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Redes Sociais Para Negócios: Fuja Destes 4 Erros

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Cada vez mais empresas estão seguindo a tendência de criar perfis e páginas em redes sociais com a intenção de se aproximar do público e, consequentemente, gerar mais vendas.

No entanto, vários profissionais e empresas cometem erros que anulam todo o poder de divulgação e geração de resultados das redes sociais.

O mesmo poderia acontecer com o seu negócio, mas não vai, porque neste artigo você verá quais são os problemas mais comuns e como evita-los.

1- Você só tenta vender

Empresas existem para duas coisas:

1- Gerar lucro para seus investidores/donos
2- Realizar Desejos e/ou Solucionar Problemas de seus clientes

No entanto, isso não significa que a única forma de vender é exibindo o seu produto/serviço de todas as maneiras possíveis para o mundo inteiro.

O conceito de Marketing de Conteúdo deve ser aplicado às suas redes sociais. Compartilhe informações e dicas relevantes para o seu público. As pessoas adoram informações “facilitadoras” presentes na internet.

Além disso, sempre que possível, seja bem-humorado. As pessoas gostam de rir quando estão em redes sociais.

2- Você tenta ser onipresente

Quanto mais, melhor. Esse é um conceito que não combina quando estamos falando de presença online.

Há dois problemas em querer estar presente em todas as redes:

– Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest, LinkedIn… Você vai mesmo dar conta de alimentar todas as suas redes com conteúdos relevantes e mensagens atrativas para o seu público?

Não adianta publicar o mesmo conteúdo em todas o tempo inteiro, pois seus seguidores não terão motivos para lhe seguir em todas as plataformas, e assim você perderá a chance de conquistá-los de diferentes formas.

– Nem todas as redes geram bons resultados

Siga o Princípio de Pareto e invista naquilo que gera a maior parte dos seus resultados. Logo, é melhor focar seu tempo, energia e dinheiro em redes sociais que lhe trazem bons resultados e excluir da lista aquelas que estão lá apenas para completar a tabela.

3- Você Não Investe em Tráfego Pago

Antes da internet as empresas pagavam por outdoors, anúncio em jornal, comerciais na TV e no Rádio, panfletos…

No entanto, parece que quando o assunto é internet ninguém quer investir um centavo porque acha que as redes sociais são capazes de gerar centenas ou milhares de visualizações para a sua marca, produto ou serviço…

Isso é verdade, no entanto, nem sempre é possível conseguir esse resultado de maneira orgânica, ou seja, sem investir em propagandas.

Fazer conteúdos virais, ou seja, que são altamente compartilhados em um curto espaço de tempo, é algo que muito provavelmente você não conseguirá fazer consecutivamente.

A grande vantagem é que há várias opções de publicidade na internet que têm grandes vantagens quando comparadas às utilizadas antigamente:

– Segmentação
– Análise de métricas
– investimento de baixo custo

Você pode escolher para quem você quer anunciar (idade, localidade, interesses, profissão), medir quantas vendas foram feitas por conta do anúncio e, através desses dados, criar campanhas com propagandas cada vez mais eficazes, diminuindo seus custos com publicidade.

Ótimo, não é mesmo? Se você quiser entender um pouco melhor, sugiro que tome como exemplo o artigo sobre Por Que Você Deve Investir em Facebook Ads.

4- Você Ignora o Seu Público

Isso é muito comum, e pode ter certeza de que não é algo bom. As pessoas querem aproveitar a praticidade oferecida pelas redes sociais para entrar em contato com a sua empresa evitando burocracias comuns, como aquelas chamadas telefônicas com músicas de transferência.

Responda às perguntas feitas em seus posts ou em mensagens para o seu perfil/página. Você está na rede social para se socializar com o público, e não para deixá-lo falando com as paredes.

Recapitulando

– Você só tenta vender
– Você tenta estar em todas as redes
– Você não investe em tráfego pago
– Você Ignora o seu público

Esses são 4 erros bem comuns cometidos por profissionais e empresas que conseguem gerar resultados através das redes sociais. Siga as dicas que viu aqui para passar bem longe desses erros.

Como bônus, vou deixar para você um artigo com dicas bem legais sobre como usar o Twitter para negócios.

Quer mais dicas sobre marketing digital? Os conteúdos exclusivos da nossa área de membros têm tudo que você precisa para fazer o seu negócio decolar com a ajuda da internet.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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