Guia básico para produção de vídeos

Uma das principais propostas do modelo de Vendas Online é a produção de vídeos. Certamente sua timeline nas páginas sociais deve estar repleta de vídeos ensinando conteúdos, mostrando passo a passo, realizando a apresentação de algum produto, ou simplesmente atraindo o público através de vídeos de entretenimento.

Você sabia que a produção de vídeos online é a grande tendência para essa década?

Todo mundo sabe da importância dos vídeos para qualquer estratégia em mídias digitais, pois o consumo de vídeo online está crescendo rápido e deve ser tão importante quanto a TV aberta no Brasil dentro de alguns anos.Talvez você não lembre, mas a pouco tempo atrás a estratégia de vídeos online das empresas eram apenas adaptações das campanhas da TV aberta, porém esta realidade está mudando.

A proliferação de ferramentas como o WhatsApp, Snapchat e Instagram, a evolução da plataforma de vídeos do Facebook, o crescimento e investimento de serviços como o Netflix no país e a migração das empresas tradicionais para os meios digitais, mostram que estamos em meio a uma revolução completa da forma como consumimos conteúdo em vídeo.

producao-de-videos

A importância da produção de vídeo já faz parte do seu planejamento, mas a sua preocupação certamente está relacionada à sua insegurança e timidez, por acreditar não possuir uma boa oratória, não possuir um local interessante ou equipamentos sofisticados para as gravações.

Saiba que as suas objeções são ótimas incentivadoras para a transmissão de uma mensagem simples, porém clara e com conteúdos relevantes para o seu público.

Imagine um filme em preto e branco, os tradicionais filmes de Charlie Chaplin, até hoje eles transmitem mensagens extraordinárias, bastante compreensíveis e aplicáveis, com toda a simplicidade e a tecnologia de tantos anos atrás.

Em contrapartida, certamente você já assistiu filmes com tecnologia 3D escrita por roteiristas conceituados e ao final pouca coisa pôde ser absorvida como importante. Entenda a diferença:

  • A mensagem do conteúdo é o seu objetivo maior na produção de vídeos.
  • Você precisa focar em como irá ajudar o seu público com a sua mensagem.

Algumas vezes recebo ligações de empresários perguntando fórmulas de como melhorarem seus vídeos para ficarem mais profissionais, tecnológicos, agregar efeitos e transformá-los no que há de mais revolucionário, acreditando que assim as visualizações aumentarão e as vendas serão excelentes.

Opa!!! Um pouco de calma!

Primeira e fundamental pergunta: Qual o conteúdo da mensagem?

Se não existe um conteúdo com informações pertinentes não adianta começar a editar seus vídeos.

curso-online

3 Passos Para Você Incluir no Seu Planejamento ao Produzir Vídeos:

1. Estrutura da mensagem

Nesse primeiro passo você precisa conhecer o seu público. Identificar quais os problemas e as dúvidas mais recorrente. Você irá construir uma mensagem com o objetivo de mostrar a SOLUÇÃO.

  • Pense em como a sua mensagem pode ajudar o seu público a realizar determinadas atividades.
  • Pense em conteúdos que farão seu público alcançar novos estágios, novos desafios.
  • Comece sempre falando dessas dificuldades, dos problemas enfrentados por seu público, mostre-se leal a ele, interessado em ajudá-lo.

    2. Fale das Causas desse Obstáculo

No primeiro momento você identificou o problema, agora é a HORA de falar sobre as Causas, porque muitas vezes as pessoas não percebem a pedra no sapato. Acreditam que a dor nos pés pode ser causada por vários fatores, pois não percebem o que realmente está gerando aquele desconforto.

  • A sua ajuda é fundamental na identificação das causas
  • O seu diferencial será mostrar a SOLUÇÃO
  • No script da sua mensagem sempre inclua: “Hoje estou aqui para te ajudar a resolver este problema.”

    3. Momento da Oferta

No momento da finalização do vídeo o seu cliente está com um precioso conteúdo nas mãos, mas do que isso ele adquiriu informações gratuitas para a resolução de um problema que o estava impedindo de produzir de forma eficaz.

  • Solicite comentários, dicas e sugestões
  • Este é o momento ideal para que seja oferecido o seu produto. Faça chamadas de ação: “Gostou do conteúdo? Conheça meu Site, compartilha meu vídeo, conheça nossos produtos”

14ec2531-1e63-4e63-9dab-49a164263c03image9

Recapitulando:

  • Estabeleça como prioridade a importância do conteúdo para o cliente
  • Estrutura da mensagem contendo: Problema-Causa-Solução
  • Transforme o conteúdo em passos, em etapas para facilitar a compreensão
  • Faça isso com uma linguagem clara, informal, algo que seja de fácil compreensão. Busque se aproximar do público.

Dica: Aposte nessa tendência!

A forma de consumir conteúdo está mudando e até o final desta década teremos os vídeos online como uma das principais plataformas de marketing de conteúdo e também como a mídia que será responsável por consumir quase todo o tráfego da internet até 2020.

Gostou desse conteúdo? Tem mais interesse sobre ele? Tenho uma ótima notícia para você: Estaremos realizando nosso Workshop Presencial Sistema de Vendas Online onde nós iremos aprofundar conteúdos importantes para que você possa implementar no seu negócio, tudo com o nosso ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO.

Venha e participe conosco!

Deixe seu comentário,

Até a Próxima.

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentário

  1. Oi Natanael, tudo bem? Qual ferramenta você indica que seja possível publicar a minha palestra e que tenha a funcionalidade do e-comerce?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *