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3 Dicas Para Produzir Bons Conteúdos Sem Perder Tempo

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Sabe quais são os principais erros de pessoas e empresas que produzem conteúdo online com a intenção de expandir o alcance e aumentar as vendas?

1- Produzem conteúdo que não é útil para o público
2- Produzem um conteúdo útil, mas não sabem aproveitar o potencial do conteúdo para gerar vendas

E você sabe o que é pior?

Muito TEMPO é desperdiçado com isso!

Se você quer saber o que é preciso fazer para produzir um bom conteúdo, que gera vendas, sem perder tempo com isso, confira as dicas a seguir.

1- Siga um modelo de planejamento de pauta

Existem várias formas de definir uma linha editorial, criar pautas e montar um cronograma para os seus conteúdos.

Uma das mais eficazes que eu vi nos meus mais de 5 anos como redator utiliza 3 itens fundamentais:

– Tipo de conteúdo
– Para qual mídia ele será produzido
– A categoria do assunto que será abordado

A primeira coisa que você precisa saber é que tipo de conteúdo você irá produzir. É um conteúdo de listas, como este que você está lendo? É de resposta às dúvidas frequentes (FAQ)? É um tutorial?

Definindo isso você terá o esqueleto do seu conteúdo.

Depois disso fica bem mais fácil definir para qual mídia ele será produzido (caso o seu negócio trabalhe com mais de uma mídia). As mídias, no caso, são: texto, vídeo, áudio e imagem.

Por último, determine a categoria do assunto. Se você tem um blog, é muito provável que ele seja dividido por categorias. Se você ainda não sabe a importância disso, veja por que o seu blog precisa ser definido por categorias

Depois de seguir estes passos será mais fácil ter ideias sobre qual conteúdo produzir.

Exemplo:

Um blog de culinária escolhe fazer um conteúdo de lista, em imagem, para a categoria doces.
Que tal um infográfico com os 10 sabores de bolo mais pedidos para casamentos?

Apenas usando esses parâmetros é possível eliminar várias outras opções, fazendo com que você foque apenas naquilo que se encaixa dentro das condições estabelecidas, economizando muito tempo na hora da escolha do conteúdo que será produzido.

2- Valide o seu conteúdo

A validação é algo fantástico que não deve ser usado somente na hora de criar um produto. Você pode – e deve – fazer isso para definir os conteúdos que serão produzidos.

É com a validação que você descobrirá se há pessoas interessadas no assunto que você pretende abordar em seu conteúdo.

– Será que você estará tirando uma dúvida de alguém?
– A informação do seu conteúdo é capaz de resolver um problema que alguém está enfrentando?

Profissionais e empresas que querem crescer com a internet sempre devem ter isso em mente.

Para obter as respostas dessas perguntas você precisará fazer algumas pesquisas, seja por meio de enquetes, questionários, ou ferramentas diversas, como as que o Google oferece para pesquisar Palavras-Chave.

3- Aproveite bem o seu conteúdo

Você planejou a sua pauta, validou o seu conteúdo, e mesmo assim ele não deu nenhum resultado. Sabe onde é que foi a falha? Muito provavelmente foi na hora da chamada para a ação.

Se alguém está pesquisando sobre os melhores países para praticar esportes radicais na Europa, pode ter certeza de que oferecer um guia com 10 Dicas de Viagem Para Turistas no Japão não será algo atrativo.

É a mesma coisa que chegar em uma sorveteria e receber um cardápio apenas com carnes.

O seu conteúdo pode ser ótimo, mas se você não tiver algo a mais para oferecer ao público, as pessoas apenas irão explorar o seu conteúdo para depois ir embora. Você será apenas uma fonte de consultas, apenas uma Wikipédia.

Se você não quer que isso aconteça, veja, em detalhes por que os seus conteúdos não geram vendas

Recapitulando

– Para ganhar tempo na escolha da pauta, defina o tipo de conteúdo, mídia e categoria do assunto que será abordado

– Valide o assunto escolhido através de pesquisas diretas com o seu público, ou indiretas, como consultando as métricas das Palavras-Chave

No entanto, de nada adianta ganhar tempo com tudo isso se você não souber aplicar uma oferta adequada ao seu conteúdo.

Se você quer ter acesso a mais dicas sobre como aproveitar melhor seus conteúdos, confira a nossa área de membros do Marketing com Digital.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

One Reply to “3 Dicas Para Produzir Bons Conteúdos Sem Perder Tempo”

  1. Luis reply

    Definitivamente não conheço nenhum blog com artigos tão bem escritos e com conteúdo tão relevante como o de vocês. São diretos, práticos….

    Parabéns ao Natanael, a você Mateus e a todo equipe!

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