produção video editar ferramentas marketing

7 Ferramentas Para Ajudar Na Produção de Vídeos

Você não precisa de um aparato digno de filmes de Holywood para produzir vídeos de boa qualidade. Existem muitos programas, sites e aplicativos que oferecem soluções gratuitas que capazes de alcançar ótimos resultados. Confira a lista a seguir e veja quais são essas ferramentas.

1- Captura de Vídeos: Clip Converter

O Clipe Converter é um site que faz o download de vídeos e áudio de outras plataformas, como o Youtube, Vimeo, Dailymotion, entre outras.

Você pode escolher se quer o vídeo completo ou se quer do “segundo A” até o “segundo B”. Além disso, o próprio site já se encarrega de fazer a conversão do vídeo para você.

E qual é a utilidade disso?

Caso você queira adicionar um trecho de um vídeo, como um trailer de um filme, o Clip Converter é uma ótima plataforma para ter na sua lista de utilidades.

Já usei muitas vezes a plataforma para baixar trechos de vídeos que seriam mostrados como exemplos em meus vídeos.

No entanto, é preciso ter cuidado. Como a plataforma permite que você faça o download completo de um vídeo, é preciso ter bom senso e agir de boa fé para não violar os direitos autorais de ninguém, ok?

Outra opção com a mesma finalidade é o programa aTube Catcher.

2- Gravação / Edição de Áudio no Computador: Audacity

Não importa que tipo de microfone você está usando. Se você quer gravar seu áudio diretamente pelo computador, ou se você precisa editar o seu áudio depois de gravado, o Audacity é uma das melhores opções gratuitas para isso.

Ele pode remover ruídos da gravação, aumentar ou diminuir o volume, além de permitir que você edite completamente o áudio. Alguns podcasts, por exemplo, são editados diretamente no Audacity.

A interface é simples e o programa é Open Source, ou seja, voluntários do mundo inteiro trabalham para que ele seja atualizado frequentemente.

3- Gravação de Áudio no Celular: RecForge II

Não é toda câmera que tem entrada para áudio, e nem sempre você terá um computador por perto para conectar o seu microfone. Foi pensando nisso que vários aplicativos de celular foram criados com a função de gravador, como o RecForge II (2), compatível com aparelhos Android.

O app permite que você grave áudios em alta qualidade selecionando opções como mono e estéreo, MP3 e WAV, entre outros detalhes técnicos que farão seu áudio ser o mais limpo possível dentro das capacidades do seu microfone.

Apesar de ser gratuito, algumas funções só podem ser habilitadas por meio da versão premium, que custa menos de R$ 20,00. Mesmo assim a versão gratuita é capaz de solucionar às suas necessidades na maioria dos casos.

4- Download de áudio: Youtube-MP3 ORG

O Clip Converter é uma boa opção, mas quando o assunto é apenas o áudio, o Youtube MP3 Org definitivamente é a melhor opção.

A conversão do áudio é praticamente instantânea, e em poucos segundos ele estará no seu computador.

Aconselho que ele seja usado apenas para que você exiba pequenos trechos de música em seu vídeo, ou para realizar o download de músicas que possuem uso comercial liberado, mas que o link para download está quebrado ou algo do gênero.

5- Conversor de Vídeo: Free Video Editor

O Free Video Editor está na nossa lista de editores de vídeo gratuitos, mas resolvi falar dele nesta lista por conta de sua função de conversor de vídeo.

Você pode converter arquivos para os mais diversos formatos, como MP4, AVI, MKV e até mesmo separar frames e salvá-los em JPEG (nem sempre com uma boa qualidade neste último caso).

É uma mão na roda quando você está com um arquivo em um formato que não é suportado pelo programa de edição que você usa. O Free Video Editor já me salvou várias vezes quando precisei editar alguns vídeos MKV no Sony Vegas. Bastou convertê-los para MP4 e pronto, estava livre para editar.

O programa é bem leve e a conversão é muito rápida, assim como o corte de cenas, que também pode ser feito dentro do programa.

6- Editores de Vídeo

Há vários editores de vídeos gratuitos. Alguns deles são excepcionais, outros simplesmente dão conta do recado. Se você quiser saber os detalhes de cada um, confira a nossa lista de editores de vídeo.

7 Editores de Imagem Online

Boa parte das thumbnails que criei para os meus vídeos foi utilizando recursos de editores online como o Canva. A grande vantagem desse tipo de editor é que você pode criar suas imagens mesmo que não esteja com o seu computador, sem contar que alguns deles armazenam tudo na nuvem.

Você pode conferir aqui a nossa lista de editores de imagem online para ver qual deles é o mais indicado para você.

Recapitulando

Há vários recursos gratuitos disponíveis na internet para auxiliar na produção de vídeos, e eles podem melhorar bastante a qualidade do seu trabalho.

Não perca tempo. O Youtube e o Facebook estão nos mostrando que investir em vídeos é algo cada vez mais importante, e cada recurso que estiver ao seu alcance pode ser usado para ficar um passo à frente.

Quer ter acesso a dicas especiais para criar vídeos que vão turbinar os seus negócios na internet? Confira os conteúdos exclusivos da nossa área de membros!

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *