mobile marketing google instagram novidades

Google e Instagram Anunciam Novidades de Impacto Para o Mobile Marketing

Coincidentemente, duas novidades que vão afetar o mobile marketing foram anunciadas para o público no dia 1 de setembro. Elas não parecem muito importantes, mas podem fazer muita diferença no mercado. Confira.

Compartilhamento no Instagram

A partir de agora você pode compartilhar posts que viu no Instagram sem precisar de um aplicativo específico para isso.

A novidade funciona apenas para fotos, que agora apresentam um ícone de uma seta como mostrado na imagem abaixo.

Mobile Marketing Instagram Compartilhar

Ao clicar na seta você poderá enviar a imagem como uma DM (Mensagem Direta) para os amigos que forem selecionados.

Imagens com proteção de privacidade só poderão ser vistas por pessoas que tenham acesso permitido pelo autor do post, ou seja, não adianta mandar uma foto de um usuário privado para alguém sem autorização.

E qual é a importância disso para o mobile marketing?

Antes, quando alguém via algo muito interessante no Instagram e sentia vontade de compartilhar isso, era necessário salvar a imagem através da captura de tela e depois enviá-la por alguma outra plataforma, como whatsapp ou Facebook Messenger por exemplo.

Ao interagir apenas com a cópia da imagem a pessoa não tem como curtir, comentar ou até mesmo seguir o perfil que fez o post.

Tudo isso muda de figura com essa nova opção, que permite que o usuário veja o post original ao tocar na imagem recebida por DM. O novo recurso, então, tem o potencial de aumentar ainda mais o engajamento do público do Instagram, que já é alto.

Se você trabalha ou pretende trabalhar com o Instagram, que tal incentivar seus seguidores a enviar essas DMs para os amigos? Isso pode ser feito na chamada de ação do seu post…

Por enquanto, temos que esperar para ver quais serão os frutos disso.

Google Punirá Pop-ups de Apps Que Forem “Chatos”

Se você consulta o Google através do seu smartphone, já deve ter reparado que muitos sites contam com um aviso gigante que normalmente diz: baixe o nosso app para uma melhor navegação.

Tudo bem, vou te mostrar um exemplo caso você nunca tenha visto:

Mobile Marketing Google Pop-up

A partir do dia 1 de novembro os sites que usam pop-ups no estilo da imagem acima serão punidos pelo Google de uma maneira bem especial: perderão o status de Mobile Friendly Sites.

Para quem não sabe, para garantir uma melhor experiência para os usuários de smarphones o Google dá uma “vantagem” no posicionamento de sites que se prepararam para oferecer uma boa navegação para os usuários mobile.

A vantagem, no entanto, não é concedida se a busca for feita em um desktop.

Ao perder o status de mobile friendly, essa “vantagem” desaparecerá, e não preciso nem dizer que perder posições no Google pode impactar o número de acesso de um site…

A empresa também divulgou estas imagens para ilustrar o que pode e o que não pode:

Não Pode

Google Pop-up app mobile

Pode

Google Pop-up app mobile

Como você viu, não são todos os pop-ups que causarão a perda de status. A punição será válida apenas para aqueles que tamparem boa parte da tela ao divulgar o app do site.

Se o seu site – ou de um dos seus clientes – faz uso deste recurso, você já está avisado: mude o tipo de pop-up até antes do dia 1 de novembro de 2015 caso não queira ser punido nas buscas mobile.

E aí, o que achou das novidades?

Se você não está por dentro dessa fatia do mercado, aconselho que dê uma olhada no nosso texto sobre Mobile Marketing.

Deixe seu comentário abaixo!

Fontes: Techcrunch e Entrepreneur

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *