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Se você precisa trabalhar com marketing de conteúdo através de textos para blog e não faz ideia de como começar sua estratégia, este texto é para você.

Confira uma das técnicas utilizadas por redatores profissionais para escrever conteúdos para blogs dos mais diversos segmentos.

Organizando por categorias

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Antes de começarmos, vou te dar um conselho de amigo: não precisa decorar nenhum dos termos que eu vou citar aqui, sério. Se você tentar fazer isso vai apenas se enrolar com a explicação.

Entenda o conceito e pense como ele poderia ser aplicado em seus conteúdos. Tudo vai funcionar bem melhor assim, ok?

Vamos lá…

A categorização está presente em nossas vidas diariamente. Ela nos ajuda a organizar as mais diversas coisas, sejam elas objetos, ou até mesmo algo abstrato, como o próprio conhecimento.

É muito mais vantajoso, por exemplo, utilizar categorias para organizar e otimizar os textos escritos em blogs.

Mas há algo que vai mais além do que simplesmente categorizar o assunto do texto. Você pode categorizar o objetivo e o modelo do texto, e sim, pode parecer estranho, mas isso vai te ajudar.

Os tipos de conteúdo

Existem diversos tipos de conteúdo, e cada um deles sintetiza a função, o objetivo geral de um determinado texto. Deixa eu te dar um exemplo…

01- Conteúdos de engajamento

Se eu seleciono uma pergunta feita na seção de comentários do meu blog e escrevo um texto para respondê-la, eu tenho um conteúdo de engajamento, pois acabei de produzir um material em resposta a uma dúvida específica de uma determinada pessoa.

Esse texto serve como uma ponte que conecta o negócio à audiência, ou seja, ele engaja. Além disso, ele tem uma grande chance de gerar mais engajamento, pois ele é a prova de que o meu negócio escuta o público.

Isso não só estimula as pessoas a participarem, como aumenta as chances de compartilhamento do meu conteúdo.

Outro conteúdo de engajamento seria um texto cujo autor faz uma pergunta para o público.

Qual rede social traz mais resultados para o seu negócio?

Em um texto assim, por exemplo, o autor pode comentar sobre a experiência dele e pedir para que as pessoas da audiência compartilhem suas diferentes experiências.

02- Conteúdos de utilidade

Você fez uma lista com as 10 melhores ferramentas de email marketing de 2015? Escreveu um tutorial sobre como criar e ajustar as configurações de um canal no Youtube?

Parabéns, você tem um conteúdo de utilidade.

Percebeu como os exemplos do item 1 eram focados em engajar a audiência e os do item 2 tinham como objetivo principal dar uma informação útil para o público?

Isso não significa que o exemplo do item 1, que fala sobre responder uma pergunta específica dos comentários, será inútil.

Pelo contrário, isso é muito útil, mas o principal objetivo do texto foi gerar engajamento, algo que foi feito através da interação entre empresa e audiência.

Além disso, você deve ter notado que eu citei dois exemplos de texto em cada exemplo, e isso não é coincidência.

Dentro de cada tipo de conteúdo temos subtipos, que também podemos chamar de modelos de conteúdo.

Esses subtipos, ou modelos, funcionam com um esqueleto, uma base, um roteiro que seguimos para produzir qualquer texto, de qualquer assunto.

Utilizando os modelos de conteúdo

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Um conteúdo no modelo de lista, por exemplo, pode ser facilmente usado em qualquer segmento.

– 10 melhores raças de cachorro para criar em apartamento
7 Perguntas que você deve fazer antes de escrever um texto para seu blog
– 12 razões para fazer um intercâmbio para o Canadá

E qual é a grande vantagem de trabalhar com essa categorização de tipos de conteúdo e subtipos (modelos)?

Você pode ser o rei ou rainha da gramática (ou não), mas isso não garante que você consegue expressar facilmente informações ou ideias através de textos.

Os modelos de conteúdo te ajudam exatamente com isso. Eles dão o suporte necessário para que a mensagem que você quer passar seja transmitida de forma lógica, organizada e atrativa para o seu público.

Se seu objetivo é chamar a atenção do seu público através de novidades do seu ramo de atuação, há vários modelos de conteúdo que se encaixam perfeitamente nesse objetivo.

Viu como é simples? Basta saber qual é o seu objetivo, encontrar qual é o tipo de conteúdo mais se relaciona com ele e, em seguida, escolher um dos modelos de conteúdos presentes dentro do tipo escolhido.

E Mateus, por que eu deveria ter esse trabalho todo apenas para escrever textos para um blog?

Tudo bem, entendo a sua preocupação em investir tempo em algo que não dá retorno. É por isso que fiz um texto para te falar sobre os benefícios de investir no marketing de conteúdo e na produção de textos.

Recapitulando

– Dominar a gramática não significa ser capaz de expressar informações de forma lógica, organizada e, principalmente, atrativa

– Redatores profissionais usam modelos de conteúdo, organizados em tipos, para facilitar a produção de textos para os mais diversos segmentos

Lembre-se de que você pode usar a mesma técnica e que não é preciso ficar decorando nada. Concentre-se primeiro em entender a informação.

Confira a lista com os modelos de conteúdo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário neste texto.

Um grande abraço!