10 modelos de títulos criativos para usar em seus conteúdos

Escrever títulos criativos e atrativos é tão importante quanto escrever conteúdos de qualidade, porque são aquelas palavras que você escolheu para encabeçarem o seu texto que vão decidir quem vai e quem não vai ler o que você escreveu. É exatamente nesse ponto que muitos são deixados para trás.

Se o seu blog anda levando rasteiras e sendo deixado para trás simplesmente porque você não aprendeu a escrever títulos, esse conteúdo vai te ajudar e muito a reverter esse cenário.

Eu quero compartilhar com você não apenas alguns modelos de títulos que eu tenho testado e utilizado com sucesso, mas eu também quero te mostrar como pequenas falhas de comunicação podem comprometer toda a estrutura da sua mensagem.

Você alguma vez na sua vida parou diante de uma página de resultados do Google após fazer uma pesquisa e ficou decidindo em qual link clicar? Provavelmente não.

Isso acontece porque quando fazemos uma pesquisa nós levamos segundos para decidir em que link clicar, e segundos para sair daquela página caso ela não resolva o nosso problema.  Simples assim.

Se você está rolando o seu feed de notícias do Facebook, você provavelmente não clica em tudo o que vê, o seu cérebro filtra aquela enxurrada de informação e você clica em algo que realmente chame a sua atenção, algo que de alguma forma te entregue algum valor, mesmo que esse valor seja matar a sua curiosidade.

 

Seja criativo, mostre que você vale a pena

 

Para chegar até aqui e ler as linhas que eu escrevo nesse momento você levou uma fração de segundos para ler o título e perceber que esse conteúdo te interessa.  Você clicou, talvez você tenha rolado até o fim para ver o tamanho do meu conteúdo, como ele foi estruturado e se ele vale o seu tempo.

A questão principal é que você só está aqui porque o título desse conteúdo te chamou atenção. A primeira lição que eu quero que você aprenda é que não é porque você dedicou horas do seu tempo escrevendo um bom conteúdo que as pessoas vão correr para ler.

Se o seu conteúdo é bom de verdade, comece demonstrando isso no título, em vez de se preocupar apenas com a palavra-chave, lembre-se de ser criativo, de despertar vontade no seu leitor, só assim você vai chamar a atenção dele.

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Agora que você entendeu que o título não é apenas a cereja do bolo e sim a cobertura inteira, vamos aos modelos de conteúdo.

 

10 modelos de títulos criativos

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1. Como + benefícios

O termo  “Como” além de muito prático é com certeza um campeão de buscas no  Google. Mas a grande sacada de utilizar esse termo é não apenas utilizar o termo que as pessoas pesquisam, mas ir além, mostrando quais os benefícios que ela vai ter quando ler o seu conteúdo e aprender aquele como.

Se as pessoas pesquisam:

Como criar um currículo

Você não deve simplesmente usar esse termo para o seu título e ensinar a criar um currículo, você precisa ir além , apresentando os benefícios.

Exemplos:

  • Como criar um currículo campeão e conseguir o emprego dos seus sonhos
  • Como criar um currículo que se destaque em qualquer entrevista de emprego

 

Você percebe o impacto que o benefício cria no título?

 

2. Pergunta + questionamento

Esse tipo de título desperta  curiosidade no leitor porque questiona o conhecimento dele sobre algo.

Se você quer escrever um conteúdo sobre “estresse” e como ele pode afetar a saúde de qualquer individuo, em vez de usar a chamada:

10 sintomas comuns do estresse

Você deve usar:

  • Você reconhece os 10 principais sintomas do estresse?

 

E você? Reconhece?

3. X maneiras

O segredo desse tipo de título é mostrar que você é um especialista no assunto. Sem enrolação você precisa entregar as maneiras mais eficientes de fazer algo, vender algo, enfim, você precisa encurtar o caminho do leitor em uma estrada que você já conhece.

Exemplos:

  • 10 maneiras de criar títulos sem parecer chato
  • 10 maneiras diferentes de fazer arroz
  • 10 maneiras de superar o fim de um relacionamento

 

Você pode trocar o termo “maneiras” por outros sinônimos, vai funcionar também.

 

4. Apresente os fatos

É isso mesmo, apresente os fatos. Entregue a solução no seu conteúdo, além de despertar a curiosidade para os fatos  o seu público também ficará interessado na solução.

Exemplos:

  • 5 doenças hereditárias comuns
  • 3 países que qualquer pessoa pode conhecer

 

 

5. Identificação

Use esse tipo de conteúdo para se conectar ao seu público de uma forma que ele se identifique com o que você escreve.  Ser pessoal nesse tipo de pauta é fundamental, fale com o seu leitor como se você estivesse escrevendo exclusivamente para ele.

 

  • 9 tipos de empreendedores: Em qual grupo você está?
  • 15 desenhos antigos: Qual deles marcaram a sua infância?
  • 8 características de um verdadeiro líder: Quais delas você tem?

6. Como + números

Nessa categoria você vai usar o bom e velho como, só que em vez de utilizar os benefícios, como no modelo do título nº 1 deste artigo, você vai adicionar os números para potencializar o seu título.

 

Exemplos:

  • Como ter um dia extremamente produtivo seguindo 3 regras básicas
  • Como fazer atividade física sem comprometer o seu tempo: 4 maneiras eficientes

 

7. X razões para alguma coisa

Nesse tipo de pauta você deve criar uma lista de razões para alguma coisa. A ideia é mostrar para o leitor porque ele deve tomar alguma ação, como inciar uma atividade, comer algo, comprar algo.

 

Exemplos:

  • 50 razões que provam porque todo mundo deveria ir para a Disney ao menos 1 vez na vida
  • 10 motivos para inserir a Yoga como uma atividade semanal na sua rotina
  • 7 razões que apontam porque pessoas que tem insônia precisam fazer atividade física

 

8. O segredo para alguma coisa

Esse modelo de título parece passado, mas realmente funciona. A ideia de compartilhar algo secreto, algo que não é de conhecimento geral, desperta nas pessoas não apenas a curiosidade de saber o que é, mas a resposta única para algo que até então era desconhecido.

O único erro que você não pode cometer nesse tipo de conteúdo é não entregar o segredo. Tentar criar um título usando esse termo para chamar a atenção do seu público e não entregar o que é prometido pode gerar uma frustração muito grande no leitor.

Adaptando a frase do Tio Ben:

Grandes títulos trazem grandes responsabilidades.

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Eu sempre estou falando sobre isso com os meus alunos, se você realmente quer ser uma autoridade na sua área de atuação e ganhar dinheiro com o seu conhecimento, você precisa ser real. Comece entregando conteúdo na medida da promessa dos seus títulos.

 

Vamos aos exemplos:

 

  • O segredo dos conteúdos de sucesso
  • O segredo para emagrecer com saúde e sem precisar fazer dietas malucas
  • O segredo nº 1 das pessoas de sucesso

 

9. Você não precisa ter isso para fazer isso

As pessoas têm crenças sobre algumas coisas que muitas vezes as impedem de realizar coisas que elas desejam muito. Eu tenho visto que esse tipo de crença tem sido objeção em inúmeras áreas. Deve ser sua missão desmitificar alguns conceitos para quebrar a objeção e fazer com que as pessoas sintam-se a vontade para comprar o seu produto ou serviço sem ter medo de que aquilo não é para elas.

Certa vez vi um empresário que ensinava como arrematar imóveis em leilão, o que mais me chamou a atenção na abordagem dele foi o que ele dizia na hora de quebrar a objeção sobre que tipo de habilidade alguém precisava ter para arrematar um imóvel em leilão, ele dizia o seguinte:

– Você sabe ler? Então você pode arrematar imóveis em leilão.

Se uma pessoa sabe ler, ela tem completa capacidade de estudar todas as regras do edital, e aprender com o curso dele como arrematar os imóveis, então quando tudo parecia complicado, ele foi lá e simplificou.

 

Exemplos:

  • Você não precisa ser rico para fazer viagens internacionais
  • Você não precisa parar de comer tudo o que gosta para emagrecer
  • Você não precisa acordar cedo para ter um dia mais produtivo

 

10. Erros

Esse tipo de título desperta no leitor a atenção para coisas que ele não sabia que poderia estar fazendo errado.

Exemplos:

  • 8 erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles?
  • 9 alimentos que podem ser considerados veneno: Você consome algum deles?
  • Os 10 erros de inglês mais cometidos por brasileiros.

 

Agora que você tem 10 tipos diferentes de títulos para as suas pautas, você não tem mais desculpa para não criar chamadas criativas, use-as ao seu favor e com sabedoria. Como eu disse anteriormente, não esqueça de ser real, as pessoas gostam de pessoas reais, então se você quiser ser autoridade na sua área de atuação, seja útil, seja real.

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Eu indico que você se torne um membro Vip do portal Marketing Com Digital. Além dos mini cursos sobre produção de conteúdo, você encontra uma série de treinamentos sobre Marketing Digital e tem acesso ao nosso grupo exclusivo no Facebook.  Te vejo por lá.

Dúvidas? Comentários? Não deixa de compartilhar comigo, me fala sobre qual a sua maior dificuldade com produção de conteúdo que eu quero te ajudar.

Forte Abraço.

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Iaponira Oliveira
Publicitária, Gestora de conteúdo e Co-fundadora do portal Marketing Com Digital. Realizou projetos de Marketing de Conteúdo em diversas empresas e é responsável por vários treinamentos sobre produção de conteúdo.

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