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Não julgue o livro pela capa.

Essa é uma frase que você já deve ter escutado, eu já, mas não adianta, eu julgo.

Se a capa não for bonita e o título não me chamar atenção eu passo direto. E você?

Eu parto do pressuposto de que algo que é bom foi bem feito do começo ao fim, é a mesma coisa de um produto, quanto mais bonita for a embalagem, mais eu julgo que aquele produto é melhor.

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Claro que as empresas sabem disso.

Sabem tanto que quando querem aumentar o preço do produto elas diminuem a quantidade e criam uma nova embalagem.

Ou seja, o produto permanece com o mesmo preço, a embalagem muda, mas a quantidade do produto agora é menor, mas é uma diferença pequena e você não percebe que está pagando um pouco mais porque a embalagem mudou.

embalagens

Você deve estar pesando “caramba, que absurdo”.

Claro que eles devem comunicar devidamente a redução na embalagem, é muito errado reduzir sem comunicar, mas o ponto aqui que eu quero que você entenda é a sensação que o consumidor quer evitar: o aumento do preço.

A verdade é que as empresas dançam conforme a música, e quem escolhe a música é o consumidor.

Elas se reinventam, se adequam, elas descobrem como podem crescer e manter o consumidor feliz, e então com base no comportamento de consumo, elas o fazem.

A questão é, o seu consumidor escolheu um ritmo, você quer aprender a dançar?

Escrever títulos criativos e atrativos é tão importante quanto escrever conteúdos de qualidade, porque são aquelas palavras que você escolheu para encabeçarem o seu texto que vão decidir quem vai e quem não vai ler o que você escreveu.

É exatamente nesse ponto que muitos são deixados para trás..

Você pode decidir continuar escrevendo seus títulos de qualquer jeito, ou criar títulos que vão realmente chamar a atenção do seu leitor.

Nesse artigo eu quero compartilhar com você não apenas alguns modelos de títulos que eu tenho testado e utilizado com sucesso, mas eu também quero te mostrar como pequenas falhas de comunicação podem comprometer toda a estrutura da sua mensagem.

Você alguma vez na sua vida parou diante de uma página de resultados do Google após fazer uma pesquisa e ficou decidindo em qual link clicar?

Provavelmente não.

Isso acontece porque quando fazemos uma pesquisa nós levamos segundos para decidir em qual link clicar, e segundos para sair daquela página caso ela não resolva o nosso problema.  Simples assim.

Se você está rolando o seu feed de notícias do Facebook, você provavelmente não clica em tudo o que vê, o seu cérebro filtra aquela enxurrada de informação e você clica em algo que realmente chame a sua atenção, algo que de alguma forma te entregue algum valor, mesmo que esse valor seja matar a sua curiosidade.

Seja criativo, mostre que você vale a pena

A questão principal é que você só está aqui porque o título desse conteúdo te chamou atenção.

A primeira lição que eu quero que você aprenda é que não é porque você dedicou horas do seu tempo escrevendo um bom conteúdo que as pessoas vão correr para ler.

Se o seu conteúdo é bom de verdade, comece demonstrando isso no título, em vez de se preocupar apenas com a palavra-chave, lembre-se de ser criativo, de despertar vontade no seu leitor, só assim você vai chamar a atenção dele .

Só assim vocês estarão dançando no mesmo ritmo.

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Agora que você entendeu que o título não é apenas a cereja do bolo e sim a cobertura inteira, vamos aos modelos de conteúdo.

 

1. Como + benefícios

O termo  “Como” além de muito prático é com certeza um campeão de buscas no  Google. Mas a grande sacada de utilizar esse termo é não apenas utilizar o termo que as pessoas pesquisam, mas ir além, mostrando quais os benefícios que ela vai ter quando ler o seu conteúdo e aprender aquele como.

Se as pessoas pesquisam:

Como criar um currículo

Você não deve simplesmente usar esse termo para o seu título e ensinar a criar um currículo, você precisa ir além , apresentando os benefícios.

Exemplos:

  • Como criar um currículo campeão e conseguir o emprego dos seus sonhos
  • Como criar um currículo que se destaque em qualquer entrevista de emprego

 

Você percebe o impacto que o benefício cria no título?

 

2. Pergunta + questionamento

Esse tipo de título desperta  curiosidade no leitor porque questiona o conhecimento dele sobre algo.

Se você quer escrever um conteúdo sobre “estresse” e como ele pode afetar a saúde de qualquer indivíduo, em vez de usar a chamada:

10 sintomas comuns do estresse

Você deve usar:

  • Você reconhece os 10 principais sintomas do estresse?

E você? Reconhece?

 

3. X maneiras

O segredo desse tipo de título é mostrar que você é um especialista no assunto. Sem enrolação você precisa entregar as maneiras mais eficientes de fazer algo, vender algo, enfim, você precisa encurtar o caminho do leitor em uma estrada que você já conhece.

Exemplos:

  • 10 maneiras de criar títulos sem parecer chato
  • 10 maneiras diferentes de fazer arroz
  • 10 maneiras de superar o fim de um relacionamento

Você pode trocar o termo “maneiras” por outros sinônimos, vai funcionar também.

 

4. Apresente os fatos

É isso mesmo, apresente os fatos. Entregue a solução no seu conteúdo, além de despertar a curiosidade para os fatos  o seu público também ficará interessado na solução.

Exemplos:

  • 5 doenças hereditárias comuns
  • 3 países que qualquer pessoa pode conhecer

 

 

5. Identificação

Use esse tipo de conteúdo para se conectar ao seu público de uma forma que ele se identifique com o que você escreve.  Ser pessoal nesse tipo de pauta é fundamental, fale com o seu leitor como se você estivesse escrevendo exclusivamente para ele.

 

  • 9 tipos de empreendedores: Em qual grupo você está?
  • 15 desenhos antigos: Qual deles marcaram a sua infância?
  • 8 características de um verdadeiro líder: Quais delas você tem?

6. Como + números

Nessa categoria você vai usar o bom e velho como, só que em vez de utilizar os benefícios, como no modelo do título nº 1 deste artigo, você vai adicionar os números para potencializar o seu título.

 

Exemplos:

  • Como ter um dia extremamente produtivo seguindo 3 regras básicas
  • Como fazer atividade física sem comprometer o seu tempo: 4 maneiras eficientes

 

7. X razões para alguma coisa

Nesse tipo de pauta você deve criar uma lista de razões para alguma coisa. A ideia é mostrar para o leitor porque ele deve tomar alguma ação, como iniciar uma atividade, comer algo, comprar algo.

Exemplos:

  • 50 razões que provam porque todo mundo deveria ir para a Disney ao menos 1 vez na vida
  • 10 motivos para inserir a Yoga como uma atividade semanal na sua rotina
  • 7 razões que apontam porque pessoas que tem insônia precisam fazer atividade física

 

8. O segredo para alguma coisa

Esse modelo de título parece passado, mas realmente funciona. A ideia de compartilhar algo secreto, algo que não é de conhecimento geral, desperta nas pessoas não apenas a curiosidade de saber o que é, mas a resposta única para algo que até então era desconhecido.

O único erro que você não pode cometer nesse tipo de conteúdo é não entregar o segredo. Tentar criar um título usando esse termo para chamar a atenção do seu público e não entregar o que é prometido pode gerar uma frustração muito grande no leitor.

Adaptando a frase do Tio Ben:

Grandes títulos trazem grandes responsabilidades.

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Eu sempre estou falando sobre isso com os meus alunos, se você realmente quer ser uma autoridade na sua área de atuação e ganhar dinheiro com o seu conhecimento, você precisa ser real. Comece entregando conteúdo na medida da promessa dos seus títulos.

 

Vamos aos exemplos:

  • O segredo dos conteúdos de sucesso
  • O segredo para emagrecer com saúde e sem precisar fazer dietas malucas
  • O segredo nº 1 das pessoas de sucesso

 

9. Você não precisa ter isso para fazer isso

As pessoas têm crenças sobre algumas coisas que muitas vezes as impedem de realizar coisas que elas desejam muito. Eu tenho visto que esse tipo de crença tem sido objeção em inúmeras áreas. Deve ser sua missão desmitificar alguns conceitos para quebrar a objeção e fazer com que as pessoas sintam-se a vontade para comprar o seu produto ou serviço sem ter medo de que aquilo não é para elas.

Certa vez vi um empresário que ensinava como arrematar imóveis em leilão, o que mais me chamou a atenção na abordagem dele foi o que ele dizia na hora de quebrar a objeção sobre que tipo de habilidade alguém precisava ter para arrematar um imóvel em leilão, ele dizia o seguinte:

– Você sabe ler? Então você pode arrematar imóveis em leilão.

Se uma pessoa sabe ler, ela tem completa capacidade de estudar todas as regras do edital, e aprender com o curso dele como arrematar os imóveis, então quando tudo parecia complicado, ele foi lá e simplificou.

Exemplos:

  • Você não precisa ser rico para fazer viagens internacionais
  • Você não precisa parar de comer tudo o que gosta para emagrecer
  • Você não precisa acordar cedo para ter um dia mais produtivo

 

10. Erros

Esse tipo de título desperta no leitor a atenção para coisas que ele não sabia que poderia estar fazendo errado.

Exemplos:

  • 8 erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles?
  • 9 alimentos que podem ser considerados veneno: Você consome algum deles?
  • Os 10 erros de inglês mais cometidos por brasileiros.

 

11. Esse método tem ajudado ( esse grupo de pessoas) a ( resolver esse problema)

Identificação é o ponto mais importante desse tipo de conteúdo. Se você tem algo relevante que tem ajudado dezenas, centenas ou milhares de pessoas a resolverem algum problema, compartilhe com o seu público.

Exemplos:  Esse método tem ajudado vários empresários a vender todos os dias mesmo com a crise

Lembrando que você pode brincar com os modelos e adicionar informações relevantes. Eu adicionei uma objeção ao problema, pois eu sei que essa objeção é importante. Você pode adicionar informações relevantes em qualquer parte do template.

12. Aprenda a ( fazer isso ) como ( esse profissional)

Quando você conhece os desejos e metas do seu público é mais fácil criar conexão com ele, então se o sonho dele é ter o talento de alguém que ele admira, use para chamar atenção dele.

Exemplos:

Aprenda a fazer bolos profissionais como Buddy Valastro (Cake Boss)

Aprenda a desenhar com a mesma técnica dos profissionais de Hollywood

13. Porquê eu ( tenho feito isso) e porque você deveria fazer também

Mais uma vez, técnica de identificação, as pessoas seguem e admiram pessoas, quando você compartilha seus técnicas, falhas, acertos, elas se espelham em você.

Exemplo: Por quê eu parei de treinar com pesos e porque você deveria tomar a mesma decisão

14.  Como ( esse grupo de pessoas) conquistou (esse resultado) em (período de tempo)

Identificação com grupos, todo mundo faz parte de uma ou várias comunidades. É mais fácil tomar uma decisão baseado no que já vem dando certo para a comunidade, esse tipo de título tem o propósito de criar essa conexão do indivíduo com a comunidade.

Exemplo:  Como estudantes de publicidade tem conquistado o primeiro emprego no primeiro semestre de faculdade

15. Se você não ( fizer isso ) você vai ( consequência)

Esse tipo de título foca no problema e na dor, no caso na consequência.

Exemplo: Se você não consegue guardar dinheiro você provavelmente esta na corrida dos ratos

16. X grandes erros que tem acabado (com isso)

Foque nos grandes vilões do seu mercado, nas informações que tem sido ensinadas erradas durante anos ou que as pessoas nunca aprenderam verdadeiramente porque não tinham que os ensinasse.

Exemplo: Os 10 grandes erros que os novos empresários comentem e que tem quebrado seus negócios nos primeiros 2 anos

17. Finalmente o segredo para (conquistar isso) foi revelado

Esse tipo de conteúdo só deve ser usado quando você realmente compartilhar algo importante e inovador. Alem disso, não pode ser usado com frequência, ninguém tem um segredo pra compartilhar todo dia, as pessoas sabem disso.

Exemplo:  Finalmente o segredo para aprender um novo idioma em menos de 1 ano foi revelado.

18. Porquê ( esse grupo de pessoas) (tem conquistado isso)

Esse tipo de conteúdo tem como propósito expor fatos e deixar que o leitor escolha a qual grupo ele quer pertencer.

Exemplo:  Por quê os empresários que tem utilizado a técnica do pomodoro conseguiram dobrar o tamanho de seus negócios.

19. Quando você ( fizer isso ) (mais rápido você vai conquistar aquilo)

Esse tipo de artigo apresenta uma atitude que pode trazer algo que o leitor deseja muito. Você pode modificar a estrutura e usar variações:

Quando você ( entender )

Quando você ( aprender )

Quando você ( parar de)

Exemplo: Quando você entender essa técnica financeira seu salário vai sobrar todos os meses

20. Como construir ( isso) e conquistar (desejo)

Ensine algo que automaticamente resolva um problema ou realize um desejo.

Exemplo: Como construir uma equipe de vendas sólida que gere resultados excepcionais todos os meses

21. Aqui x maneiras simples de (resolver esse problema)

Apresente a relação direta de como algo simples pode resolver um problema especifico.

Exemplo:  A maneira mais simples de construir uma horta dentro do seu apartamento

22. As principais respostas para x perguntas sobre (isso)

Esse tipo de artigo é excelente para tratar de temas polêmicos ou que divida opiniões entre profissionais. Outro ponto importante é utilizar esse tipo de conteúdo para falar de um assunto que esteja sendo pauta no momento. Algo que tenha gerado muitas dúvidas e discussões.

Exemplo: As 12 principais respostas sobre diástase pós gravidez que ninguém nunca te explicou

23.  Se você faz (isso) esse texto/vídeo definitivamente é para você

Apresente um fato, ação ou comportamento para chamar atenção do seu público, ele vai se identificar na hora. Quanto mais especifica a ação, melhor. É como se você estivesse dizendo: Esse texto é apenas para pessoas que adoram fazer maratonas de series, ou esse texto é apenas para aqueles que acreditam que natal sem passas não é natal.

Exemplo:  Se você toma mais que 3 xícaras de café por dia esse texto definitivamente é para você

24. Descubra como pode ser fácil ( realizar isso)

Esse tipo de artigo tem como grande missão quebrar objeções. Se você uma lista de objeções para quebrar, trate cada uma em um conteúdo rico, mostrando e provando para o leitor que é possível e derrubando uma barreira e ele e a sua empresa.

Imagine o seguinte conteúdo para uma agencia de turismo:

Exemplo: Descubra como viajar para Disney pode ser muito mais fácil e barato do que você imagina

Variação:

6 fatos que provam que viajar para Disney pode ser muito mais fácil e barato do que você imagina

Descubra o segredo das viagens internacionais e aprenda como viajar para Disney gastando pouco 

Agora que você tem 24 tipos diferentes de títulos para as suas pautas, você não tem mais desculpa para não criar chamadas criativas, use-as ao seu favor e com sabedoria.

Como eu disse anteriormente, não esqueça de ser real, as pessoas gostam de pessoas reais, então se você quiser ser autoridade na sua área de atuação, seja útil, seja real.

Quer aprender a escrever posts no seu blog como este?

Nós temos um material gratuito que vai te ajudar com os primeiros passos e a Escrever Posts no Blog em 1h ou Menos.

Fique tranquilo, esse é um template e você verá uma das principais estruturas que nós utilizamos para escrever os nossos artigos que vendem.

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Quais desafios que você está enfrentando na hora de criar os seus conteúdos? Não deixa de compartilhar comigo, me fala sobre qual a sua maior dificuldade com produção de conteúdo que eu quero te ajudar.

Forte Abraço.

Nota da autora:  A versão original desse artigo foi publicada no dia 29 de fevereiro de 2016.