Negócios nas Redes Sociais: 4 Dicas Para Gerar Autoridade Através das Redes Sociais e Conquistar Fãs e Seguidores

Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre o poder da autoridade e como, através de 4 dicas simples, você poderá gerar negócios nas Redes Sociais e começar a conquistar o seu espaço online.

MCD-banner-horizontal

Você provavelmente segue alguém que possui um negócio nas redes sociais, seja por admiração, respeito ou simplesmente por gostar da forma como algumas pessoas ou marcas se comunicam.

E se você tivesse o poder de conquistar seguidores e fãs, ou seja, pessoas interessadas no que você tem a dizer ou compartilhar? Sabia que se tornar uma autoridade é o primeiro passo para você começar a alavancar negócios na internet?

Bom, se os seus olhos brilharam, este post é para você.

 

negocios-nas-redes-sociais

 

Antes de falarmos sobre autoridade é importante entendermos este conceito na internet e por que nós, do mundo digital, temos falado tanto sobre isso. Então, você pode encontrar outras definições para este conceito, mas a melhor que posso lhe sugerir é “especialista”.

Ter autoridade na internet é ser reconhecido como especialista em um determinado assunto e impactar pessoas interessadas naquele conhecimento, área ou nicho. Portanto, se você tem uma ou mais especialidades, prepare-se para usá-las como seu novo distintivo e conquistar fãs, seguidores e, caso seja o seu objetivo, clientes.

Na era da informação é necessário disseminar conhecimento e fazer disso um ótimo negócio. Porém, ainda existem milhares de pessoas com muito conhecimento guardado na gaveta, sem saber como usá-lo e o que fazer (eu mesma me deparo constantemente com esse fato).

Por isso, vou te fazer 3 perguntas antes falarmos sobre as dicas, tudo bem?

 

1. O que você sabe fazer?

2. O que você quer fazer?

3. Até onde você quer chegar?

 

Pense um pouco… Anotou? Respondeu?

negocios-nas-redes-sociais

Então, vamos lá!

Se você faz parte da maioria das pessoas e é um ser humano, provavelmente não conseguiu ser muito preciso e ficou um pouco inseguro ao responder a primeira pergunta. Tudo bem, é comum subestimarmos aquilo que sabemos, no que somos bons, e sermos mais enfáticos e duros ao falar dos nossos pontos negativos.

Eu tenho uma boa notícia para você: aquele conhecimento que você pensa não ser útil para outras pessoas, normalmente, é.

Não descarte a possibilidade de tornar um conhecimento ou habilidade, um negócio vencedor. Vamos mudar agora a mania que temos de dizer “Ah, mas isso é muito simples, qualquer um pode fazer”, “Bom, mas isso é muito fácil, todo mundo sabe”.  Acredite, MUITA gente não sabe.

Lição 1:  As pessoas estão em constante busca de informação, elas podem estar te procurando.

negocios-nas-redes-sociais

 

Vamos à segunda pergunta: O que você quer fazer com o seu conhecimento?

O querer é algo subjetivo e nada melhor do que “foco” para objetivar aquilo que você almeja. Podemos querer várias coisas ao mesmo tempo, mas é necessário um bom planejamento e foco para conseguir alcançar os seus objetivos.

O foco deste conteúdo, por exemplo, é te ajudar a construir uma autoridade nas redes sociais. Isto não significa que o assunto acabe aqui, muito pelo contrário, é onde a escalada começa.

Em suma, o que quero dizer é que você deve se planejar para que cada passo tenha um começo, meio e fim e, novamente, um novo começo, meio e fim. Se você fosse um alpinista, seria como calcular cada movimento e subir mais um nível com sucesso, precisamente, sem escorregar ou cair de vez. O objetivo é o topo da montanha e haverá sempre novas e mais altas montanhas para escalar.

Lição 2:  Escolha a sua montanha, providencie o seu equipamento, planeje a rota, preveja imprevistos e comece a sua escalada.

negocios-nas-redes-sociais

 

A terceira pergunta poderia ser respondida com pelo menos meia dúzia de livros de sucesso, mas se você ainda não delimitou o seu “objeto-limite”, logo descobrirá o que as mentes de sucesso já sabem: o limite não existe. Você pode chegar ao topo de qualquer montanha, se desejar e estiver disposto, apenas comece hoje, colocando esses 3 passos a seguir em prática.

Lição 3:  Limites são barreiras que impomos segundo a nossa programação (passado) e os nossos objetivos (futuro). Logo, você descobrirá que não existem limites.

negocios-nas-redes-sociais

 

Depois desse exercício podemos ir para as 4 dicas… Preparado?

4 Dicas Para Você Gerar Autoridade Através das Redes Sociais e Conquistar Fãs e Seguidores

 

Dica 01:  Identifique Problemas e Dores do seu Público

negocios-nas-redes-sociais

Imagine uma mulher que acabou de engravidar. Qual será a necessidade dela? Imagine então um estudante que está se preparando para o mercado de trabalho e pretende fazer um intercâmbio. Quais serão as dores dele?

Pense agora em como você poderia identificar essas necessidades e dores e que soluções você teria para elas. Existem diversas maneiras e técnicas para te ajudar a fazer isso, mas se você está começando, sugiro que vá à campo e faça uma pesquisa.

Elabore um questionário bem segmentado e aplique-o em pessoas que poderiam vir a ser seus futuros clientes. Os resultados podem te surpreender e vão te mostrar o caminho para o próximo passo.

Fazer uma boa pesquisa pode te ajudar a encontrar dúvidas e problemas que você talvez não tenha pensado inicialmente e isso vai te ajudar a ser bem mais assertivo como “solucionador de problemas” do seu mercado.

 

Dica 02:  Seja a Solução

negocios-nas-redes-sociais

Solucionar problemas é uma etapa gratificante e que, de quebra, vai te render a autoridade almejada.

Para isso, é necessário colocar a mão na massa e começar a ajudar as pessoas. Sim, ajudar pessoas a resolver seus problemas e dores é a melhor maneira de construir uma autoridade.

Sem dúvidas, você pode encontrar outras formas de conseguir ser uma autoridade na sua área, mas pelo o que tenho observado na minha trajetória pelo Marketing Digital essa é a maneira que tem gerado grandes resultado para profissionais de sucesso.

Para quem está começando, você pode:

 

1. Gravar um vídeo

2. Produzir conteúdo para o seu site ou blog

3. Compartilhe dicas rápidas

 

→  Não complique. Se você for gravar um vídeo, não precisa de uma super produção. Grave dicas rápidas do seu celular em cenários diferentes, procurando priorizar apenas a qualidade do áudio. Quase todos os Smartphone hoje executam muito bem funções audiovisuais, então não tem desculpa.

→  Se você já tem um site ou blog procure estabelecer uma frequência de postagens por semana e escolher pautas baseadas no que as pessoas estão procurando. Você pode usar ferramentas como Sem Rush ou mesmo o pesquisador de palavras-chave do Google para descobrir o que a sua audiência está pesquisando.

O importante, além do fato de produzir conteúdos que realmente gerem valor para o seu público, é fazer com que ele seja visto. Portanto, use bem as redes sociais para divulgar o seu conteúdo e colher resultados, sejam agradecimentos ou críticas.

→ Abuse da criatividade na hora de impactar o seu público. Cada nicho se comunica de uma maneira, então, faça testes e descubra formas de aproximar o seu público do seu nome ou marca, relacione-se com a sua audiência e entenda mais a fundo o que eles estão procurando e o que atrai a atenção deles.

Assim como notei com o tempo, você também perceberá que os testes nunca param.

As redes sociais estão em constante mudança para se reciclar, inovar e atrair ao máximo a atenção das pessoas que hoje estão vivenciando diversas tendências e uma realidade de transformações no país. Veja esse momento como uma grande oportunidade de agregar valor, gerar negócios e fazer a diferença.

 

Dica 03:  Comunique-se com a sua audiência, seja acessível

negocios-nas-redes-sociais

Algo de extrema importância é tratar as redes sociais com muita responsabilidade e lembrar que há milhares de pessoas conectadas ali. Se você se propõe a criar uma página, solucionar problemas e iniciar um relacionamento com a sua audiência, você não pode ficar alheio ao que as pessoas dizem.

Esteja aberto à críticas, responda as dúvidas, agradeça os elogios, esteja sempre disposto a melhorar e ajudar, e jamais use linguagem inapropriada ou deixe passar erros graves.

Lembre-se que você está construindo uma autoridade e, se você escolheu ser visto, seja cauteloso.

 

Dica 04:  O Processo Não Deve Parar

negocios-nas-redes-sociais

A roda precisa estar girando. Para que tudo funcione é preciso firmar o compromisso e gerar esse novo hábito.

Se você conseguir ultrapassar a barreira do desconforto, o resultado certamente virá.

Para fechar, antes de tudo, lembre-se de planejar e comprometer-se de verdade com esse novo passo na sua carreira.

As redes sociais são portas para o sucesso, mas também podem arruinar seu nome ou marca caso não sejam utilizadas com profissionalismo, comprometimento e responsabilidade.

Você está pronto para ser perseguido pelo sucesso?

Agora que você aprendeu como criar autoridade com as mídias sociais, assista ao treinamento sobre Como Transformar Seu Nome em Uma Autoridade. Bons Estudos e Até a Próxima!
MCD-banner-horizontal
Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co - fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

Comentários

  1. Iagonara, parabéns pelo excelente artigo!

    A autoridade na Internet é realmente algo muito importante.

    Por exemplo, há um produto que não conhecemos. Caso algumas pessoas falem bem do produto e que obtêm resultados com o mesmo, há chances de comprarmos.

    Caso alguém que é autoridade e confiamos indica esses mesmos produtos, as chances de comprarmos são maiores.

    Por isso, a criação de autoridade é muito difundida na web.

    Responder

    1. Olá, Ricardo! Muito obrigada! Espero que o artigo possa te ajudar.
      Muito sucesso pra você!

      Responder

  2. Excelente artigo, Iagonara!! prazer imenso em te ver nesta página. Conteúdo esclarecedor, trazendo as respostas esperadas, de forma simples e objetiva. Parabéns!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *