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Se você já assistiu alguma das minhas aulas falando sobre o mercado de Consultoria em Vendas Online, já deve ter escutado a diferenciação que eu faço entre os dois tipos de negócios.

Veja aqui a apresentação detalhada sobre o modelo de uma Agência Digital Enxuta.

Caso seja sua primeira vez, vou explicar rapidamente a diferença entre a consultoria de marketing digital e uma consultoria em vendas online.

A Consultoria comum de marketing digital

Quando o mercado de marketing digital começou a crescer em 2008, 2009, com o crescimento das redes sociais, chegada do Twitter, crescimento do Facebook durante esses primeiros anos, surgiram milhares de agências pelo Brasil.
Antes das mídias sociais, a maioria das agências de marketing digital ofereciam serviços de gestão de campanhas de Adwords ou otimização de Sites (SEO) que poderia envolver ou não produção de conteúdo.

Depois das mídias sociais, surgiram as agências de mídias sociais, que acabaram integrando mais e mais serviços, nascendo nesse contexto as agências chamadas de Full Service.

No modelo Full Service basicamente a agência começou a assumir todas as áreas de uma empresa.

Criação de Sites
Gestão de mídias sociais
Gestão de Facebook Ads
Gestão de Google Adwords
Criação de Conteúdo para o Blog
Otimização SEO
Email Marketing
Criação de artes
Aplicativos
Banners
Etc e Etc…

Basicamente esse é o modelo comum da consultoria full service em marketing digital, que pode envolve um ou todos esse itens acima.

Geralmente é cobrado um valor mensal pelo serviço e a agência ou o consultor, é responsável por todas essas atividades operacionais.

A Consultoria em Vendas Online

A Consultoria em Vendas Online não se envolve nos aspectos operacionais e gerais com os seus clientes, existe um foco especial na geração de vendas e crescimento do faturamento.

Um consultor de vendas online, que eu chamo de Especialista em Vendas Online é o profissional que sabe organizar todas as peças e então criar campanhas de vendas online.

Dentro do escopo desse profissional ele é responsável por criar estratégias de:

Geração de Tráfego
Construção de Lista de Emails
Campanhas de Engajamento
Campanhas de Conversão.

Esse é um profissional que tem conhecimento estratégico nas áreas de: 

Tráfego Orgânico (SEO)
Tráfego Pago
Construção de Lista de Emails (Imã Digital, etc)
Copywrite
Email Marketing

e principalmente, uma visão estratégia de campanhas de vendas online.

As principais diferenças entre os dois modelos:

O Consultor de Marketing Digital recebe um valor mensal para realizar uma série de atividades diárias e operacionais (Publicação nas mídias sociais, gestão de anúncios, etc)

Geralmente são consultores/agências que tem clientes que pagam cerca de R$1.00 à R$2.500 por mês por todas essas atividades.

São consultores/agências que tendem a atender muitos clientes, para conseguir alavancar seu faturamento.

Já o Consultor de Vendas Online trabalha com o foco em criar estratégias e campanhas para gerar vendas no curto, médio e longo prazo para seus clientes.

Como é um profissional que lida com metas financeiras, ele se envolve na parte prática das campanhas:

01- Definição dos temas dos conteúdos (Pré-Venda e de Engajamento)

02 – Construção das ofertas (Carta de vendas)

03 – Planejamento dos cronogramas das campanhas

04 – Planejamento de compra de tráfego.

São profissionais que tendem a fechar contratos com poucos clientes, cobrando valores maiores. (R$5.000 à R$20.000).

Os 3 Cuidados Antes de Fazer a Migração para o Modelo da Consultoria em Vendas Online 

É evidente que o modelo de Consultoria em Vendas Online é superior ao modelo comum de consultoria em marketing digital.

Começando pelos custos fixos menores, pois enquanto as consultorias comuns de consultoria envolvem atividades operacionais, é preciso várias pessoas na equipe.

Existem agências que tem cerca de 15/20 pessoas trabalhando para um único cliente que investe cerca de R$5.000 por mês. Fica fácil entender porque muitas vezes as contas não fecham.

Já o Consultor de Vendas Online ou o dono de uma agência enxuta, tem um grupo pequeno ou muitas vezes, sozinho, o especialista cuida de uma empresa. Mas lembre-se que isso só é possível porque o foco das atividades está dentro do modelo estratégico e não operacional.

É o que eu chamo de Consultoria Maestro. Veja o artigo que eu falo sobre isso.

Mas antes de iniciar uma migração de modelo de negócios é preciso tomar alguns cuidados.

#01 – Certifique-se que seus clientes atuais estarão dispostos a trabalhar em um novo modelo de consultoria ou não. 

É muito comum que os donos de agências e consultores que tomam a decisão de mudar para o modelo de consultoria em vendas online, queiram imediatamente mudarem seus escopos atuais de serviço, principalmente depois que fecham um primeiro contrato nesse novo modelo.

Quando eu fechei meu primeiro contrato de R$10.000, eu ainda tinha clientes que pagavam um valor menor e recebiam atividades operacionais. Porém, esses contratos não duraram muito tempo. Explico.

Dificilmente você verá um consultor ou dono de agência enxuta que continuará trabalhando com os dois modelos, ele sempre terá o desejo de se concentrar no modelo de consultoria em vendas online.

Mas antes de “demitir” clientes ou encerrar contratos, sugiro apresentar o novo modelo para os seus clientes atuais. Existem casos no qual os clientes atuais decidem mudar para o novo modelo.

Nesse caso, você poderá iniciar o processo de migração seguramente. Falo isso porque os seus clientes atuais, mesmo que em um escopo operacional, eles continuam pagando suas contas. E obviamente, você desenvolveu um relacionamento com eles e por isso não recomendo que você simplesmente diga “tchau”.

Eu fiz um processo de migração bem planejado, realizei reuniões com os clientes do modelo antigo, apresentei o novo modelo e chegamos à decisões juntos.

Uma recomendação especial que eu daria para você, seria iniciar algumas ações que fazem parte da consultoria em vendas online, ANTES de apresentar o novo escopo, deixe o cliente atual primeiro ver o resultado do seu novo modelo de trabalho e em seguida faça uma nova oferta.

 

#02 – Inicie imediatamente a construção da sua presença online/construção de autoridade

Uma das grandes diferenças entre uma consultoria comum de marketing digital e uma consultoria em vendas online, está na atuação ativa do consultor, como alguém que CRIA estratégias e não simplesmente EXECUTA aquilo que o empresário disse que deveria ser feito.

Não adianta você tentar mudar o seu modelo de negócios e se tornar um consultor especialista em vendas online ou dono de uma agência digital enxuta, se os seus clientes não te perceberem como uma verdadeira autoridade.
O que eu ensino fortemente para os meus alunos, que são formados no programa Expert em Vendas Online, é exatamente em construir uma imagem de autoridade perante seus clientes.

Se o cliente te respeita e lhe admira como uma autoridade no marketing digital, ele seguirá TUDO o que você disser.
Para atrair clientes que admiram você, é fundamental iniciar seu processo de construção de autoridade e presença online.

Você deve trabalhar o seu nome como alguém quem realmente sabe como vender através da internet, como consultor ou dono de agência, é seu papel construir sua audiência de empresários que admiram você e seu conteúdo.
Você poderá sentir a diferença de atender alguém que respeita e admira o seu trabalho e conteúdo, é algo sem comparações.

 

#03 – Se qualifique nas principais áreas de atuação

Ok! Agora que você já conversou com seus clientes atuais e começou a investir na construção da sua autoridade e audiência, você começou a atrair os seus primeiros clientes/fãs.
Chegou o momento de gerar resultados REAIS para os seus novos clientes, no seu novo modelo de negócios como um especialista em vendas online.

A principal característica de um especialista em vendas online está na capacidade da geração de resultados mais rápidos, além do domínio completo de todos os processos mais importantes de uma campanha de vendas online.
Por essa razão você precisa se capacitar nas seguintes áreas:

Tráfego
Lista
Engajamento
Conversão
Recorrência

A partir do momento que o cliente contratar você, é seu papel planejar e construir estratégias para:

– Aumentar o tráfego do seu cliente

– Construir uma lista de emails qualificada para o seu cliente

– Criar roteiros para conteúdos de engajamento e preparação para compra

– Criar ofertas poderosas para vender o produto/serviço do seu cliente

– Criar e organizar sequências de emails para as campanhas do seu cliente

No mínimo…

Lembre-se: A consultoria campanha de vendas online envolve uma ação direta de vendas para o seu cliente.

Logo nos primeiros meses de trabalho você será responsável pelo planejamento de ações de vendas para o seu novo cliente.

Assim como o respeito e admiração que você receberá do novo cliente, as expectativas também serão maiores.

Essa é a diferença entre os contratos de R$1.000 por mês e os contratos de R$10.000.

Para receber R$10.000 você precisa ter conhecimento necessário para gerar resultados superiores aos R$10.000 que você recebeu do seu cliente. Simples assim.

Se você seguir essa regra básica, você terá clientes felizes e contratos de longo prazo.

Espero que você siga essas recomendações antes de iniciar a migração do seu negócio de consultoria em marketing digital para um negócio como um Especialista em Vendas Online, dono de uma Agência Digital Enxuta.

Nessa palestra eu expliquei todos os detalhes das 8 Etapas para construir uma agência Digital Lucrativa e Enxuta.

Aproveite!
Grande abraço.