3 coisas que eu aprendi com a Disney sobre como vender todos os dias

Há 1 ano eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e conversar por alguns minutos com um dos profissionais de marketing digital que eu mais admiro, seu nome é extremamente conhecido no Brasil e no Mundo, Mr Dan Kennedy.

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Conheci o Dan Kennedy na Disney, no Magic Kingdom. Falei um pouco sobre a admiração que os brasileiros tem do seu trabalho, me apresentei como membro do mastermind do Ryan Deiss e Frank (War Room) e falei rapidamente sobre o trabalho que a Marketing Com Digital tem feito no Brasil.

Pois bem. Tempos depois eu vejo um treinamento no GKIC falando sobre a Disney.

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Imediatamente lembrei do nosso encontro na Disney e fiquei muito feliz quando ele disse mais ou menos o seguinte: “Eu vou para a Disney para estudar sobre negócios”.

Se você precisa de mais alguns incentivos para ir para a Disney, veja o que o Dan Kennedy disse:

“You’ve got to go to study, because Disney is more adept than anybody else on the planet at getting everybody to spend more than they intended, a lot more, and still be happy about it”

No texto acima ele basicamente que a Disney é a melhor do planeta em fazer com que as pessoas GASTEM MAIS do que elas planejavam… MUITO MAIS e mesmo assim, ainda continuam felizes com isso.

A Disney Superou Las Vegas quando o assunto é gastar dinheiro por dia

“It’s now four years ago that Disney World surpassed Las Vegas in dollars per head per day.”

Essa métrica identifica gastos individuais feitos diariamente, isto é, quando cada pessoa em média gastou durante cada dia nos parques da Disney X cada dia em Las Vegas.

Incrível, hein?

Fiquei muito animado quando vi essa apresentação do Dan Kennedy, pois na primeira vez que fui para a Disney fiquei impressionado com TUDO, mas com o olhar de negócios, vi que aquele era o ambiente perfeito para gastar muito e mesmo assim ficar feliz.

Assim como no caso do Dan Kennedy, eu nunca tinha ido para a Disney quando criança, apenas adulto, e por isso minha percepção foi completamente diferente e minha atenção estava voltada para vários outros detalhes que pudessem me inspirar sobre estratégias de negócios.

Quando encontrei o Dan Kennedy na Disney era minha primeira vez (dei muita sorte), mas depois fui por mais duas vezes.

Cada vez prestando mais atenção (e me divertindo muito, obviamente).

Mas vamos agora para três coisas extremamente importantes que eu vi na prática acontecendo e que o Dan Kennedy também destacou em sua palestra.

 

01 – O Poder do MagicBand: Facilite a Compra e Venda Mais, Muito Mais…

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Se você não foi recentemente não teve a experiência de ver o MagicBand em prática. O MagicBand que na melhor tradução significa “Faixa Mágica” é a expressão exata do que significa facilitar a vida das pessoas no parque.

 

Com essa pulseira você pode ter de uma só vez:

  • A chave do seu quarto no hotel (Basta usar o sensor para liberar sua entrada
  • A pulseira substitui o ticket de papel para você entrar no parque
  • O MagicBand substitui o “fastpass” que é um ticket extra que você compra para não pegar filas nas atrações.

e o MELHOR de todas as funções…

Com ele você substitui o DINHEIRO e o cartão de crédito na hora de fazer compras.

Ou seja, uma vez que você está na loja e quer fazer alguma compra, basta que simplesmente você use sua pulseira mágica para finalizar a compra.

Existem estudos que mostram que comprar com cartão de crédito gera um “desconforto” menor que comprar com dinheiro… afinal, o dinheiro você entrega e não recebe de volta.

Já o cartão de crédito você por alguns instantes entrega e depois pega de volta. Já pagamentos como no MagicBand você simplesmente faz um movimento com o braço e pronto.

É muito provável que você já tenha desistido de fazer alguma compra pois na hora do pagamento a máquina de cartão de crédito falhou, ou a compra por qualquer razão que seja não foi aprovada.

Então você acaba desistindo. Afinal, está muito difícil comprar.

Por alguns meses nós perdemos dezenas de milhares de reais em vendas devido a problemas com ferramentas de pagamento.

Era enviado um procedimento para pagamento, a pessoa passava o cartão de crédito e a aprovação demorava cerca de 10-15 horas.

Em algumas vezes, a empresa não autorizava a transação e todo o processo deveria ser feito do zero. Resultado?

Nesse processo algumas pessoas simplesmente desistiam.

Nós criamos um novo procedimento junto uma nova empresa que faz o intermédio dos pagamentos e conseguimos diminuir o tempo de aprovação para menos de 1 horas em muitos casos.

 

Não lembro de termos perdido nenhuma transação nos últimos 12 meses por demora na aprovação.

 

Lembre-se disso: Quanto mais difícil for para comprar algo, mais fácil será desistir da compra.

 

Outro ponto que no Marketing Digital precisamos prestar MUITA, MUITA atenção e que muitas vezes ignoramos é a página de checkout.

 

O layout da página de checkout é extremamente importante. Em outro artigo iremos falar mais sobre otimização para páginas de pagamento.

Os visitantes da Disney Gastam 4x Mais do Que Eles Planejaram

The average Disney guest says they spent four times more than they budgeted for. 

Existem dois fatores extremamente importantes que geram esse tipo de comportamento.

01 – Facilidade na compra

02 – Facilidade para encontrar pontos de compra

Preste atenção nesse trecho:

Walt’s motto is, “Nobody goes ten steps without an opportunity to buy something.”

Ninguém consegue dar 10 passos sem que exista uma oportunidade de comprar algo.

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Durante uma simples caminhada você é impactado por inúmeras e inúmeras ofertas.

Isso nos leva para o tópico número 02.

 

02 – O Poder do Contexto: A Disney Elimina a Linha entre Compras e Entretenimento

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Se você já foi para a Disney sabe que os personagens não são completamente acessíveis para uma foto.

Não é como na carreta furacão ou trenzinho da alegria que basta chegar e pedir uma foto.

Em momentos específicos e com filas enormes existem pontos para bater foto com algum personagem e ganhar um autografo.

Existem restaurantes específicos dentro do próprio parque que a grande atração é o fato dos personagens estarem dentro do local.

Mas existem casos como o Chef Mickey´s que não fica no parque mas na área do Resort do Magic Kingdom.

O valor é de US$ 35,00 a US$ 59,99 por adulto.

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Olhe bem para essa foto. O pai dessa criança pagou por uma refeição ou por uma experiência? #Covardia

Esse é o grande aprendizado que como estudante você precisa implementar no seu negócio.

Como criar um contexto para a apresentação de uma boa oferta?

Ao final de TODAS as atrações na área que tem escrito “SAÍDA” você irá passar por dentro de uma loja.

Imagine o seguinte cenário…

Você entrou na montanha-russa e tem uma experiência única.

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Logo na sequência você encontra uma loja temática do StarWars.

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Isso é a chamada oferta contextual. Se você entrou em uma atração que tem relação com o espaço, na sequência produtos da NASA.

Se você foi na atração dos Piratas do Caribe, você verá produtos relacionados ao MESMO tema.

Se ANTES de vender qualquer coisa para o seu público você entregar algo de VALOR sobre aquele tema específico, será muito mais fácil gerar uma venda.

Engajar antes de oferecer é a melhor maneira de quebrar a linha entre entretenimento e venda.

Por exemplo, eu estou escrevendo esse artigo utilizando uma ESTRUTURA de CopyWriter… se você quer aprender a usar essa mesma estrutura, vou deixar aqui abaixo o link para você fazer o download gratuito.

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Percebeu a conexão?

Talvez você esteja pensando… “Mas você criou esse conteúdo de extremo valor somente para me oferecer um E-book gratuito?”

Sim e não.

A Disney surgiu como um NEGÓCIO mas também com um PROPÓSITO.

Preste muita atenção nisso.

O Propósito da Disney é Gerar Lucros, mas ao mesmo tempo é de gerar uma experiência única para as pessoas que vão para lá.

Pois se a pessoa teve uma boa experiência, continua voltando, se ela continua voltando, continua gerando lucro.

Percebe como o propósito e o lucro andam juntos?

Quando eu falo que eu estou escrevendo este artigo eu tenho 2 propósitos muito claro.

01 – Quero entregar algo de valor para você. Faz parte do meu propósito ajudar minha audiência a alcançar melhores resultados.

02 – Te colocar dentro de uma campanha de monetização.

Você vai clicar aqui. Depois vai baixar o e-book e na sequência eu irei te oferecer um treinamento que tem relação com tudo isso que estamos conversando.

Preste atenção no ciclo.

Se esse conteúdo te ajudar, você irá continuar voltando… se continuar voltando irá continuar ______? 🙂

Seja EXCELENTE no que você entrega e vender irá se tornar cada vez mais fácil.

Vamos agora para o terceiro e último ponto.

 

03 – O Poder da Comunidade e a Mudança do Modelo de Transação Para Relacionamento   

“People automatically spend more when they are a member of something than they would for the same merchandise from the same source if they weren’t a member.”

As pessoas gastam mais quando elas se sentem parte de algo.

Eu conheço pessoas que há 10 anos vão para a Disney todos os anos. Isso no começo me deixava intrigado, até que eu fui pela primeira vez.

Todas as pessoas que vão para a Disney voltam para casa pensando: “Já vou planejar a próxima vez”.

Além disso, são pessoas que irão influenciar outras pessoas a terem a mesma experiência.

Pessoas que irão falar para você “Você TEM QUE IR”.

Esse é o MAIOR influenciador de vendas que existem, pessoas que estão próximas a você que simplesmente dizem: “Você TEM que fazer x,y,z”.

Algumas vezes você pergunta: “Mas por que?” então vem a resposta.

Não tem como explicar, mas você TEM QUE IR.

A Disney entendeu que não se trata de conseguir uma transação, mas construir um RELACIONAMENTO.

A maioria das empresas ESQUECEM do cliente após o momento da compra.

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Existem inúmeras comunidades de pessoas que estão se planejando para a tão sonhada viagem para a Disney.

Pessoas que planejam 3,6, 12 meses antes de ir.

Nessa apresentação Dan Kenndy nos explica algo extremamente importante sobre construção de relacionamento ANTES da compra.

“For the most part, most of my clients are asking people to buy something pretty quick”

As pessoas tentam vender rápido demais. Isso significa que antes de tentar oferecer algo, engajar é sem dúvida a parte mais importante.

Todos os dias milhares de pessoas estão indo para a Disney, algumas se planejaram há 1 ano, outros há 3 meses, mas NAQUELE dia elas estão lá.

O que eu aprendi é que TODOS os dias você deve estar criando relacionamento com novas pessoas que possam se tornarem seus clientes, isto é, se TODOS os dias você plantar novas sementes, com o tempo, todos os dias você terá algo para colher.

Simples assim.

Não é uma campanha automática que irá fazer sua empresa ter sucesso por anos e anos… mas é a cultura de mudar o seu modelo de negócios de transação para relacionamento.

Não me importa se você não vai COMPRAR HOJE, o que importa é que HOJE eu entreguei algo de valor para você.

É somente uma questão de tempo ou mudança de cenário para que você dê o próximo passo. Simples assim.

Conclusão:

A criação de uma estratégia de vendas eficiente é simplesmente o reflexo de um modelo de negócio centrado 100% no CLIENTE e na experiência do seu público.

Quer fazer sucesso? Encante o seu público

Quer ganhar dinheiro? Resolva problemas

Quer vender todos os dias? Crie novos relacionamentos todos os dias.

Espero que você continue por aqui, fazendo parte da nossa comunidade e que continue querendo ser nosso amigo(a).

Ah… Mais uma coisa.

Depois de encontrar o Dan Kennedy na Disney e descobrir que ele estava lá estudando, acho que assim como no meu caso, você agora tem boas razões para planejar uma viagem para Disney.

Você vai precisar fazer um investimento financeiro, em outras palavras, transformar seu conhecimento em faturamento.

Felizmente você está no lugar certo. 🙂

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Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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