A Habilidade Número 01 de um Consultor de Marketing Digital de Sucesso

Em muito pouco tempo, a profissão de maior destaque em todo o mundo será a dos Consultores de Marketing Digital, ou como eu prefiro chamar, Consultores de Vendas Online. Estamos vivendo mais uma virada tecnológica no mundo, conhecida como BIG DATA.

Nunca tivemos tanto acesso a informação sobre o comportamento do ser humano como temos hoje. Nesse cenário cheio de informações, as empresas estão com um grande problema: Elas não sabem organizar e analisar as informações sobre os seus clientes. Por isso, falham  em entender o comportamento do público e perdem uma ótima oportunidade de conquistar um alto retorno financeiro.

O BIG DATA está mudando TODAS as áreas, sem exceção. Seja TI, ciência, saúde, engenharia e, claro, o marketing.

É nesse contexto que um profissional capaz de transformar dados em estratégia será extremamente valorizado e raro.

Talvez você esteja lendo essa introdução e pensando: “Mas eu não sei nada dessa parte técnica, dados, servidores, como irei fazer parte dessa nova revolução?”.

Na primeira linha desse conteúdo eu disse: “Em muito pouco tempo, a profissão de maior destaque em todo mundo será a dos Consultores de Marketing Digital”. Eu digo isso porque MUITOS profissionais estão com medo de conhecer a área, pois sempre pensam que tudo será algo muito técnico e eles precisam ter faculdade de TI, conhecimento avançado em HTML, etc e etc.

Isso NÃO é verdade, e eu vou explicar isso em detalhes neste artigo.

O que está impedindo os novos resultados da revolução?

Desde 2013 o assunto Big Data virou destaque nos canais de tecnologia e nas revistas de TI e inovação, porém, a grande maioria dos profissionais de marketing não fazem a MÍNIMA ideia do que signifique de fato o termo Big Data, dados não estruturados, NoSQL e uma série de outros tópicos que fazem parte do assunto.

Apesar de parecer algo técnico, na sua base, tudo se resume a coletar dados para tomar melhores decisões.

No entanto, a grande maioria dos profissionais que estão estudando o assunto e discutindo o tema, são profissionais da área de TI, enquanto os profissionais de marketing ou pessoas de outras áreas simplesmente não param para olhar o tema, pois tudo parece muito técnico e complicado.

E é aqui que um mundo de oportunidades está se abrindo e somente os mais preparados poderão aproveitar essa nova onda.

Os dias atuais são semelhantes aos anos da revolução dos computadores pessoais, lideradas por Steve Jobs e Bill Gates.

O mundo e as empresas estão diante de um desafio que não sabemos ao certo como resolver, e para isso é preciso parar e prestar muita atenção em como fazer parte da revolução e dos novos resultados que serão gerados.

O Grande Problema das Empresas 

Hoje, empresas de todo o mundo estão vivendo anos de incerteza, algo que não era comum nas décadas passadas. Deixa eu explicar isso melhor…

No passado, depois que uma empresa criava um sistema de vendas, aquele método era usado por anos e anos, sem nenhum sinal de redução de resultados, pois o modelo estava montado, as pessoas tinham acesso as ofertas, as empresas conseguiam conversar com os seus clientes, e pronto.

Hoje, não é raro empresas fecharem suas portas porque tiveram um site banido dos resultados do Google, conta de anúncios bloqueadas no Facebook ou acumularem muitas reclamações em sites de reclamações, como o Reclame Aqui. Na época pré-digital isso era algo IMPOSSÍVEL de acontecer.

Não se existia o poder de alcance que nós temos hoje, ou seja, a distância de um único clique. O que estou querendo dizer era que, antes da internet, depois que uma empresa conseguia acertar sua estratégia de vendas, esse modelo era algo que durava por anos e anos.

É óbvio que hoje a internet permite infinitas melhorias e o mundo ficou um lugar melhor para se fazer negócios depois da internet, porém, com todas essas informações disponíveis, fontes de tráfego diversas e um consumidor extremamente bem informado, a internet tem sido um DESASTRE para muitas empresas.

O preço da Ignorância é muito alto

Sempre que uma nova rede social aparece ou algum algoritimo do Google muda, muitas empresas ficam desesperadas, sem saber o que fazer. Em muitos casos, as empresas conhecem profundamente o seu público, no entanto, não conseguem transformar isso em uma estratégia eficiente e de longo prazo.

Os empresários em todo o mundo não tiveram tempo para se prepararem para esse “Novo Mundo”. Eles estão no dia a dia cuidando das suas empresas e não conseguem parar e se dedicar em entender como as coisas funcionam hoje quando o assunto é vender utilizando as novas tecnologias.

Os próprios profissionais de marketing estão errando desastrosamente em sua preparação para esse novo mundo. A grande maioria está tendo uma visão muito limitada do que está acontecendo no mundo hoje.

Nós estamos vivendo uma REVOLUÇÃO na forma como podemos levar nossas vidas nas próximas décadas, temos tantos dados disponíveis que é possível termos previsões de tendências em todas as áreas possíveis de atuação. Enquanto isso, muitos profissionais de marketing estão olhando apenas para “reduzir o custo por clique de um anúncio”.

Isso é muito pouco diante de TUDO o que está acontecendo no mundo.
A Ignorância é um preço muito alto a ser pago.

O problema das empresas hoje não consiste em simplesmente gerar mais tráfego, engajamento ou vendas através da internet.

Esse é apenas um efeito, não a causa.

As empresas estão tendo problemas de vendas porque estão tentando usar velhas ferramentas para novas tecnologias. É como se um homem das cavernas trouxesse suas ferramentas de casa para consertar um carro de Fórmula 1. O máximo que ele conseguiria seria quebrar todo o carro com suas armas.

É preciso não somente um novo olhar, é preciso de uma nova lente, completamente diferente, e essa lente consiste em  olhar para as informações disponíveis e com base nelas, tomar as melhores decisões.

O que faz um Consultor do Futuro? 

Agora eu vou explicar o que, de fato, você, como um consultor, irá fazer pelas empresas, isso não tem relação nenhuma com “assuntos técnicos”.

comportamento-usuarios-internet

Como eu expliquei anteriormente, as empresas estão enfrentando grandes dificuldades em seus negócios, pois as estratégias que antes davam certo não estão funcionando mais. Quando descobrem algo novo que funciona, a alegria só dura por 1 ou dois meses e em seguida tudo muda novamente.

Como um consultor de vendas online, você precisa parar e prestar atenção no contexto geral, não apenas para o “funil de vendas” do seu cliente e muito menos o “título do email” ou algo do tipo.

Na imagem acima, temos um cenário de como o ser humano se tornou totalmente dependente da internet e da tecnologia. Tudo virou uma extensão do nosso próprio corpo. Essa é uma realidade que NUNCA mais irá mudar. Ponto.

O seu papel como consultor ou dono de negócios consiste em olhar para esse contexto e saber exatamente como lidar com esse mundo de dados e informações.  Agora vamos às habilidades necessárias para triunfar nesse novo mundo.

Habilidade número 01: Análise de Dados

Todos os dias são gerados milhões de dados somente de um único usuário. Imagine uma pessoa que acorda às 6h, logo ao acordar já pega o celular, atualiza sua caixa de entrada de emails e responde alguns emails ainda na cama enquanto espera um pouco mais de coragem para levantar.

Essa mesma pessoa vai para o banheiro, liga o chuveiro para esquentar a água, enquanto está sentado, atualizando seu feed de notícias no Facebook, posta um bom dia em algum grupo no Whatsapp. Depois do banho, na mesa do café, é hora de abrir alguns artigos que foram enviados para o seu email e ouvir alguns áudios que foram enviados por alguns colegas de trabalho.

Ao entrar no carro, o celular fica ali ao lado, só esperando o próximo semáforo para rapidamente ser utilizado, enquanto o carro de trás não começa a buzinar, afinal, ele já terminou de responder a mensagem.

Ao chegar no escritório, enquanto espera no elevador, mais uma atualizada no celular, afinal, algo de muito importante pode ter acontecido. Pronto. Finalmente no escritório, e agora chegou o momento de ligar o computador e continuar fazendo exatamente o que foi feito durante todo o trajeto.

Agora imagine que esse comportamento típico de muitas pessoas nos dias de hoje, seja o do seu cliente. Muitas perguntas devem ser feitas para que você possa começar a analisar essas respostas e então tomar melhores decisões.

01 – Qual o conteúdo consumido pela manhã?
02 – Quais os assuntos que estão sendo discutidos?
03 – Quais tipos de conteúdos estão sendo consumidos?
04 – Quais termos estão sendo procurados e qual a intenção dessas buscas?
05 – Quem são as pessoas que influenciam o seu cliente na tomada de decisão?

A maioria dessas perguntas podem ser respondidas com o simples ato de observação e pesquisa com as pessoas que já compraram o produto ou contrataram o serviço da sua empresa. O grande problema é que estas informações não têm sido coletadas e, como consequência, não podem ser analisadas e muito menos poderão ajudar na tomada de decisões.

A regra de ouro consiste em coletar os dados corretos e principalmente aprender a analisar esses dados.
O ciclo constante de feedbacks será o responsável para que sua empresa possa tomar as melhores decisões.

Aqui na nossa empresa (Marketing Com Digital), nós temos um Programa de Formação e Certificação de Consultores e Especialistas em Vendas Online. Nele, nós ensinamos como se tornar esse consultor do futuro.

Porém, para fazer parte desse programa, todos os alunos precisam realizar uma aplicação, que consiste basicamente em um apresentação e, em seguida, uma justificativa sobre o interesse no programa. Basicamente a pergunta “Por que você deveria ser aceito?”.

Essas informações têm sido um fonte extremamente valiosa de dados sobre nosso público.

aplicacao-expert
Diariamente recebemos novas aplicações e então agendamos reuniões com os candidatos para o nosso programa. Depois de centenas e centenas de aplicações, essas informações têm sido extremamente valiosas para criarmos estratégia de captação de novos alunos, como também para analisar perfis que não queremos em nosso programa.

Com base na aplicação, já temos histórico suficiente para ter uma boa ideia se aquele perfil está dentro do que estamos procurando ou se o aluno não será aceito.

Mas os dados não param por aqui. Após a aplicação, os alunos passam por uma entrevista com nossa equipe de Gestão de Relacionamento.  Aqui nós temos ainda mais informações.

dados-clientes

A cada entrevista, novos dados são gerados para a nossa base, e com o passar do tempo começamos a conhecer o padrão do nosso “Público Perfeito”.

Vou dar mais um exemplo

dados-clientes-03
Com base nesses dados, eu e a minha equipe tomamos decisões, como:

01 – Qual tipo de conteúdo produzir
02 – Qual tema da palestra
03 – Qual gancho utilizar nas campanhas de email marketing
04 – Qual conteúdo adicionar em nossos treinamentos

Com base nesses dados nós conseguimos reduzir em 50% o orçamento de compra de tráfego, mantendo os MESMOS resultados. E a razão é simples: Conseguimos falar exatamente com o nosso público alvo perfeito.

Essa verba pode ser destinada para outras iniciativas.
Esse é o poder da coleta e análise de dados.

É muito divertido quando as pessoas nos enviam mensagens e emails dizendo: “Você parece que lê nossa mente”.
analise-de-mentes

Quando você começa a coletar dados e usar isso para se relacionar com o seu público, é provável que comentários como esse se tornem bastante comuns.

Dica: Quando você iniciar um novo projeto, seja o da sua empresa ou de seu cliente, coloque a coleta de dados como uma meta obrigatória. Mesmo que você não tenha um produto que peça uma qualificação antes da compra, comece a entrevistar seus atuais clientes, leia com atenção os comentários nos seus vídeos e textos. Faça pesquisas e LEIA com atenção cada uma das respostas. Os dados estão por toda a parte, basta usar com inteligência.

A maioria das empresas não fazem absolutamente nada com os dados, ou utilizam da maneira errada, por isso a oportunidade para os consultores é enorme.

Muitos profissionais se sentem inseguros em assumir a consultoria com alguma empresa porque pensam: “Não tenho conhecimento técnico”. Como você pode observar, não se trata de conhecimento técnico, estamos falando de um novo olhar, uma atenção especial para um novo comportamento que mudou completamente a maneira como as pessoas se relacionam com as empresas e tomam decisões de compras.

Se você aprender a coletar dados da maneira correta e começar a utilizar isso de maneira inteligente nas estratégias de marketing, você já estará acima de 99% dos profissionais.

A maioria tem se limitado a dar tiros no escuro, simplesmente colocam campanhas e anúncios no ar e ficam “lutando” com os números, como se isso fosse o suficiente. A regra Número 01 consiste em conhecer perfeitamente seu público alvo, porém, para que isso aconteça, é necessário aprender a fazer uma coleta correta dos dados e uma análise inteligente.

Pare de PERDER tempo e estude de maneira inteligente

Infelizmente, milhares de profissionais em todo o Brasil estão perdendo um tempo precioso se concentrando em conhecimentos limitados. De que adianta um profissional ser especialista em Facebook Ads se ele não tem uma visão estratégia? Se não sabe como transformar isso em vendas de verdade?

Isso vale para Google Adwords, Youtube, Email Marketing e assim por diante… Não estou dizendo que estes temas não sejam importantes, é claro que eles são. Porém, esse não deve ser o seu PRIMEIRO passo.

Você deve, PRIMEIRO, se tornar um analisa de dados, construtor de estratégias e, principalmente, um ESPECIALISTA em vendas online. E a habilidade Número 01 que você precisa ter é a de ser um bom analista de dados.

Se você tem interesse em participar do incrível mercado de Consultoria em Vendas Online, sugiro que conheça todos os detalhes do nosso Programa de Formação e Certificação de Consultores e Especialistas em Vendas Online.

Até a próxima

Não esquece de deixar o seu comentário.
Grande abraço.
Natanael Oliveira

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co - fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Como sempre, excelente artigo, Natanael. Ter a visão estratégica realmente é o que diferencia o profissional de valor dos outros, que só se concentram no nível operacional.
    Um abraço.

    Responder

  2. Seus textos são verdadeiras aulas querido! Concordo com você e acrescento mais uma coisa… Para empresas, autônomos e prestadores de serviço, ter uma VISÃO ESTRATÉGICA de como faz pra ter resultados vale mais que saber mexer em facebook ou operacionalizar qualquer ferramenta. Obviamente dominar as ferramentas é importante, pois o trabalho precisa disso, mas dependendo do nicho de atuação que o consultor escolha os empresários estão dispostos a bancar a parte operacional que o consultor (especialista e estrategista) disse que é necessário.

    Esse mês eu recebi uma proposta de parceria onde eu ganharia 25% do lucro líquido em um projeto novo, mas eu não investiria 1 centavo sequer. O que disseram foi: “o Marcélio já contribui muito com o método dele e sem isso o negócio não vai pra frente”.

    Natanael, seu texto como sempre… inspirador!
    Abraço!

    Responder

  3. Essa nova visão que você tem trazido pro mercado meu caro tem um valor incomensurável.

    A cada artigo seu que leio e releio me sinto de fato fazendo parte do seu Mastermind.

    E muito feliz por fazer essa formação e ser um novo EVO.

    Abraços e muito sucesso meu amigo!

    Responder

  4. Não vejo a hora de adquirir esse curso e me tornar um consultor debaixo da batuta do maestro Natanael!
    Tudo a seu tempo, estou trabalhando para isso!
    Mais um grande artigo e demonstra mais uma vez a sua visão diferenciada em meio aos “gurus” do Marketing Digital.
    Um grande abraço!

    Responder

  5. A cada conteúdo que leio a respeito de ser Consultor de
    Marketing fico fascinada, pois não trabalho na área, mas vejo que ser Consultor é abrir portas do negócio ou seja decolar a partir de uma estratégia que já se tem acesso, mas que não foi analisada em seu potencial.
    Parabéns!!

    Responder

  6. Concordo plenamente! Creio que essa habilidade é a chave que irá abrir portas nunca antes pensadas para quem se atentar e aplicar os detalhes descritos nesse artigo! Sou EVO, e sempre utilizo a analise de dados para construir estratégias! Obrigado Natanael POR COMPARTILHAR ESSE RICO CONHECIMENTO!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *