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Você pretende usar ou já usa a internet para turbinar os seus negócios? Se a resposta for sim, tenho um aviso muito importante. Não perca seu tempo, nem o seu dinheiro, e confira este artigo agora mesmo.

Vou direto ao ponto. Como você viu no título, há vários erros que empresas e profissionais cometem quando estão seguindo técnicas de marketing digital para gerar resultados com a ajuda da internet. A lista a seguir mostra alguns dos erros mais comuns e suas respectivas soluções.

Se você quer acabar com esses problemas antes mesmo deles nascerem, confira a lista abaixo.

1- Não Dar Atenção Especial Ao Seu Público Durante Campanhas

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Estar presente nas redes sociais para responder dúvidas, críticas e reclamações do seu público já é algo altamente recomendável, mas se você está promovendo uma campanha a atenção tem que ser redobrada.
Recentemente eu não consumi um produto que estava em lançamento porque a empresa não me respondeu (no Facebook e no Twitter) mesmo depois de visualizar a minha mensagem!

Eu não gosto de ser ignorado, você não gosta de ser ignorado e SEU PÚBLICO também não gosta de ser ignorado.

Solução:

Se você está lançando um produto, por exemplo, é muito comum que o número de mensagens que você recebe nas redes sociais aumente, e você deve estar preparado para isso.

Os questionamentos mais comuns serão acerca do seu novo produto/serviço, então o simples ato de preparar um FAQ (lista com perguntas para as dúvidas frequentes) já agiliza bastante as respostas em suas mídias sociais.

Aproveite e aumente esse FAQ adicionando as perguntas mais frequentes do período de lançamento.

2- Não Trabalhar Com Metas Claras

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Um atleta que se prepara para as olimpíadas não pensa só que tem que “ficar melhor” em 4 anos. Ele possui um plano de treinos, dividido por etapas, cada uma com uma meta específica.

O objetivo dele, então, e ir atingindo, pouco a pouco, cada uma dessas metas, até chegar à grande meta final.

Quem se importa apenas com “vender mais” acaba desconsiderando várias outros elementos que também são importantes para um negócio (e que também geram vendas, não necessariamente a curto prazo).

Solução:

Todos os elementos que fazem parte da estratégia de marketing digital são importantes e devem ser analisados.

– Número de visitas ao site
– Cliques em anúncio
– Abandono de carrinho de compra
– Taxa de conversão
– Emails captados (lista de emails)
– Orçamentos requisitados

Entre vários outros…

Você pode ter muitas visitas e, ao mesmo tempo, ter uma baixa taxa de conversão. Dessa forma você já sabe que o problema não está nas suas fontes de tráfego, e sim em outros pontos, como a oferta, por exemplo.

É a partir dessa análise que você irá definir as suas metas, e cada uma delas estará em uma etapa do processo.

Caso você não saiba como fazer isso, recomendo que procure o serviço de um consultor em vendas online.

3- Você Não Produz Conteúdos

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Você tem um blog? Tem um Canal no Youtube? Se a resposta for não, pode ter certeza que isso está fazendo com que você tenha problemas de posicionamento online.

Isso significa que as pessoas vão encontrar com mais facilidade os seus concorrentes, que já trabalham com essas plataformas. Caso eles ainda não estejam fazendo isso, tenho uma boa notícia: você será o primeiro e ganhará vantagem.

Se você quer saber por que você já deveria ter começado a produzir conteúdos, leia o artigo: 3 Razões Pelas Quais Conteúdos Podem Aumentar a Venda de Uma Empresa

Solução

Você precisa criar um blog e, posteriormente, um canal no Youtube. Simples assim. O Portal Marketing Com Digital, este mesmo em que você está agora, dá várias dicas sobre como utilizar essas plataformas para turbinar os seus negócios. Basta acompanhar os nossos conteúdos e aplicar as dicas que disponibilizamos.

4- Você Não Gera Resultados Com Seus Conteúdos

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Esse item vai pular direto para a solução, que está no artigo Por que Os Conteúdos Que Você Publica Não Geram Vendas

Abre o artigo na aba do seu navegador e começa a leitura assim que acabar este aqui, ok?

5- Você Não Leva A Fidelização do Cliente em Questão

valor cliente marketing digital

Quem trabalha com anúncios online, como Facebook Ads e Google Adwords, muitas vezes leva em consideração apenas o número de vendas gerados pelo anúncio.

Sabe qual é o problema? Você não está aproveitando o verdadeiro potencial da exposição do seu negócio na internet, deixando de fazer vendas para alguém que já foi seu cliente em outro momento.

Solução

Recentemente o Vicente Sampaio, especialista em SEO e análise de métricas, fez um artigo sobre Como Posicionar o Seu Negócio na Busca Local, e lá ele usou um exemplo muito interessante:

Um dentista que consegue público através da internet não está conseguindo apenas um trabalho por paciente, mas vários, pois é o tipo de serviço que você tende a realizar sempre com o mesmo profissional.

Isso não é exclusivo de serviços, podendo acontecer também com produtos. Com certeza você conhece alguém que sempre compra a mesma marca de tênis, aparelho eletrônico, perfume…

Para conseguir isso você precisa de 3 coisas:

– Ter um produto de boa qualidade
– Contar com um bom suporte ao consumidor, como falado no item 1
– Criar um relacionamento com o seu público (algo feito através da produção de conteúdo, falado nos itens 3 e 4)

6- Você Não Usa o Remarketing

remarketing marketing digital

Você conseguiu levar a pessoa até o seu site, mas ela não fez nada e foi embora. Pode ser que ela não esteja interessada no produto, mas também há várias outras razões para ela ter feito isso:

– Esqueceu a aba aberta e depois desligou o computador
– Não tinha dinheiro no momento
– Estava indecisa
– Simplesmente deixou para depois
– Vários outros motivos

Você quer mesmo perder essa parcela do público?

Solução:

Há como chamar a atenção dessas pessoas mais uma vez, e isso é feito com o remarketing, que funciona como um anúncio personalizado para aquela pessoa que está na sua lista de email ou até mesmo para quem visitou uma página com um conteúdo ou produto.

O remarketing, quando bem montado, é capaz de trazer resultados fantásticos, pois ele vai direto no interesse da pessoa que o recebeu.

7- Você Não Sabe o Que é Teste A/B

Teste AB marketing digital

Se você faz ou pretende fazer campanhas com frequência e não sabe o que é o Teste AB… desculpa, mas você vai perder/deve ter perdido muito dinheiro.

Nem sempre a foto que você usou, ou o texto, fonte, cor, entre vários outros detalhes, irão atrair o público da melhor forma possível.

Solução

O Teste AB serve para que você faça a divulgação da mesma oferta, mas utilizando elementos diferentes. Você pode configurar tudo isso ao montar seus anúncios no Google ou Facebook, e o mesmo pode ser feito para suas páginas de captura.

Assim você investirá seu dinheiro apenas nos anúncios com as maiores taxas de conversão, deixando de gastar uma bela quantia em anúncios e páginas com baixo desempenho.

Recapitulando

– Atendimento online ao público
– Metas Claras
– Blog e Canal no Youtube
– Geração de Resultados com conteúdos
– Fidelização
– Remarketing
– Teste A/B

Não deixe de lado estes 7 aspectos importantes do marketing digital. Cada um deles possui um papel fundamental nos resultados que o seu negócio pode conquistar com a ajuda da internet.

Se você quer ir além e aprender ainda mais sobre técnicas de marketing digital que podem ajudar o seu negócio, confira os conteúdos exclusivos da área de membros do Portal Marketing com Digital.

Achou este artigo útil? Compartilhe com seus amigos e colegas! Um abraço e até a próxima.