Consultoria AO VIVO: Campanha para vender roupas para gestantes




Uma das perguntas que mais se repetem no mundo do marketing digital é: Essa Campanha Funciona para Ecommerce? Funciona para loja física… e a resposta é sempre, sim, funciona muito bem…

Mas para não ficar somente em palavras, preparei uma aula mostrando na prática como seria uma consultoria de vendas online.

Existem alguns pontos dentro de um Ecommerce, ou uma loja física que precisam ser bem avaliados pelos proprietários e consultores com bastante atenção, afim de evitar erros e fracassos em seus negócios.

Nesse artigo falaremos basicamente sobre o posicionamento da Loja, como colocar a Campanha para rodar, a questão do Tráfego do Atendimento e orçamento, carrinho e compra finalizada.

De todos esses pontos o Posicionamento deve estar no topo das suas atenções, atualmente os empresários tem cometido vários erros.

Fique atento e se torne  um diferencial.

O empresário cria a loja física, acredita que seus produtos são de ótima qualidade, tem a melhor relação custo benefício, eficácia ,proposta e pronto já está com o sucesso garantido.

Mas saiba que isso no final não importa!

Se o seu cliente não tem acesso ao produto e o pior não percebe um diferencial naquilo que você estar oferecendo, ele não vai te dar preferência.

O Que Significa Posicionamento?

É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado.

O posicionamento de um produto é como compradores potenciais o veem e é expressado pela relação de posição entre os concorrentes.

Dessa forma, quanto mais concorrente o mercado, maior é a necessidade de você posicionar acertadamente o seu produto.

Isso precisa ser feito de forma clara, eficiente e CRIATIVA.

Por Exemplo:

Você pode ter um produto idêntico ao seu concorrente: embalagem, preços, benefícios e etc.

No entanto, se o seu concorrente tem um posicionamento melhor do que o seu na cabeça do seu público-alvo, você precisará avaliar em que pontos eles estão melhor posicionados: É a Confiança o prestígio?

Nesse caso você terá que oferecer também algo em troca, seja o menor preço ou uma garantia maior.

Esta tarefa requer muita atenção para que você seja  assertivo no alvo, pois algumas vezes a imagem que os clientes têm sobre a empresa não está de acordo com  a que a organização quer transmitir.

O primeiro ponto a ser analisado ao se trabalhar com Ecommerce:

  • Como está posicionado e qual o seu    diferencial?

Exemplos de Empresas Posicionadas:

  • SUBWAY- Alimentação “mais saudável”
  • Sturbucks- Café Premium
  • Dominu´s -Entrega muito rápida- Delivery

Você sabe o que é Nincho de Mercado?

Nicho de mercado é um segmento com características especiais em termos de necessidades a serem atendidas.

Isso significa a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica de determinado público.

Ao escolher uma linha de produtos e trabalhar em um segmento de mercado específico você pode concentrar todas as suas energias, estreitando o foco de sua atenção para ser o melhor, ser um expert, naquele nicho.

Conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo a ponto de poder satisfazer plenamente suas necessidades.

Em nosso estudo de Caso do vídeo acima temos um Ecommerce de Roupas para gestantes. 

Através dos mecanismos de buscas do Google, se o público alvo realizar a pesquisa através das seguintes palavras: Roupas para gestantes lindas já será possível gerar um tráfego qualificado de pessoas pesquisando especificamente por isso.

Você já poderá trabalhar esse posicionamento:

Toda mãe merece ser linda… Sempre

Essa proposta de valor tem que estar presente, é fator essencial.

Abordagem

Na página em estudo o foco de conteúdo não está coerente com a mensagem proposta,pois as mães estão tratando de imagem pessoal, bem estar, corpo, moda para gestante e não sobre nidação, enjoos, teste de gravidez.

Para a construção da mensagem é importante focar no posicionamento, nesse caso ao se procurar por: “estou me sentindo feia e gorda”, encontramos várias pesquisas no google.

Você utilizará esse gancho para a elaboração de vídeos e conteúdos direcionados às mulheres que estão se sentindo dessa forma e desejam ficar lindas.

Campanhas:

Sequência de Artigos

Você não falará diretamente do produto, mas levará informações sobre como resolver o problema. Nesse caso a loja oferecerá roupas que valorizam a mulher grávida, acessórios ideais, moda, tendências para gestantes e só no final irá gerar a oferta.

O ideal é um modelo de portal com informações úteis e gratuitas para o seu público alvo e dentro dele a oferta dos produtos da Loja, mas somente após a entrega de um conteúdo de valor.

Clube de Compras VIP

O clube de compras Vip irá apresentar um convite exclusivo com ofertas exclusivas em tempo determinado.

Educação + Contexto

Você oferece um conteúdo relacionado a campanha do momento ( Ex: moda Primavera-Verão, Campanha Dia das Mães, Dia da Mulher, etc…) As campanhas mudam ao decorrer do ano.

Movimento

Divide-se basicamente em dois pontos:

Tráfego: Movimento de pessoas na Loja

Lista: Elaboração de Ebook gratuito, sugestão de tema baseada no posicionamento:

  • O que fazer se você se sentir gorda e feia na gravidez? ( contendo o problema, a causa e a solução)
  • 10 looks para grávidas

Através desses conteúdos você irá gerar uma lista de e-mails contendo clientes em potencial.

Atendimento / Orçamento:

A Realização de uma consultoria individualizada ao cliente através do Site ou do Blog, com fotos dos produtos ou serviços, preços e informações.

Mesmo se você possui uma loja física é muito importante possuir uma página para divulgação dos produtos, o cliente não poderá realizar a compra, mas será possível visualizar o produto, fazer uma reserva e adquirir na loja física.

Carrinho:

Compras reservadas pelo cliente na eminência de finalizar uma compra.

Se o cliente abandonar o carrinho?

Não tem problema, inicie o processo:

Continue gerando valor e educando ao seu cliente, ao final de cada educação faça uma oferta contextual.

Até o Momento da Compra Finalizada.

Não Esqueça:

Na internet a Autoridade é o que faz você vender;

Quem Educa Vende Mais.

Eduque,

Entregue Conteúdo de Valor e os resultados serão visíveis.

Gostou desse Conteúdo?

Quer saber mais?

 

Para saber mais sobre o nosso programa de formação Expert em Vendas Online, assista aqui a apresentação completa.

Grande abraço
Até a próxima

 




Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Melhor impossível!! Esse vídeo vai ajudar, e muito, na criação de projetos e campanhas para clientes de ecommerce e também para o meu próprio site. Muito obrigado e meus parabéns à toda equipe!

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  2. Top Natanael… Muito show de bola… Faço parte do Programa de Certificação Expert em Vendas Online e só tenho a dizer maravilhas dessa formação (transformação de vida).

    Responder

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