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Diversas empresas sabem que a produção de conteúdo é uma das formas mais inteligentes e eficazes de engajar um relacionamento com o público-alvo.

É bem provável que você mesmo acompanhe um Blog, Canal do Youtube ou Podcast com frequência por conta de um conteúdo que chamou a sua atenção.

A grande pergunta é:

O que é que você precisa fazer para que o seu Blog, Canal do Youtube ou Podcast tenha conteúdos que o seu público realmente quer consumir?

Se você quer atrair mais visitantes, que são prováveis futuros clientes do seu negócio, o primeiro passo é definir uma linha editorial.

Escolhendo o conteúdo que será produzido

Como são escolhidos os conteúdos feitos para o seu blog, canal de youtube, podcast ou qualquer outra plataforma?

Você faz pesquisas? Tira a ideia da sua cabeça? Segue as dicas deixadas pelo público nos comentários?

Nenhuma dessas opções é ruim, e cada uma delas tem suas vantagens, mas todas precisam seguir uma estratégia, como visto no texto “O Seu Blog Tem Uma Estratégia de Negócios?”

É exatamente para isso que serve uma linha editorial: ajudar a selecionar os conteúdos que serão produzidos.

Montando a linha editorial

Uma boa linha editorial no ramo dos negócios segue um conceito muito importante:

Dar ao público conteúdos que são úteis para ele, resolvendo algum problema ou mostrando como realizar um desejo.

No entanto, como eu disse anteriormente, é preciso seguir uma estratégia, e é aí que aparece o grande objetivo de uma linha editorial:

Separar, por grupos, os assuntos relacionados ao seu negócio, fazendo com que o seu conteúdo possa ser dividido em diversos segmentos.

Mateus, não entendi muito bem. Explica melhor…

Imagina um blog de uma academia de ginástica. Qual é o tipo de público que vai consumir os conteúdos desse blog?

– Quem quer emagrecer
– Quem quer definir os músculos
– Quem quer ser mais saudável, fugindo do sedentarismo

Estou apenas usando o senso comum para determinar os objetivos genéricos do público de academia, mas acredito que você concorda comigo que esses 3 perfis estão ok, não é mesmo?

Os objetivos do público podem ser usados para definir as categorias dos assuntos que estarão na linha editorial.

O próximo passo é saber como a academia pode ajudar o seu público através de conteúdos online. Os primeiro exemplos que vêm à cabeça são:

– Dicas de alimentação saudável
– Dicas de musculação
– Dicas de exercícios físicos diversos

Agora é hora de juntar as duas informações.

Você sabe qual é o objetivo do seu público e também sabe que tipo de conteúdos pode oferecer para ele. Tudo que precisa fazer agora é classificar esses conteúdos em uma categoria, facilitando a criação de um cronograma de produção de conteúdo.

Por exemplo:

Categoria: Vida Saudável
Conteúdos: Aprenda a fazer alongamentos matinais, Café da manhã nutritivo…

Categoria: Corpo definido
Conteúdos: Como malhar o tríceps, série de abdominais matadora….

Categoria: Emagrecimento
Conteúdos: 10 frutas que ajudam a emagrecer de forma saudável, 5 exercícios para emagrecer

A partir daí você pode estabelecer uma rotina de posts, definindo quantos conteúdos de cada categoria serão postados por semana.

Sempre que você tiver um tópico que pode dar origem a vários assunto, como é o caso de emagrecimento, que envolve alimentos e exercícios físicos, você tem uma categoria ou subcategoria.

A importância das categorias

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Há 3 motivos pelos quais você deve trabalhar com categorias em suas plataformas online:

1- Categorias o ajudam a planejar os seus conteúdos de uma forma mais organizada e eficiente, tornando mais fácil o estabelecimento de um cronograma de publicação de conteúdo

2- Categorias facilitam a busca da sua audiência. Se a pessoa quer dicas de emagrecimento basta clicar na categoria emagrecimento e todos os conteúdos serão exibidos

3- Quando as categorias estão vinculadas aos assuntos corretos os motores de busca, como o Google, entendem que você possui informações relevantes sobre o tema, fazendo com que você seja encontrado mais facilmente pelos usuários na busca orgânica.

É claro que para o número 3 funcionar o seu site deve estar ok com os requisitos de otimização.

Como definir as pautas da linha editorial

Uma linha editorial é composta por categorias, e estas, por sua vez, são compostas de pautas.

E como é que você escolhe pautas que são relevantes para o seu público-alvo?

No início do texto eu disse que você poderia fazer pesquisas, tirar ideias da própria cabeça de acordo com o seu conhecimento do público-alvo ou aceitar as sugestões do seu público.

Veja algumas dicas de como trabalhar com essas 3 opções:

Fazer pesquisas

É uma das melhores opções, pois você pode fazer diversos tipos de pesquisas:

– Enquetes e Formulários (Enviados para a sua lista de emails)

– Conteúdo da concorrência (Você pode encontrar conteúdos que deram muito certo para os seus concorrentes, e que também podem dar certo para você)

– Usar ferramentas de busca e análise de métricas para encontrar e definir quais conteúdos são mais procurados pela audiência (Ferramenta de Palavra-Chave, Google Trends, Google Suggest…)

Suas ideias e sugestões do público

A mesma dica vale para essas duas situações: anote!

Sim, é uma dica simples, mas que poucas pessoas seguem. Você pode não se lembrar de um determinado comentário, e nem sempre temos tempo para ler todos os comentários, imagina para reler.

No caso das ideias, só lhe faço uma pergunta: quantas vezes você já não ficou com raiva ou chateado por não conseguir se lembrar de uma ideia aparentemente incrível que teve enquanto tomava banho, andava na rua ou fazia qualquer outra coisa?

Pois é, acontece com todo mundo, e é por isso que você precisa registrar essa ideia, seja no papel, no bloco de notas, no gravador do celular… o que importa é ter um registro da ideia.

Além dessas duas dicas, tenho um bônus para você…

Sabe aquele momento que você diz que está sem criatividade, que não consegue pensar em nada legal?

Tenho 3 dicas de como você pode produzir bons conteúdos mesmo sem criatividade.

Recapitulando

– Empresas inteligentes utilizam o conteúdo para criar relacionamento com o público-alvo

– Você pode ter conteúdos que façam isso, e a melhor maneira de começar é estabelecendo a sua linha editorial

– Uma linha editorial agrupa os conteúdos por categorias, aumentando o controle que você tem sobre o cronograma de publicação, facilitando a busca do conteúdo pela audiência e melhorando o posicionamento do seu conteúdo em buscadores como o Google

– Você pode fazer pesquisas, seguir ideias próprias ou sugestões do público para produzir conteúdos de qualidade

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