escolher nome site posicionamento google

5 Dicas para escolher o nome do seu site e atrair mais clientes com isso

Quem cria um site deseja ser encontrado, principalmente se for uma empresa que quer aumentar as vendas com a ajuda da internet.

A questão é que você não pode simplesmente criar um site ao esmo e achar que seu trabalho está pronto. Sabia que nem sempre é uma boa ideia utilizar o nome da sua empresa no site principal?

Confira, a seguir, esta e 4 outras dicas para escolher o nome do seu site e ter maiores chances de aumentar suas vendas na internet.

1- O nome do site

Nem sempre o nome da sua empresa deve ser usado como domínio do site. Olhe a URL deste blog, criado pela agência Busca i-Marketing.

Viu só? O nome do blog não é o mesmo nome da agência, que optou pelo domínio marketing com digital, e o motivo é simples:

o nome é mais atraente para os motores de busca, que consideram como relevantes as palavras “marketing” e “digital”.

Isso significa que o próprio domínio do site pode ajudá-lo a obter uma boa colocação no Google.

Além disso, há um outro motivo…

2- Escolha palavras de fácil escrita

Termos com hífen e números não são boas opções por um simples motivo: a pessoa nunca saberá a forma correta de escrever o nome do seu site enquanto você não soletrar o endereço ou apresentá-lo em um cartão.

Isso significa que um site com o nome exatamente igual ao da empresa, como
www.buscai-marketing.com.br não seria uma boa opção. Buscai marketing? Muitos achariam que estou falando de forma arcaica.

Quanto mais fácil de escrever, melhor.

3-Prefira palavras curtas

Imagine ter um site chamado: www.escritoriodecontabilidadeeadvocaciapaulosergio.com.br

Eu não gostaria de digitar esse site. E você?

Para frases, aproveite o meta título, que é um espaço visto pelas ferramentas de busca. Na imagem abaixo ele se encontra destacado pelo vermelho.
meta título descrição site posicionamento

A parte verde é a descrição do site, que dá mais detalhes sobre as atividades da empresa ao visitante.

Além de chamar mais atenção pelas informações, os motores de busca gostam desse tipo de detalhe.

Vale lembrar que se você escolher as palavras-chaves mais pesquisadas, seu site terá um destaque na lista exibida na página de resultados do Google, já que ela sempre mostra em negrito as palavras pesquisadas pelo usuário.

4- Caso necessário, tenha mais de um domínio

Isso é mais por uma medida de segurança, principalmente para sites cujo domínio possui mais de uma forma de escrita.

Isso impede que terceiros criem um site com um nome parecido com o seu e o utilizem para cometer fraudes.

As lojas da rede Saraiva, por exemplo, são conhecidas como Saraiva Megastore, mas muitas pessoas também as conhecem como Livraria Saraiva.

O domínio oficial das lojas é www.saraiva.com.br, mas eles também possuem o domínio livrariasaraiva.com.br, que redireciona para o primeiro site, fazendo com que a empresa não seja obrigada a criar um site para cada domínio.

5 – Saiba se é melhor investir na marca

Se a Livraria Cultura, por exemplo, tivesse um site chamado Livros Online, ela até poderia ter um bom número de clientes, mas perderia todo o impacto de sua marca.

As pessoas nem sempre sabem qual é o site da Livraria Cultura, mas usam o nome da loja para procurá-la na internet, e sempre acham o site oficial, pois ele tem o mesmo nome.

Esse é um caso especial, pois a loja consegue utilizar uma palavra-chave em conjunto com um nome próprio que lhe dá identidade.

No entanto, há muitas marcas que nem precisam disso, como a Coca Cola, ou você acha que ela abriria mão de sua marca para ter um domínio como refrigerante.com?

Bônus – Vale a pena investir na localidade?

Se a sua empresa trabalha com venda de produtos ou serviços exclusivos para uma região, como uma montadora que só trabalha dentro da cidade em que possui uma sede, ou um advogado que só atende em sua cidade de residência, ter o nome do local no domínio é uma boa opção.

Um exemplo disso é o HG Office, empresa que trabalha com contabilidade, escritório virtual, coworking, entre outros serviços voltados para empreendedores.

O seu blog é http://escritoriovirtualfortaleza.com.br/ , já que as pessoas que procuram os seus serviços estão procurando por algo na localidade especificada.

Conclusão

Criar um site envolve muitos outros cuidados que vão além do nome. Muitas empresas gastam rios de dinheiro para criar sites que ficam apenas de enfeite na internet. Que tal criar algo diferente? Que tal investir em um blog que realmente gere vendas para a sua empresa? Confira o treinamento Blog de Negócios.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Comentários

  1. Penso em lançar um site de moda, sendo que o nome desse site é um desenho animado antigo da Hanna Barbera, isso acarretaria algum problema ou não?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *