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Marketing de Conteúdo: você pensa no seu público?

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Profissionais e empresas de diversos segmentos produzem muitos conteúdos para as suas audiências, mas será que esses conteúdos estão dando resultados?

Ir na onda do Marketing de Conteúdo e produzir artigos, vídeos e outros tipos de material com dicas e informações para o seu público é algo que pode sim aumentar as vendas de um negócio, mas será que você quer mesmo fazer isso?

A essência do conteúdo relevante

Os leitores do Marketing com Digital já sabem: ter apenas um bom conteúdo não é o suficiente, e também não adianta adicionar somente uma boa divulgação à estratégia.

Os conteúdos que geram vendas são aqueles que, além de serem úteis e bem divulgados, incitam o público a tomar uma ação.

A ação pode ser simples, como se cadastrar em uma lista de email, se inscrever em um canal de Youtube, deixar um comentário…

Ou pode ser mais complexa, como assistir a uma série de vídeos de vendas.

A grande questão é que muitas das pessoas que consomem um conteúdo gerador de vendas seguem as suas dicas e, provavelmente, cogitam fazer negócios com o autor.

Mesmo assim há um ponto que você precisa acertar…

Você precisa entender seu público-alvo, conhecendo os desejos, necessidades e interesses dele? É claro que sim.

Mas além disso há algo ainda mais importante: quem consome seus conteúdos são pessoas, assim como eu e você.

Conteúdos não fazem milagres

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A tecnologia muitas vezes nos faz pensar que conteúdos fazem milagres. Você gravou um vídeo, escreveu um texto, publicou uma imagem e, ao fim do mês, suas vendas subiram. Eba!

É exatamente por conta dessa onda de bons resultados que os negócios esquecem de que há pessoas por trás desses números.

Você já parou para pensar como aconteceram as vendas que foram impulsionadas pelos seus conteúdos?

Alguém do outro lado do monitor apertou o botão “Play” em um dos seus vídeos, ou rolou a barra de rolagem até terminar de ler um de seus conteúdos. Essa pessoa pode ter deixado a aba aberta para ler depois e, de fato, ter voltado para concluir a leitura.

As pessoas do outro lado da tela também tem uma vida cheia de afazeres, e em algum momento do dia elas estão consumindo o conteúdo que você fez para elas.

Se o seu conteúdo for de humor, não seria ótimo conseguir fazer a pessoa rir?

Se você fez um tutorial, é muito bom saber que as pessoas tiveram sucesso seguindo o seu passo a passo, não é?

A partir do momento que você parar para pensar em tudo isso é que você irá se perguntar:

– Será que as imagens que escolhi ficaram boas?
– As dicas que eu dei são realmente úteis?
– Elas foram bem explicadas?
– Será que não faltou mencionar nenhum link complementar para tirar alguma dúvida do meu público?

Não é impossível produzir um conteúdo que seja super útil e que gere muitas vendas sem que você se preocupe com o seu público, mas tudo fica mais fácil quando você se preocupa de verdade.

O motivo é simples: você se dedica mais, você realmente tira um tempo para pensar de que forma o seu conteúdo pode ficar ainda melhor, tudo pela sua audiência.

Eu quero, mas não sei melhorar meus conteúdos

Se você leu até aqui, acredito que, assim como eu, você quer cada vez mais aumentar a qualidade de seus conteúdos, e é com isso que eu irei lhe ajudar.

Conteúdos como 3 Formas de Produzir Vídeos Para o Youtube (Sem Aparecer Nos Vídeos) e 5 Tipos de Conteúdos Para Você Produzir e Gerar Vendas foram feitos exatamente por isso.

Em breve, faremos conteúdos para tirar dúvidas e combater os medos mais frequentes de quem deseja aplicar estratégias para alavancar negócios com a ajuda da internet.

É por isso que eu vou te dar duas dicas:

1- Fica sempre de olho no Marketing com Digital. Atualmente estou publicando com muita frequência dicas de como produzir conteúdos, desde a criação da linha editorial até o processo de criação do próprio conteúdo. Tudo isso é gratuito e pode ser conferido aqui no nosso blog.

2- No começo de fevereiro eu terminei de produzir um minicurso sobre produção de conteúdos que geram vendas. São apenas 4 módulos, com aulas bem rápidas e práticas para você aprender a montar a sua estratégia de conteúdo. Você pode ter acesso ao minicurso através da Área de Membros do Marketing com Digital.

Até o próximo artigo!

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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