4 dicas para quem precisa produzir conteúdo, mas não se acha capaz

4 dicas para quem precisa produzir conteúdo, mas não se acha capaz

Compartilhar

Conheço muitas pessoas que se sentem incapazes de escrever um bom conteúdo. Elas costumam listar uma série de motivos para justificar esse fato, mas eu gostaria de destacar dois deles:

  • Não sei escrever corretamente, tenho problemas com a gramática.
  • Não tenho criatividade para escrever, não sei nem por onde começar, isso não é pra mim.

Você se identifica com algum desses problemas? Se a sua resposta for sim, eu gostaria de te dizer que você tem total capacidade de produzir artigos incríveis, mas isso vai depender apenas de você.

Nas próximas linhas eu vou compartilhar algumas dicas muito preciosas com você,  elas podem ser consideradas exercícios, pois são atividades que você vai colocar na sua rotina e que vão te ajudar de uma forma tão surpreendente que você nunca vai deixar de praticar.

Se você aceitar o desafio de colocar esses exercícios em prática, vai se descobrir um excelente produtor de conteúdo.

Dica 1:  Use a gramática do mundo moderno a seu favor

Não sei gramática, vou passar vergonha. Esse clássico motivo é a desculpa perfeita. Como a pessoa acredita que é ruim em gramática,  ela se sente incapaz de escrever algo e passar vergonha, desse modo nunca se aventura a criar um artigo sequer, pois já decidiu que não vai adiantar o esforço.   Se você está nessa categoria, eu tenho duas dicas muito legais para compartilhar.

Em  primeiro lugar você deve lembrar que a língua portuguesa passou por uma modificação, se você não andou lendo sobre as novas regras,  comece a ler um pouco sobre as mudanças hoje mesmo, elas vão simplificar a sua vida.

Além disso, nós temos a tecnologia, quantos programas diferentes você conhece que podem apontar os erros de um texto? Até o Facebook faz isso.

O Google é sempre um aliado na hora de descobrir a forma correta de escrever uma palavra,  mas por algum motivo muitas pessoas não usam. Se estar com dúvida, pergunte para o Google.

Só tenha cuidado com os sites de português de Portugal, algumas vezes eles aparecem no resultado e podem confundir você, é sempre bom verificar se a url do site é .br. Se você parar para pensar escrever corretamente já foi um desafio, em outra época, agora é só questão de escolha, então faça a sua.

Dica 02: A leitura ensina em todos os sentidos

 Em nosso país aprendemos desde cedo a importância da leitura,mas infelizmente a quantidade de brasileiros que tem a leitura como um hábito é mínima. Quantos livros você já leu esse ano?

Ler é um dos exercícios mais completos que existem, porque você consegue aprender inúmeras coisas fazendo apenas uma.

Quando você escolhe ler um livro de negócios aprende preciosas lições, muitas vezes lições que demoraram 20, 30 anos para serem aprendidas pelo escritor, e que são compartilhadas com você a preço de banana.

Esse conhecimento na verdade não tem preço, porque se tivesse seria inacessível, e isso é o que eu mais gosto sobre os livros, eles são um mundo de conhecimento, por um valor simbólico. Quando você está lendo um livro de ficção está viajando pelo mundo, as vezes por um mundo que nem existe, descobrindo coisas novas em lugares muitas vezes impossíveis, mas dentro de você, eles são reais.

Esse momento de ler uma boa história é algo maravilhoso e que pode ser feito de qualquer lugar, um lugar que estejam você e um bom livro.

livros

“Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.”

George R. R. Martin  

A leitura também ensina a escrever bem e de forma criativa. Bons leitores também serão bons escritores. Quanto mais livros você ler, melhor vai escrever. Você vai perceber um aumento significativo no seu vocabulário e também vai sentir algo muito legal, as ideias fluírem da sua mente para serem colocadas no papel.

A forma como você estrutura um texto vai mudar, porque você já leu tantos textos, de tantas formas, que agora tem o seu modelo, que é a mistura do que você mais gostou com o seu estilo particular de escrita.

Sim, você tem um jeito particular de escrever, mas só vai perceber isso escrevendo.

Ler também vai te ajudar a escrever corretamente, uma vez que o seu cérebro vai memorizar as palavras da forma correta, como elas são escritas e não apenas faladas. Esse é inclusive um exercício excelente para aprender a escrever em outras línguas.

Você pode ler sobre tudo, especialmente estar sempre se atualizando sobre os assuntos da sua área, a única coisa que você não pode usar nesse exercício são revistas e blogs de fofoca e celebridades, eles não vão te ajudar nesse processo.

Dica 03: Transforme vídeos em artigos

dicas-produzir-conteudo

Esse é um exercício fácil e absolutamente eficiente. Muitas pessoas tem dificuldades com a escrita, mas são ótimas com as palavras, por isso transformar vídeos em artigos pode ser sua arma secreta para produzir excelentes conteúdos. Escolha um assunto,  grave um vídeo, de preferência em um lugar legal, com imagem e áudios bons.

Escute seu áudio e o transforme em texto, corrigindo eventuais erros de concordância. Suba seu vídeo no youtube e otimize para que ele tenha a possibilidade de ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.

Se você não sabe como fazer isso, dê uma olhada no meu mini curso de otimização de vídeos para Youtube dentro do portal de membros. No  blog estruture o seu texto e coloque o vídeo no topo, assim o leitor pode escolher entre ouvir você ou ler o seu conteúdo.

Posso então colocar só o vídeo dentro do meu blog em vez de escrever o artigo? Não.

Você precisa ter os dois ou só o texto. Usar apenas o vídeo no seu blog é muito ruim para conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca e também para o relacionamento com o seu leitor, se é um blog precisa ter texto, certo?

Esse também é um ótimo exercício para quem não tem tempo, você pode criar o conteúdo em vídeo e contratar um redator apenas para transcrever e postar para você, eu sempre indico esse modelo de trabalho para quem realmente não tem tempo de escrever. Conheci vários empresários que sempre falavam de conteúdo como algo impossível em suas rotinas, até conhecerem esse método.

Dica 04: A prática leva a perfeição

escreva-conteudo

No livro “O ponto da virada”, Malcolm Gladwell, explica que quando você pratica alguma coisa por 10 mil horas, você vira mestre. Os Beatles são um grande exemplo das 10 mil horas antes de ficarem famosos eles praticaram tanto que quando estouraram já eram mestres no que faziam. Isso quebra o mito de que quem não nasce com talento nunca vai ter capacidade.

Algumas pessoas têm talento nato para algumas áreas, outras podem ter mais dificuldades, mas pratique qualquer coisa por 10 mil horas, no começo vai parecer impossível, mas depois vai ficar tão fácil, não porque é fácil, mas porque você já fez aquilo inúmeras vezes para se tornar muito bom.

Recentemente conheci um senhor que trabalha em uma fazenda no estado de Minas Gerais. Ele estava me explicando algumas coisas que tinha implementado na fazenda.

Me contou como amansou um boi, ajudou um cavalo que estava magro porque os outros não gostavam dele e não o deixavam comer direito, como organizou os lugares onde os animais ficavam, em cerca de 30 minutos ele me mostrou algumas coisas que realizou e que melhoraram a vida dos bichos nos últimos 7 meses, que era o tempo que ele estava trabalhando ali.

Me contou também que já fez o parto de uma ovelha e salvou os dois filhotes, pois o veterinário não chegaria a tempo.

E ele me disse:

– Filha, eu não tenho estudo, sou analfabeto, mas eu sei muita coisa porque aprendi desde cedo, desde menino quando morava no nordeste, tenho experiência.

A teoria sem a experiência é morta, se você ler esse artigo e não aplicar o que eu ensinei, nada vai acontecer, mas se aplicar e praticar com afinco, vai perceber que você pode o que desejar, como eu disse no começo desse artigo, só depende de você.

Quais são as suas dúvidas sobre marketing de conteúdo? Não deixa de compartilhar comigo nos comentários,quero te ajudar.

Forte abraço e até a próxima pauta.