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Nos últimos 6 meses o mercado de prestação de serviços profissionais relacionados ao segmento do Marketing Digital tem superado todas as margens de investimentos dos últimos anos, e ao contrário do que tem acontecido com o PIB do Brasil, o mercado consolida o crescimento de 14% em 2015.

Essa foi uma notícia publicada recentemente no site ADNEWS com o título “Não há crise no Marketing Digital.” No ano de 2014 o investimento em marketing digital ficou na casa de 8.3 Bilhões e em 2015 na casa de 9.3 Bilhões.

Vale ressaltar que esse número contempla o investimento em Publicidade Online e contratação de serviços de consultoria, não foi colocado nessa conta o investimento em educação, envolvendo cursos de pós-graduação e treinamentos online.

Agora vamos entender um pouco desse “Fenômeno” chamado “Apesar da Crise, Marketing Digital só cresce”.

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Esse na minha opinião é o título mais acertado para definir o momento atual que estamos vivendo no mundo do Marketing Digital em especial na venda de serviços profissionais, onde a maioria das empresas tem cortado gastos em diversos setores de suas empresas, encerrado contratos com agências, encerrado campanhas offline e uma série de outras ações, porém, passaram a investir cada vez mais em publicidade online.

Existem algumas razões básicas porque isso tem acontecido e neste artigo eu quero apresentar algumas delas.

01 – Controle do Investimento X Resultado

Quando uma empresa investe em publicidade online, seja em compra de tráfego ou na contratação de uma consultoria, a medição dos resultados é muito mais apurada que qualquer outro tipo de mídia.

Imagine por exemplo empresas que estavam investindo em anúncios em Revistas, como mensurar corretamente o impacto desse investimento nas vendas?  Como saber exatamente quantas pessoas viram o anúncio na revista e então tomaram a decisão de procurar pelo produto ou serviço oferecido?

Por cerca de 2 anos e meio eu trabalhei diretamente com a produção e venda de publicidade em ônibus, os chamados Busdoors. Naquela época quando eu ia visitar as empresas para vender publicidade em ônibus, nas minhas mãos estavam dados relacionados a visibilidade que a mídia iria proporcionar para o cliente.

Argumentos como: 

Cada ônibus irá impactar X pessoas, sua mensagem será vista nas seguintes regiões, onde existe o perfil X de público e assim por diante.

Não estou desqualificando esse tipo de mídia ou qualquer outra offiline, cada uma tem sua importância dentro de uma estratégia de mídia integrada, PORÉM, nesse momento no Brasil, visibilidade não é o que as empresas estão buscando e PRECISANDO, os empresários precisam de números precisos que somente a internet pode oferecer.

Essa é a principal razão pela qual o digital está crescendo a cada dia, pois é possível mensurar com precisão cada REAL ou DÓLAR investimento.  Falo dólar porque algumas plataformas de publicidade são internacionais e os pagamentos são feitos em Dólar.

Eu cuido de uma empresa que faz investimento em plataformar que cobram em dólar e do começo do ano para cá, viram o custo por aquisição de cliente aumentar em mais de 200%. E é nesse momento que a mensagem precisa ser trabalhada com mais atenção, o anúncio precisa ser segmentado da maneira correta e a oferta deve ser PRECISA.

02 – Alteração em Tempo Real e Engajamento

Eu nunca consegui olhar para um anúncio em uma revista e deixar um recado logo abaixo, fazendo uma pergunta sobre o produto ou serviço, e você? A grande vantagem dos anúncios feitos ONLINE está exatamente no feedback diário não somente com relação aos resultados em termos de vendas, mas principalmente na validação da qualidade da mensagem apresentada para o público.

Nós já colocamos alguns anúncios no AR que foi retirado horas após sua publicação, pois muitas pessoas não estavam entendo a mensagem ou deixando comentários negativos. Agora imagine uma empresa que investe em outdoor, busdoor ou até mesmo em revista? É possível mudar um anúncio depois que ele foi impresso? É óbvio que não.

No mundo da publicidade online, o teste é obrigatório e a busca por resultados cada vez melhores, é o que faz com que a empresa possa vender cada vez mais, gastando menos.

03 – Tempo de criação

Se engana quem acha que não é preciso planejar uma campanha de publicidade online ou ações de marketing digital que envolvem anúncios + conteúdos. O planejamento é saudável e ajuda a economizar MUITO dinheiro. Porém, a logística de ativação de uma campanha é extremamente simples e pode ser ativada em um curto espaço de tempo.

Quando eu trabalhava com impressão digital, meu trabalho envolvia diretamente a impressão de adesivos e lonas, o tempo de produção era algo fundamental no fechamento de novos contratos.

Por muitas vezes nós perdemos vendas, pois o evento seria em alguns dias e nosso tempo de produção não seria o suficiente para atender aquela demanda. Por diversas vezes alguma falha durante a impressão acaba gerando um atraso na entrega do material, esse era outro grande problema.

Você já deve ter percebido que tudo hoje precisa e tem que acontecer MUITO, muito rápido. A internet é a mídia mais rápida de maior impacto e melhor mensuração. É somente questão de tempo para que ela se torne o PRINCIPAL canal de publicidade. Estou a cada dia mais certo disso.

Assista o vídeo abaixo e veja como aproveitar essa incrível oportunidade que estamos vivendo no Brasil.