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Quando tempo você demora para pesquisar e definir uma simples pauta?

Eu não sei qual é a sua resposta, mas é bem provável que você perca um tempo desnecessário durante as suas pesquisas online.

O motivo é simples: poucas pessoas seguem um modelo de pesquisa capaz encontrar e validar um assunto.

Em outras palavras, isso significa que é possível seguir uma estratégia para encontrar, mais rapidamente, assuntos relevantes e atrativos para o seu público.

Se você não quer perder tempo na internet sem saber o que fazer, é hora de aprender a usar diferentes técnicas de pesquisa para definir pautas rapidamente.

Iniciando as pesquisas

Você pode até dizer que usa o Google e suas ferramentas, como o Google Trends, mas será que está fazendo isso direito?

Vou te dar um exemplo…

Imagine que um petshop acabou de criar um blog. Produzir conteúdos sem planejamento pode até dar algum tipo de resultado, mas a melhor coisa a fazer para aumentar as chances de sucesso é criar uma linha editorial.

E como é que você pode fazer isso? Com pesquisas específicas…

Abaixo, algumas opções

1- Usar ferramentas como o SEMrush para descobrir quais links são responsáveis pela maior parte do tráfego dos seus concorrentes, ou seja, quais são as páginas do blog que as pessoas mais gostam de acessar

2- Fazer enquetes e pesquisas com o público-alvo

3- Pesquisar com o Google e suas ferramentas

O problema do item 1 é que nem sempre você terá um acesso premium para usar a ferramenta.

O item 2 apresenta diversos problemas para quem está começando. Você tem uma lista de email com um número de contatos considerável? É uma lista que já possui algum tipo de relacionamento com o público? Você tem um bom conhecimento da área e do seu público para selecionar as perguntas mais úteis?
É por isso que, ao começar, focamos a nossa atenção no item 3, composto pelo Google e suas ferramentas.

Fazendo pesquisas diretas e indiretas

Quanto mais específica for a pesquisa, mais direta ela é, e quanto mais geral for a pesquisa, mais indireta ela é. Tudo isso é explicado em detalhes no artigo Pesquisas Para Produzir Conteúdo Relevante.

Ao começar um projeto do qual você não entende do assunto, como no caso de um profissional de marketing digital que precisa montar a linha editorial de um petshop, é normal que você faça primeiro pesquisas indiretas.

Pesquisa Google Produzir Conteúdo Relevante

Um bom exemplo de pesquisa indireta seria Raças de Cachorro/Gato, e há um simples motivo para isso:

Se você não conhece as raças desses animais, como é que você vai pesquisá-las individualmente para saber qual delas é mais popular entre o seu público-alvo?

Muitas vezes, ao iniciar um projeto, a melhor escolha é começar por pesquisas indiretas e coletar as ramificações de seus resultados, que nesse caso seriam os nomes das raças de cachorro/gato.

É assim que você irá coletar informações para fazer pesquisas mais diretas, que abusam da especificidade, e que são a base de conteúdos relevantes e atrativos.

Usando os resultados das pesquisas

Com os resultados de suas pesquisas indiretas, é possível seguir dois passos:

1- Montar a linha editorial e produzir os conteúdos
2- Fazer mais pesquisas

A não ser que você tenha uma familiaridade muito grande com o assunto pesquisado, aconselho que você faça mais pesquisas, mas não é qualquer tipo de pesquisa…

Agora, vamos explorar algumas dicas para fazer as novas pesquisas.

Usando a especificidade

A especificidade é a chave para um conteúdo atraente e capaz de gerar vendas. É através dela que você vai conseguir segmentar seu público e encontrar as pessoas que realmente estão interessadas em o que você tem para oferecer.

E o que é que você pode fazer, além de usar a ferramenta de palavra-chave do Adwords, para definir quais serão suas pautas?

Uma boa dica para começar é olhar o Google Suggest, que nada mais é do que a sugestão oferecida pelo Google quando você preenche a barra de pesquisas da página inicial.

Veja só o que eu encontrei ao usar o nome de uma raça de cachorro:

Pesquisa Google Produzir Conteúdo Relevante

Apenas por essa imagem eu sei que há pessoas procurando por esse cachorro em minha cidade, que querem saber mais sobre a personalidade dele e sobre a tosa.

Há outro caso em que antes de preencher Golden Retriever, outra raça de cachorro, na barra de pesquisas, vejo claramente que muitas pessoas querem saber o preço de um cachorro da raça e se ele pode ser criado em apartamento.

Esse tipo de pesquisa vai te dar uma ótima ideia do que o público está procurando, e é a partir disso que você pode começar a criar a sua linha editorial.

Usando o Google Trends

Há duas razões para fazer pesquisas pelo Google Trends

– Ele possui um gráfico visualmente fácil de compreender que compara a popularidade dos termos pesquisados

– É possível ver a popularidade de um termo geograficamente falando, ou seja, de acordo com uma região específica.

E quais são os termos que você irá pesquisar com ajuda do Google Trends?

São os resultados da sua busca indireta.

Se você está trabalhando com uma empresa de atuação local, usar o este tipo de serviço irá lhe mostrar quais são as palavras-chaves mais populares na sua região, e você poderá se orientar por isso.

Caso você esteja trabalhando com uma empresa de atuação nacional, ou até mesmo internacional, o Google Trends é uma ótima ferramenta para que você faça uma boa segmentação de suas campanhas, como o retargeting do Facebook e Adwords.

Afinal de contas, em uma campanha você irá promover um produto específico para uma audiência específica, e saber qual região tem mais interesse pela palavra-chave que será promovida é algo muito útil.

Abaixo, segue um exemplo de pesquisa feita no Trends para avaliar a popularidade de acordo com a região:

Pesquisa Google Trends Marketing Digital

Vale ressaltar que, de vez em quando, você encontrará algumas palavras-chave sem relevância nos motores de buscas e demais ferramentas, como é o caso da imagem a seguir:

pesquisar Google Trends marketing digital

– O termo azul é Lista de Email
– Em vermelho, Seo
– Em amarelo, Social Media
– Em verde, funil de vendas

Quem trabalha com marketing digital sabe que o funil de vendas é um conceito de extrema importância estratégica e que precisa ser entendido.

Da mesma forma que um profissional de marketing não conhece os termos específicos de outro ramo de atuação para começar fazendo pesquisas diretas, um empresário que não conhece o conceito de funil de vendas nunca irá procurar pelo termo para conseguir aumentar suas vendas.

É exatamente por isso que, para tomar a decisão final sobre produzir ou não um conteúdo, o que mais importa não é a palavra-chave, pois isso você pode alterar de acordo com o título e o texto, e sim a finalidade desse conteúdo, que é o que, de fato, seu público realmente procura.

Recapitulando

– Há certos tipos de pesquisa que podem ser feitos em determinados momentos do seu projeto para facilitar a sua busca

– Se você não tem acesso ao feedback do seu público ou a ferramentas pagas, é possível criar uma boa linha editorial apenas com a ajuda do Google. Basta utilizar algumas técnicas de pesquisa

– Aplicar pesquisas diretas e indiretas no momento certo lhe poupará muito tempo, além de ser fundamental para que você trabalhe melhor com as ferramentas oferecidas pelo Google.

Que tal aplicar as dicas deste artigo nos seus projetos?

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