2016 será o ano da Consultoria Maestro graças ao mercado de infoprodutos: Veja os Bastidores

Se você acompanha o mercado americano, deve ter visto os dados de crescimento do mercado de Consultoria nos EUA nos últimos anos.

Veja o gráfico abaixo:
mercado-de-consultoria-eua

A primeira vez que eu ouvi esse dados foi em uma apresentação do Frank Kern e logo no primeiro momento eu fiquei em dúvida sobre qual o tipo de consultoria ele estava se referindo.

Em 2015 eu tive a oportunidade de conversar pessoalmente com ele e então entender melhor o modelo de negócios por trás desses dados acerca da consultoria.

Para a minha alegria, eu descobri que o primeiro modelo que eu realizei consultoria ainda em 2010, que eu chamo hoje de Consultoria Maestro, é bem semelhante ao que nos EUA é chamado de Consultoria Estratégica.

E esse modelo de consultoria está dentro de uma das áreas que mais crescem a cada ano.

Dá uma olhada nesse gráfico logo abaixo:

consultoria-estrategica

O item Strategy Consulting não está obrigatoriamente limitado a uma consultoria de vendas online, envolve estratégias de negócios como um todo. Porém, toda e qualquer estratégia de negócios, no final envolve direta ou indiretamente o assunto vendas, concorda?

Por isso eu levo em consideração tanto o gráfico 01 como o gráfico 02 representando esse fenômeno no mercado americano, que já começa a se mostrar como uma realidade no Brasil.

Como no nosso mercado os empresários ainda estão muito no início da utilização de estratégias de marketing digital, esse é um momento no qual muito precisam desesperadamente de alguém para orientar e organizar uma ação de vendas online.

Porém, se a tendência que aconteceu nos EUA, se repetir no Brasil, o que é muito provável, à medida que os empresários entendem como funciona um ciclo completo de vendas online, maiores serão os investimentos.

 

O mercado de Infoprodutos está alavancando o mercado de consultoria

Vamos entender um pouco do que aconteceu nos EUA e rapidamente você conseguirá identificar traços extremamente semelhantes acontecendo agora mesmo no Brasil.

Hoje no Brasil temos inúmeros info-produtos relacionados ao tema negócios, marketing digital e empreendedorismo, algo que aconteceu nos EUA há mais de 5 anos.

Então vamos imaginar que essa seja a diferença de “amadurecimento” entre o mercado americano e o brasileiro, levando em consideração os primeiros produtos, ok?

O que acontece nos EUA foi algo bem simples, muitos empresários adquiriram vários e vários cursos, porém, simplesmente não conseguiam colocar aquelas estratégias em prática.

O próprio Frank Kern tem uma entrevista com o Tony Robbins, bastante conhecida, onde eles falam exatamente sobre isso, as pessoas simplesmente não conseguem implementar.

O que aconteceu em seguida foi o crescimento de empresas que vendiam serviços para esses empresários. Foi nesse cenário que o mercado de consultoria explodiu.

 

Imagine o seguinte cenário:

O empresário investiu em diversos cursos, porém, não conseguiu implementar, seja qual for a razão.

Mas ele acredita que seja possível, ele entendeu que é possível e viu exemplos práticos de pessoas conseguindo alcançar melhores resultados, porém, ele não está conseguindo implementar.

Ele tem equipe, já tem todas as ferramentas necessárias, mas ele não tem processos testados e não sabe organizar todas aquelas peças soltas.

E agora ele conhece um profissional que domina completamente todos os processos de vendas online e ele tem a oportunidade de contratar esse profissional para liderar suas ações de vendas online.

Alguém que irá fazer com que ele economize tempo, dinheiro e possa finalmente ver uma campanha rodando 100%.

As agências especializadas nas estratégias que estavam sendo ensinadas em treinamentos online, começaram a ter filas e filas de clientes.

Só um rápido parêntese… Quando eu viajo para os EUA é extremamente fácil fechar contratos.

consultoria-usa

Estou dando esse exemplo por uma razão muito, muito simples.

Eu conheci o Joseph em um evento pago, o investimento que fizemos para estar lá foi de cerca de $2.200. E lá estava o Joseph, dono de um negócio, estudando para aumentar as vendas da sua empresa.

Porém, ao seu lado estava o Natanael, aprendendo novas estratégias e aos olhos do Joseph, entendendo tudo, inclusive já tinha implementado várias das estratégias, enquanto ele ainda estava patinando.

Durante o coffe ele perguntou como era o meu negócio, expliquei que tinha treinamentos e atendia algumas empresas, ajudando na implementação. Pronto!

“É isso que eu preciso”, ele disse todo empolgado.

Percebe o que estou falando? Essa é a realidade de MUITOS empresários hoje no Brasil. Eles pagam caro para ir para um evento, simplesmente para tentar encontrar alguém que ele possa contratar para resolver seus problemas.

É aqui que o Consultor Maestro entra em cena com TUDO!

Sempre que acontece o lançamento de produtos de empreendedorismo e marketing digital no Brasil, algo muito interessante acontece logo em seguida, você já consegue imaginar o que seja?

Pedidos de consultoria aumentam e MUITO.

Agora você tem empresários que investiram PESADO em treinamentos que eles não irão conseguir colocar em prática, por uma razão bem simples.

Não é a habilidade deles. Veja só, existem empresários “apanhando” para tentar configurar uma ferramenta de email marketing, página de captura e todas essas coisas.

Empresário tem que cuidar do produto/serviço da sua empresa, tem que estar acompanhando sua equipe e não criando páginas ou qualquer outra coisa do tipo.

Mas um efeito importante que todos os cursos disponíveis no mercado está causando é o despertar da consciência.

Quase que diariamente recebemos emails: “Natanael, fiz o curso A ou B e não consegui implementar… Preciso de ajuda”.

Eu acredito que todo empresário deve entender a ESTRATÉGIA e os processos, porém, não deve ficar perdendo tempo com assuntos técnicos.

Essa consciência será difundida no Brasil, assim como aconteceu nos EUA, por isso os eventos chamados de Bootcamp e as mentorias, tendem a crescer no Brasil.

Veja exemplos de eventos nos EUA que focam na IMPLEMENTAÇÃO, ou seja, não ficar aprendendo teoria, mas finalmente colocar as estratégias para rodar.

Evento do Dan Kennedy

Eu tenho um evento que segue os mesmos padrões do que acontece nos EUA, que é o Parceiros de Execução.

Se você é um consultor ou dono de agência de marketing digital, esse deveria ser um modelo para você prestar muita atenção.

01 – Consultoria Maestro com foco na organização das estratégias

02 – Eventos para implementação (Consultoria Maestro em Grupo)

O segundo modelo dos eventos presenciais, consiste em reunir as empresas para entregar um conteúdo prático e processos que possam ser implementados na hora.

 

AVISO IMPORTANTE

A ÚNICA maneira de você conseguir de fato ajudar os seus clientes na construção de campanhas de vendas online, envolve sua habilidade em entender todo o processo necessário.

Não adianta você se aventurar a entregar algo que você não domina. Esse tipo de consultoria tem um retorno financeiro muito acima da média do que as agências e consultores comuns cobram.

Você pode cobrar de R$5.000 à R$20.000, depende da sua capacidade de gerar resultados e do tipo de empresas que você irá atrair.

Porém, dominar os processos é algo obrigatório. Não dá para brincar com isso.

 

Meus 2 Presentes Para Você

Se você chegou até aqui, eu quero te incentivar de duas maneiras extremamente práticas.

01 – Eu vou te dar um modelo de oferta para te ajudar a vender uma Consultoria Maestro

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02 – Você poderá assistir minha palestra online Gratuita sobre As 8 Etapas Para Construir uma Agência Digital Lucrativa e Enxuta

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Nessa palestra eu vou explicar todos os detalhes do modelo de negócios de uma agência digital enxuta, com foco em vender consultoria estratégia e não a operacional, como a maioria tem feito.

Espero que você aproveite bem os 2 presentes.

Mercado de Consultoria tem escala?

Essa é uma pergunta e talvez objeção que muitas pessoas tem com relação ao mercado de consultoria. Para ser bem sincero, essa era uma preocupação que eu tinha também.

“Não dá para escalar consultoria, é um serviço”. Foi quando vi o que os americanos estavam fazendo.

Eles não escalam a QUANTIDADE de clientes, eles escalam o VALOR da consultoria.

Ao invés de ter 100 clientes pagando $1000 por consultoria, eles conseguem ter 10 clientes pagando $10.000.

E foi exatamente isso que eu comecei a fazer também. A primeira vez que eu consegui fechar um contrato de R$10.000 foi em 2013.

Depois disso, nunca mais fechei um contrato inferior a esse valor. Hoje eu fico extremamente feliz em ver alunos do meu programa de formação Expert em Vendas Online fechando contratos de R$10.000 ou até mais…

contrato-18k
Esse é apenas 1 dos vários casos de outros alunos que conseguem fechar contratos de alto valor.

E por que eles conseguem?

01 – Tem conhecimento suficiente para conseguir cobrar esse valor

02 – A concorrência é bem pequena

A maioria das agências e consultores concorrentes estão oferecendo “inbound”, mais fãs, engajamento, etc e etc.

Quando chega um Expert em Vendas Online falando de Faturamento, vendas, gerar negócios, ele ganha a atenção do empresário na hora. Chega a ser covardia.

Espero que você tenha entendido que existe o mercado comum de marketing digital e o NOVO mercado dos consultores maestros, que são aqueles que são focados em campanhas de vendas online e consultorias estratégicas.

Espero que você já tenha escolhido seu lado da força. 🙂

Deixe o seu comentário aqui abaixo e participe da conversa. 😉

Grande abraço

 

Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Ok, eu não tenho dúvidas que esse mercado é o mais promissor, as portas estão abertas e escancaradas, mas diante de tantas possibilidades me vem algumas dúvidas em mente. Uma Consultoria Maestro é para o cliente que pode pagar ou para o cliente que conseguimos gerar resultados que ele deseja? Você como Consultor precisa ser referencia em apenas um nicho específico ou pode abranger qualquer área de atuação? Nesse caso o que seria melhor, ser especialista em apenas uma área ou ser um generalista? Não sei estou um pouco confuso… No mais estou gostando muito dessa fase de Consultoria

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