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Vale A Pena Investir Em Podcasts Para O Seu Negócio?

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Empresas e empreendedores do Brasil e de outros países estão usando podcasts para aumentar a sua autoridade e, claro, a sua credibilidade. O resultado? Uma base de clientes ainda mais engajada e disposta a fazer negócios. Quer entender como isso funciona? Então leia este texto.

Você Já Escutou Um Podcast?

Para quem não sabe, um podcast funciona como um programa de rádio. A diferença é que ele não é ao vivo e pode ser produzido em casa por qualquer pessoa.

Esse tipo de programa está se tornando cada vez mais popular, e a razão é bem simples: podcasts são úteis e práticos.

1- Praticidade

Por não exigir a sua atenção visual, podcasts podem ser “consumidos” enquanto você dirige, caminha, cozinha, lava a louça…

2- Utilidade

Podcasts podem ensinar, informar ou até mesmo fazer essas duas coisas. Isso significa que quem escuta um podcast enquanto dirige ou caminha, por exemplo, não só vai conseguir ficar entretido, como também conseguirá aproveitar um tempo que sem o podcast não seria aproveitado.

Aqueles minutos ou horas de stress que você passa no trânsito, por exemplo, são transformados em um tempo de aprendizado e descontração.

Muitas pessoas já sabem disso e estão adotando o hábito de escutar podcasts, ou seja, é provável que pessoas que fazem parte da sua audiência já tenham esse hábito.

Agora que você viu por que as pessoas estão se interessando cada vez mais por podcasts, deve ter batido uma dúvida…

Como é que você produz um podcast e como ele pode ser utilizado para ajudar o seu negócio?

Primeiro, vamos deixar a parte técnica da produção de lado e entender como aplicar o podcast na sua estratégia de negócios.

Alavancando Os Negócios Com Podcasts

Há vários tipos de podcast, e todos eles funcionam para impulsionar o sucesso de um projeto. A seguir, vou te mostrar 2 podcasts de segmentos bem variados:

Canadá Para Brasileiros

Os irmãos Prezia, donos de uma agência de intercâmbio com sede em Vancouver, Canadá, dão várias dicas para quem está passando um tempo ou planeja ir ao Canadá, seja para morar definitivamente ou apenas para fazer uma viagem ou intercâmbio.

Os temas variam bastante, como “ Gastos com moradia e Alimentação” e “Como se adaptar melhor à comida canadense”.

Conteúdos de valor com esses temas passam uma sensação de confiança e gratidão para o público, que tende a fechar negócio com a agência dos irmãos Prezia porque sabe que eles realmente entendem do que estão falando.

Beercast

Este é um podcast completamente focado em cerveja. Sim, em cerveja. Os apresentadores entrevistam cervejeiros, comentam a experiência em eventos dedicados à cerveja, entre outras coisas relacionadas ao tema.

E como é que isso é útil para o projeto deles?

Talvez você não tenha percebido, mas por se tratar de um podcast sobre cervejas, os apresentadores têm a chance de gerar o desejo do público por um determinado produto relacionado ao tema.

O Beercast, por exemplo, atrai uma audiência qualificada para um site com propagandas de uma loja de cerveja online, oferecendo descontos para quem consome os seus conteúdos, através de uma senha, que pode ser usada como cupom no ato da compra.

Se o produto ou serviço for seu, você tem mais uma forma de gerar tráfego e aumentar as suas vendas. Caso seja de um terceiro, o modelo de afiliado ou anúncio pode ser utilizado.

O Podcast combina com o meu projeto / negócio?

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Quem tem a resposta para esta pergunta é a sua audiência. Se o seu público costuma fazer pesquisas ou estudar sobre temas relacionados ao seu segmento, é bem provável que o seu negócio ou projeto seja compatível com podcasts.

Uma loja de colchões, por exemplo, poderia investir na produção de conteúdos em texto ou vídeo, enquanto o podcast não seria um formato muito indicado.

Uma boa forma de descobrir é analisar o interesse do seu público pelos conteúdos que você já possui, como textos e vídeo, e descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas por ele.

Mateus, eu já sei que o meu negócio/projeto combina com podcasts, e agora, o que eu preciso fazer?

De início, aconselho que comece fazendo pesquisas para definir os temas dos primeiros episódios do seu podcast. Depois disso você pode começar a pensar em como produzi-lo.

Não se preocupe, nós vamos te dar dicas para que você consiga fazer isso, ok? Mas só em outro texto…

Recapitulando

– Podcasts são atrativos por serem práticos e úteis para a audiência

– Eles servem para que você possa se conectar com o seu público, ganhando mais autoridade e gerando mais confiança, resultando em mais vendas.

– Podcasts podem ser usados como mais uma fonte de tráfego para o seu produto/serviço, alavancar suas vendas como afiliado ou ceder um espaço para anunciantes. Tudo depende do perfil e dos interesses do seu projeto/negócio.

– Para saber se o seu negócio combina com podcasts, é preciso analisar o comportamento do seu público com outros conteúdos e fazer pesquisas sobre os interesses da audiência.

Por enquanto, sugiro que você dê uma olhada no Podcast do Marketing com Digital, gravado pelo Natanael Oliveira, para ver um exemplo de como instruir o seu público ao mesmo tempo em que você conta uma história.

Além disso, é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre empreendedorismo e marketing digital, reforçando ainda mais o seu negócio online!

Até o próximo texto! Qualquer dúvida é só comentar 😀

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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