoje eu tenho uma sequência para as minhas atividades, após dezenas de campanhas executadas aqui na Marketing Com Digital eu consegui desenvolver uma ordem de prioridade do que deve ser feito nesse tipo de situação.

Eu vou compartilhar com você como foi essa descoberta e quais os segredos relacionados à cada uma dessas etapas. Vamos lá?

Você irá aprender como usar o Facebook Ads de maneira inteligente, esqueça os achismos ou testes infinitos, você não tem tempo ou dinheiro para isso…

Agora eu vou te pedir 2 coisas:

1º Eu sei que muito provavelmente você chegou aqui porque buscava um tutorial de “Como Usar o Facebook Ads”, o meu objetivo é te mostrar exatamente como alcançar o máximo de resultado com o Facebook utilizando APENAS os recursos necessários, acredito que você assim como eu não gosta de queimar dinheiro…

Por isso peço que tenha paciência, eu vou te mostrar “o que” você precisa fazer para então partir para o “como”.

2º Siga essa estrutura do início ao fim e depois me fale quais foram os resultados.

 

Quem irá comprar o produto?

Pode parecer simples, mas acredite, não é…

Já acompanhei dezenas de campanhas de empresários onde o produto escolhido para ser vendido em um novo projeto não era condizente com o público que estava sendo impacto, e o resultado foi sempre abaixo do esperado, isso quando não era negativo na proporção Investimento x Retorno.

Eu sugiro fortemente que o primeiro passo para cada novo projeto de publicidade online tenha um direcionamento específico, dessa forma as chances de você encontrar o público ideal para o seu produto são muito maiores.

Vou exemplificar para que fique mais claro…

Nós temos um grupo chamado Masterclass Expert em Vendas Online onde os alunos se tornam especialistas em vender todos os dias. Nesse grupo oferecemos todos os tipos de processos que uma agência digital enxuta precisa para ser construída. Ao mesmo tempo esses mesmos processos são aplicáveis para criação de equipes para todo tipo de negócio.

Em outras palavras, o grupo Masterclass se encaixa para as necessidades das pessoas que querem montar a sua agência digital lucrativa e enxuta, assim como os empresários que querem montar as suas equipes de vendas online.

Dito isso, concluo que basicamente temos dois grandes públicos para esse produto: Consultores e Empresários

Sempre que decidimos montar uma estratégia de vendas para o grupo Masterclass nós escolhemos a linha mestre, ou seja, iremos falar diretamente com os consultores ou com os empresários?

Esse é um momento muito importante, pois irá impactar nas audiências dos seus anúncios, a maneira como irá escrever, os ganchos para as suas copies e entre outras coisas.

Seguindo esse exemplo, para vendermos o Masterclass nós aplicamos uma sequência de e-mails para a nossa base de e-mails fazendo uma oferta para o programa ou então convidando para uma palestra gratuita que ofereça o Masterclass ao final com algum tipo de bônus.

Essa é uma página de exemplo → Expert em Vendas Online Masterclass com Bônus

Mas, antes de tudo isso acontecer é necessário construir uma lista de e-mails e é nessa hora que o plano de ação inicial entra em prática.

As pessoas que acompanham esse tipo de oferta são pessoas que entraram na nossa lista baixando algum tipo de ímã digital que fale sobre consultoria, como por exemplo esse aqui:

Por isso que a oferta faz sentido, as pessoas entraram na lista de e-mail buscando algum tipo de material que fale sobre consultoria, logo após o Natanael mostra que existe um método para construir uma Agência Digital Lucrativa e Enxuta.

Uma vez definido o público o passo seguinte consiste em criar uma linha mestre para a copy de todas as páginas e anúncios.

Agora você precisa criar uma  Linha Mestre para a sua Copy

Como mencionei no tópico anterior, definir o público é muito importante porque irá impactar em todas as outras etapas.

O mesmo acontece com a Linha Mestre da Copy que, ao ser escrita, se torna a base para tudo. Com essa copy em mãos a Equipe de Conteúdo e Aquisição é capaz de gerar os conteúdos e divulgá-los para atrair novos clientes.

Colocamos muita importância na Linha Mestre da Copy, ou Copy Principal, porque após anos criando cartas de vendas o Natanael identificou que uma boa copy é capaz de salvar um anúncio, ímã, ou lista ruim. Isso significa que mesmo com a melhor estratégia, se você não tiver uma boa copy(em todas as etapas da campanha completa), pode ser que os resultados esperados não sejam alcançados.

Ps: O objetivo deste artigo é mostrar o plano de ação inicial em um novo projeto, mas caso você queira se aprofundar nesses 2 tópicos que abri no parágrafo anterior, vou deixar alguns materiais gratuitos complementares.

Como Criar Copy Para Anúncios Que Vendem Todos Os Dias

Tráfego Pago: Aprenda a Comprar Tráfego no Facebook Com Inteligência

Como Gestor de Aquisição a minha responsabilidade consiste em pegar a Copy escrita pelo Natanael e aplicá-la/adaptá-la nas páginas de captura, nos e-mails da campanha de aquisição e nos anúncios.

Para que fique mais claro como fazemos isso, vou mostrar os bastidores de uma campanha que fizemos para uma aluna que é Coach e oferece um serviço de Marca Pessoal, ela basicamente consegue mudar/transformar a imagem que as pessoas tem sobre você para uma imagem positiva.

Vamos dizer que você queira fechar melhores negócios, mas possui grande dificuldade em chegar nas grandes empresas ou ser bem visto por elas, a nossa aluna consegue trabalhar a percepção das pessoas para que você passe essa imagem de pessoa de negócios comprometida com resultados.

Nessa imagem você verá o formulário de uma pessoa que demonstrou interesse pela consultoria de nossa aluna, preste atenção nas respostas:

Agora veja qual foi o resultado da copy aplicada no anúncio:

Essa foi uma campanha com investimento aproximado de R$ 300,00 durante 15 dias que gerou 8 aplicações e fechamento de 3 consultorias no valor de R$ 4.000,00 cada uma. Esses foram dados imediatos apresentados pela aluna, ainda restavam aplicações para serem conversadas, isso significa que ainda havia a possibilidade de mais fechamentos rsrs.

Não estou dizendo que para todos os mercados esse mesmo cenário irá se repetir, na verdade cada nicho possui a sua particularidade, mas o que eu quero mostrar com esse exemplo é que é possível gerar bons resultados com baixo investimento em Facebook Ads, para isso você precisa ter um bom plano e uma Copy irresistível.

Bom, existem  mais duas etapas após a criação da Linha Mestre para você seguir e algumas recomendações particulares que você precisa ter antes de colocar a sua campanha no Facebook no ar, porém, esse artigo está longo demais.

Se você quer continuar com o checklist completo, assista a Palestra Gratuita que eu gravei mostrando Como Gerar Resultados Com o Facebook nos Primeiros 30 Dias (Com PDF Gratuito).

Clique AQUI para assistir a Palestra Gratuita e Baixar o seu PDF.

Nessa palestra eu aprofundo nos exemplos que mencionei ao longo do artigo e faço algumas considerações adicionais.

Então é isso…

Não esqueça de voltar aqui e me dizer o que achou da palestra.

Um forte abraço e fica com Deus!

Gustavo Scomparim
Gestor de Aquisição de Novos Clientes e Analista de Métricas e Monetização, responsável por diversos treinamentos do Portal de Membros VIP, Manual de 7 Passos Para Criar Uma Campanha de Aquisição e Certificação de Tráfego Pago

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