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3 Maneiras de criar conteúdo mesmo sem criatividade

A lógica da produção de conteúdo é essa: faça um bom conteúdo (vídeo, texto, podcast…) e atraia a atenção do seu público, e de possíveis clientes, com ele.

Mas o que você faz quando está sem pautas e criatividade? Como você cria um conteúdo nessas situações?

Para que você não ponha mais as mãos no rosto e olhe para baixo sem saber o que fazer, separei 3 dicas que uso no meu cotidiano para não passar por essa situação.

1- Consulte conteúdos anteriores

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Talvez você nunca tenha passado por isso, mas conheço muita gente que já teve a experiência de encontrar dinheiro em roupas quando não se lembrava mais de que aquele dinheiro existia.

Algo parecido acontece quando você visita um conteúdo anterior. Por exemplo.

Quando fiz o texto sobre 5 maneiras efetivas para atrair mais clientes, não havia passado na minha cabeça transformá-lo em uma série.

No entanto, o principal objetivo daquele conteúdo era apresentar opções diferentes de atrair público na internet, e essas opções poderiam ter uma explicação mais aprofundada.

Aproveitei essa oportunidade e criei uma série em que cada texto falava sobre 1 tópico do conteúdo principal.

Isso quer dizer que você terá que fazer várias séries de conteúdo? Não. Nada disso.

A dica de ouro é que, muito provavelmente, alguns de seus conteúdos anteriores terão mencionado algum tópico que merece uma atenção maior e que pode ser aprofundado.

É exatamente como o dinheiro encontrado na roupa: tem valor, está ao seu alcance e você não sabia que existia.

2-Estudos e questionários

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Conteúdos feitos com base em estudos e questionários podem ser muito eficazes, pois contam com uma amostragem que reflete a opinião do seu público-alvo, ou trazem uma informação que pode ser útil para a sua argumentação ao expor algo para sua audiência.

Digamos que você gostaria de escrever um texto sobre dicas de engajamento em redes sociais. É de conhecimento geral que mais engajamento, normalmente, acaba gerando mais vendas.

Mas você Já pensou como seria legal ter um estudo que mostre dados de como o engajamento pode aumentar as vendas?

Você poderia citar quais testes foram feitos, qual a taxa de vendas dos grupos que aplicaram técnicas para aumentar o engajamento em comparação com a dos grupos que não fizeram isso, entre vários outros fatores.

A própria ideia do conteúdo pode até mesmo surgir depois de você ter em mãos o estudo.

O mesmo vale para questionários, com a diferença de que você tem o poder de realizá-los, o que significa que você pode segmentá-los de acordo com as necessidades de sua empresa.

Muitos profissionais do marketing digital utilizam questionários para receber um bom feedback da sua audiência e assim criar novos cursos, produtos e conteúdos.

Não deixe que todos os dados recolhidos virem um peso morto em seu HD.

3- Notícias do momento

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Eu até poderia dizer que utilizar notícias do momento para criar um conteúdo exige criatividade, mas acho que é mais uma questão de ser sagaz e atento.

Vou te dar um exemplo…

No momento em que escrevo este texto faltam 12 dias para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, e como muitos empresários sabem, é comum encontrar certas instabilidades no mercado durante esse período, principalmente no valor dos EUA, o Dólar.

Isso significa que eu você deve fazer um texto sobre as eleições para o seu blog? De forma alguma!

Imagine que eu tenho uma agência de viagens e que ela tem um blog com dicas para quem gosta de viajar.

Eu poderia muito bem CONTEXTUALIZAR o segundo turno das eleições presidenciais como um período de instabilidade do dólar, mostrando o quanto ele aumentou ou diminuiu nos últimos dias, dando dicas sobre a compra da moeda neste momento.

Recentemente fiz isso com um tema que estava em evidência em agosto e setembro deste ano, a queda do Google Authorship, o que resultou no texto: O Google e o Facebook te deixaram na mão – E Agora?

Quem leu sabe que o foco do texto não foi o Google Authorship, e sim queda de uma política do Google, mostrando que estamos vulneráveis a qualquer mudança que as empresas de terceiros tão importantes para os nossos negócios venham a sofrer.

Resumindo: usei o acontecimento como gancho para levantar uma reflexão.

É por isso que eu disse que você precisa ser sagaz e estar alerta para poder aproveitar bem as notícias da atualidade e construir um conteúdo especial com elas.

Recapitulando

– Consulte conteúdos anteriores para procurar algum tópico que possa servir como base para um novo conteúdo.

– Utilize estudos e/ou questionários para criar conteúdos com uma argumentação sólida com base em dados.

– Através da contextualização, utilize notícias da atualidade para captar a atenção do seu público e fazer um conteúdo que possua uma informação útil.

Se há algo que um produtor de conteúdo teme é a falta de criatividade. Sem a dita cuja não temos pautas, e sem pautas não temos nada para apresentar ao nosso público.

Além destas 3 maneiras, há também a curadoria de conteúdo, uma ótima forma de garantir que você nunca ficará sem pautas. Se não sabe o que é, recomendo a leitura.

A seguir, tenho um bônus especial para quem, além de vencer a falta de criatividade, quer aplicar uma boa técnica de SEO em seu site.

Bônus especial

Se você ler o texto sobre curadoria de conteúdo verá que há um link para este texto. O motivo? Ao aplicar a técnica que ensino no texto mencionado, encontrei o tema criatividade.

Rapidamente fiz a conexão e vi que os dois textos possuem o mesmo objetivo: dar dicas de criação de temas para o nosso público.

É exatamente isso que acontece quando você usa a dica Nº1, que fala sobre consultar textos anteriores.

Se você está usando um tópico ou algo mencionado em um texto anterior para criar um novo, aproveite essa oportunidade para inserir o link do texto novo naquele que possui a fonte de inspiração.

Ao fazer isso, você não só estará ajudando o leitor a encontrar facilmente uma informação útil, como também estará melhorando o processo de indexação do seu novo texto e contribuindo para o link juice do seu site.

Resumindo: O Google gosta de quem faz isso, sem abusar, claro, e você será recompensado pelo cuidado que está tendo em guiar o leitor até a informação.

Se você quer aprender como transformar seu nome em uma autoridade na sua área de atuação, este é o seu próximo passo ideal.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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