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Ignorar o Mobile Marketing É Um Erro Que Você Não Pode Cometer

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Todo mundo sabe que os smartphones estão por toda parte. Não é difícil ver alguém com um smartphone na mão dentro do transporte público, em restaurantes, andando na rua, em shoppings…

Contudo, o que você e muitas empresas não sabem é que o comportamento do consumidor sofreu e continua sofrendo mudanças por conta desses aparelhos. Se você não quer comer a poeira dos seus concorrentes, chegou a hora de entender mais sobre a fatia mobile do mercado.

51,4 milhões. Segundo uma pesquisa realizada pela Vivera Mobile em parceria com a Nielsen Ibope, este é o número de pessoas no Brasil que possuem smartphones com acesso à internet.

Para você ter ideia da importância deste número, ele representa 25% de toda a população brasileira, segundo a projeção do IBGE em junho de 2015.

Agora, a grande pergunta: O que é que as pessoas mais fazem quando acessam a internet pelo smartphone?

O Comportamento Usuário Mobile em dados

77% checa os e-mails e redes sociais
– O Facebook é a rede social mais popular, enquanto o Whatsapp cresce cada vez mais no gosto do povo
48% das pessoas faz pesquisas sobre mapas e localização
47% procuram notícias
– Boa parte do uso ocorre em momentos de espera fora de casa (52%), ou antes de dormir (48%) e depois de acordar (42%).

Sabe qual é a boa notícia? Quase 70% dos donos de smartphones e tablets no Brasil já realizaram uma compra online pelos dispositivos, e a estimativa é de que esses números aumentem cerca de 46% ao ano até 2016…

Quer fazer parte das empresas e profissionais que aproveitam essa fatia do mercado? Confira, a seguir, algumas dicas e informações preciosas sobre como você pode fazer isso.

1- Seu Site Funciona Bem Nos Smartphones?

responsivo design mobile marketing

Muitos sites não foram feitos pensando nos usuários de smartphones, e o resultado disso é algo catastrófico. Menus que ficam fora do lugar, barras de rolagem que atrapalham a navegação, fontes minúsculas que precisam de um zoom gigantesco…

Tudo isso dá mais trabalho para o usuário mobile, que acaba saindo de sites assim por conta de tamanha frustração.

O seu site precisa ser mobile friendly, termo utilizado para designar as páginas que não apresentam problemas ao serem acessadas por dispositivos móveis, e há duas opções para isso:

Sites Responsivos: que ajustam o seu site para a tela dos dispositivos móveis, deixando a navegação o mais confortável possível.

Sites Dinâmicos: feitos especialmente para os dispositivos móveis, com conteúdos exclusivos e, claro, com uma ótima navegação para os usuários.

O site responsivo é bom o suficiente para você começar a apostar no mercado mobile, enquanto o site dinâmico exige uma análise maior do comportamento do seu público.

A vantagem do segundo modelo, no entanto, é a sua alta capacidade de geração de resultados, já que todo o conteúdo é personalizado para o usuário mobile.

2- Buscas nos Smartphones

Muitas das buscas realizadas em smartphones são feitas na rua, quando uma pessoa quer encontrar rapidamente um restaurante de um estilo específico, saber o horário de funcionamento de uma loja, entre outras informações que tendem a ter a compra como resultado final.

Quem investir em posicionamento online regional pode se beneficiar bastante com isso, pois está oferecendo ao público todos os detalhes que ele precisa para encontrar o seu negócio durante uma busca do gênero.

No entanto, vale salientar que o Google prioriza os negócios que possuem sites mobile friendly, ou seja, você precisa ter um site responsivo ou dinâmico para receber a prioridade do buscador durante as buscas feitas em dispositivos móveis.

E então, vai deixar passar a chance de atrair uma pessoa que está na rua pronta para comprar?

3- Anúncios Exclusivos Para Dispositivos Móveis

Se há diferenças no comportamento do público do computador e do smartphone, isso significa que você tem novos dados para formar uma persona que será usada em campanhas online.

Resumindo: personalizar anúncios para os usuários de smartphone pode sair mais barato, além de gerar resultados melhores para o seu negócio.

Quem investe em Google Adwords, por exemplo, automaticamente está fazendo anúncios para desktop e mobile, mas há a opção de selecionar apenas o mobile.

E aí, o que você acha de fazer uma segmentação ainda maior?

4- Fique Atento a Recursos Exclusivos / Limitados

Algumas plataformas, como o Youtube, oferecem diversos recursos que você pode utilizar para auxiliar a divulgação do seu negócio. No entanto, você deve ficar atento para saber quais deles estão disponíveis em dispositivos móveis e quais não estão.

A ferramenta de anotações, bastante utilizada nos vídeos do Youtube, não aparece para os usuários mobile.

Apenas em 2015 foi lançado o Youtube Cards, um novo recurso de promoção de conteúdo em vídeos que aparece para todos os usuários da plataforma, incluindo agora os dispositivos móveis.

Recapitulando

Estas são apenas algumas das informações e dicas que você precisa saber antes de planejar a sua entrada na fatia mobile do mercado:

– 51, 4 milhões de brasileiros possuem smartphones com acesso a internet
– 70% dos usuários de smarphones e tablets no Brasil já fizeram compras pelos aparelhos (o número tende a aumentar)
– Seu site precisa ser mobile friendly
– Muitas buscas feitas em smartphones já com o intuito do consumo imediato
– É possível personalizar anúncios para dispositivos móveis
– Saiba se os recursos das plataformas que você utiliza estão disponíveis para dispositivos móveis

E aí, vai mesmo ignorar o mobile marketing e deixar essa parcela do mercado de lado?

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Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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