Marketing Digital para salão de beleza: Como aumentar o seu faturamento usando conteúdo

Beleza, sem dúvidas é um dos negócios que mais cresce mundialmente.

Mas se esse mercado cresce tanto porque alguns donos de salão de beleza não conseguem manter seu faturamento recorrente?


Por que eles tem grande dificuldade em ter uma cartela de clientes fiel e semanal? Meses de alto faturamento e meses de caixa negativo.

Para alguns donos de salão esse mercado é uma verdadeira roda gigante.

Você é essa empresária ou empresário dentro da roda gigante?

Se a resposta for sim eu te pergunto:

O que você está fazendo de diferente?

Para lotar seu salão todos os dias, para ser procurado por mulheres e homens que só querem ser cuidados pelos seus profissionais, porque para eles vocês são os melhores.

O que você está fazendo para bater suas metas e iniciar um novo mês na certeza de que sim, você vai ter seu salão cheio todos os dias?

Esse conteúdo tem o propósito único de te dar as respostas para essas perguntas.

Hoje você vai aprender duas técnicas preciosas, mas saiba que esse não será um manual completo para seu negócio, depois que você executar o que eu vou te ensinar aqui você ainda tem trabalho pela frente, mas eu te garanto que este artigo pode fazer uma tremenda diferença no seu negócio, mas isso vai depender de você, porque eu vou cumprir a minha parte.

Você vem comigo?

Então vamos a técnica número 1:

1- Crie conteúdos especializados para seu cliente

Seja uma autoridade no que faz.

Essa é uma das primeiras lições.

Quando você se mostra especialista no que faz as clientes que você tem não vão embora, e ainda trazem outras junto.

Ser uma autoridade também te posiciona em um nível superior, o que faz com que as pessoas saiam de sua casa para serem cuidados pelos seus profissionais, porque elas entendem que apenas você pode entregar o melhor para elas.

E como ser uma autoridade?

Produzir conteúdo é o seu primeiro passo.

A técnica do antes e depois é a única coisa que a maioria dos salões fazem, ela é bem legal, mas não prova que você e seus profissionais são especialistas.

Falar sobre o assunto, dar dicas e ensinar a cliente a cuidar do cabelo em casa, ou das unhas, isso sim.

Você não leu errado, eu realmente estou te dizendo para ensinar o que você faz.

Existe uma visão limitada de que se você ensina as pessoas o que você faz, elas não voltam.

Acontece exatamente o contrário.

Se você ensina o que sabe, você mostra que realmente sabe, e isso desperta um sentimento muito importante no consumidor: confiança. É dela que você precisa para elevar o seu negócio.

Você não vai ensinar ninguém a fazer mechas em casa, mas pode ter um vídeo explicando como uma mulher  escolhe a melhor cor de mecha para seu tipo de cabelo e cor de pele.

Explicando por A + Z porque uma mulher pode ou não pode fazer esse procedimento e qual o mais adequado, mostrando quais tipos de produto usar ou não usar e alguns erros comuns.

Para finalizar o vídeo convide aquela leitora a agendar uma visita ao seu salão e fazer uma análise personalizada e sem custo.

Para ilustrar esse tipo de conteúdo quero te apresentar uma rede de salões de beleza americano nascida na California chamado, dry bar.

O dry bar é um salão diferente, ele basicamente só oferece um serviço: escova.

Eles não fazem tintura, química, unha…apenas escova.

Um salão especializado em escova com preço fixo e uma linha própria de produtos.

Então nós temos um salão especializado em algo que as mulheres precisam fazer toda semana, mas que não é uma necessidade básica. Concorda?

Mesmo assim a rede continua se espalhando pelos Estados Unidos a todo vapor, porque eles sabem vender o que fazem. São especialistas nisso.

Além do preço fixo para qualquer tamanho de cabelo (lavagem inclusa) o Dry Bar ensina absolutamente tudo o que faz.

Eles tem um cardápio de escova com nomes de bebidas divertidíssimo, todas as escovas são ensinadas em uma aba no site chamada: “Como fazer”

Então você pode comprar os produtos e fazer em casa, usar seus produtos e fazer em casa, ou simplesmente ir ao salão.

E as mulheres vão.

Você pode combinar o exemplo do dry bar com seu negócio. Seja ele um salão de beleza com vários serviços ou apenas com serviço especializado.

Para todos esses casos você consegue produzir conteúdos úteis para o seu consumidor, conteúdos que mostrem que você é especialista no que faz.

Então minha dica é que fale de tudo que seja útil para seu cliente, e isso vão desde dicas “como fazer manutenção de um cabelo com mechas” até “como evitar o encravamento de pelos.”

O tipo de conteúdo que você produzir deve se basear nas perguntas e dúvidas mais frequentes das suas clientes.

Seja um vídeo com uma produção simples ou não, invista em mostrar o seu melhor e as suas melhores dicas.  E não esqueça de criar seu blog, trabalhar produzindo conteúdo é muito importante para crescer online.

2- Crie uma lista Vip de clientes

Você já ouviu essa frase?

“É muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo”

Ela é um clássico, porque é verdade.

Seu bem mais precioso são suas clientes fieis, e nesse tópico eu quero te ensinar como você pode ao mesmo tempo fidelizar essas clientes e atrair novas.

O clube de compras Vip é uma campanha que ensinamos (especialmente para produto físico) onde você cria uma nova categoria de cliente dentro do seu negócio.

O principal objetivo dessa campanha é criar uma lista de clientes em potencial e oferecer benefícios  únicos para eles, esses benefícios fazem com que a cliente Vip tenha mais interesse em comprar de você, nesse caso, de ir ao seu salão.

Isso acontece por dois motivos:

  • Primeiro porque você é especialista ( como mostrei no tópico 1)
  • Segundo porque como Vip ela tem benefícios únicos

Como construir essa lista?

Primeiro tenha em mente que você precisa criar uma lista de dados com nome e e-mai, você também deve ter o telefone, mas o e-mail  é o mais importante.

Por quê?

Por que ele é gerenciável, ele te permite ter um sistema rodando, mas deixaremos isso para falar em outro conteúdo.

Você pode começar a construir a lista manualmente, com as clientes que já frequentam o seu salão.

Quando você fizer ações online, use o clube para atrair clientes.

E o que você pode oferecer?

  • Descontos exclusivos ( precisam ser exclusivos mesmo)
  • Promoções especiais
  • Pacotes Vip
  • Presente no aniversário.

Todas são ações que além de não causarem prejuízos para você trazem benefícios reais para as clientes, mas lembre-se, apenas clientes que fazem parte do clube podem ter acesso.

Quanto você vai cobrar por isso?

Nada. Você apenas vai criar uma lista de clientes Vip, e isso não tem preço para você.

Então para ser vip a cliente precisa preencher um cadastro.

Os conteúdos que você produzir no tópico 1 podem ser enviados para essas clientes também. Afinal, você quer que elas estejam toda semana no seu salão.

Sabe aquela segunda-feira que você não abre porque não tem movimento?

Ela poderia se transformar no dia Vip da beleza.

Um dia que você abriria para algumas clientes com preços e pacotes exclusivos, para que sua cliente comece a semana linda.

Você pode criar inúmeras ações para suas vips,mas o mais importante agora é começar a construir sua base.

Aqui mais uma vez o Dry Bar. O clube Vip deles é um pouco diferente.

O The Barfly Membership oferece um pacote mensal + benefícios únicos para membros, como:

– Duas escovas por mês + uma escova de presente no seu aniversário

– 10% de desconto em todos os produtos

– Se você não usar uma escova pode acumular para outros meses

– Se você precisar de uma escova extra, desconto de 5 dólares por escova, no máximo duas por mês.

– Você pode cancelar um agendamento a qualquer momento

O pacote varia de região para região, mas custa em média 80 dólares.

Todos os meses a cliente paga esse valor de forma recorrente em seu cartão de crédito e além de pagar menos pelos serviços realizados tem acesso a benefícios exclusivos.

Esse é um tipo de clube, qual Clube Vip você poderia montar para o seu negócio?

Então vamos Recapitular os dois pontos:

1- Produza conteúdo e construa a autoridade do seu salão

2- Invista na criação de um clube de compras Vip e construa sua lista

Depois que você aplicar esses técnicas no seu salão, volta para me contar como foi, e se você não sabe como estruturar seu conteúdo, da uma olhada no manual de 9 passos para produzir conteúdo que eu criei, ele vai te ajudar a estruturar todo seu conteúdo escrito.

 

Forte abraço, sucesso e Deus te abençoe.

Iaponira Oliveira
Publicitária, Gestora de conteúdo e Co-fundadora do portal Marketing Com Digital. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por vários treinamentos sobre produção de conteúdo.

Comentários

  1. Iaponira, peguei uma dica SUPER legal!!! Amei, obrigada….esta ideia de fazer comparação com a foto de uma pessoa famosa achei top! Estamos criando um imã digital para gerar lista VIP que eu penso que vai engajar muito…. mas te conto no nosso grupo, beijo!

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  2. Boa tarde está ideias são excelente muito boas muito obrigado uma parte já coloco em prática mas as outras são a Dimas.

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  3. Uau!! Parabéns Iaponira, realmente um excelente conteúdo. Me deu várias idéias, não só com salão de beleza, mas outras áreas também…

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

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  4. Se já não bastasse o Natanael, agora estou baixando e arquivando seu conteúdo. Meu HD não tá aguentando. Não dá pra evitar porque vocês são o que há de melhor. Estou pensando em jogar tudo pro ar e colocar em prática tudo que vocês apresentam. Obrigado.

    Responder

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