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Definir Pauta: Não Sei Qual Conteúdo Produzir, e Agora?

Quer continuar batendo a cabeça na parede sem saber qual conteúdo produzir? Se a resposta for não, continue lendo este texto e veja dicas especiais sobre produção de conteúdo que aprendi nos últimos anos como redator.

Você Precisa da Pergunta Certa

Se você tem problemas com definição de pauta, ou até mesmo com a criação de uma linha editorial, é muito provável que você pense, várias vezes ao dia, na seguinte pergunta:

“Qual será o assunto do meu próximo texto/vídeo/podcast?”

Você pode até não se dar conta, mas isso é um grande problema, e o motivo é um só:

Às vezes nós não encontramos as respostas certas simplesmente porque não fizemos as perguntas certas”. – Marianne Williamson, autora estadunidense.

Se você parar para refletir, verá que já perdeu – e talvez ainda continue perdendo – muito tempo fazendo perguntas erradas em sua mente, como “qual é o assunto…”, citada acima.

Logo, para sair desse ciclo infinito da indecisão, a primeira coisa que você deve fazer é mudar as perguntas que faz mentalmente quando precisa criar uma linha editorial ou definir uma pauta.

E quais são as perguntas certas que você precisa fazer para produzir um conteúdo eficaz?

Como Encontrar as Perguntas Corretas Para Produzir Conteúdos

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Quem produz conteúdos quer que eles sejam notados, consumidos e compartilhados, não importa se o objetivo final é gerar vendas ou simplesmente fazer sucesso. Ninguém quer publicar conteúdos para as paredes.

Isso é óbvio, mas muitas pessoas não percebem a importância desses 3 elementos na hora de fazer a pergunta certa para criar um conteúdo eficaz.

As 3 perguntas básicas são:

1- O que meu conteúdo precisa para ser notado pelas pessoas?

2- Como vou fazer que ele seja consumido?

3- Como aumentar as chances dele ser compartilhado?

Você não precisa pensar exatamente nessa ordem, eu mesmo prefiro começar pelo número 2, mas é importante que todos os fatores sejam levados em consideração.

Agora, vou exibir alguns detalhes sobre cada uma das perguntas básicas acima.

Como Fazer Que um Conteúdo Seja Consumido

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As pessoas, de modo geral, consomem aquilo que é do interesse delas. Gostar, por exemplo, é um tipo de interesse, mas não é o único. A necessidade também é um.

Uma pessoa pode detestar ir ao médico, mas se ela quebrar a perna é bem capaz que, em segundos, ela queira pesquisar qual é o hospital mais próximo.

Logo, se você quer que seu conteúdo seja consumido, há dois caminhos bem simples para isso:

– Falar sobre o que seu público gosta

– Falar sobre o que seu público precisa

Quando o seu público precisa de algo que ele gosta… melhor ainda!

Como isso deve ser aplicado na prática?

O nível de interesse sobre determinado tópico ou termo pode ser medido de várias formas através da internet.

Você pode usar o Google Trends, Google Suggest, Ferramentas de Palavra-Chave do Google Adwords, Dados do Google Analytics, Respostas de Questionários, Comentários da Audiência…

No texto Como Usar e Descobrir Palavras-Chave Para Ficar na Primeira Página do Google você verá algumas dicas de como medir o interesse através das palavras-chave e criar conteúdos a partir disso.

Os resultados dessas pesquisas podem ser bem específicos ou genéricos.

Caso você encontre um resultado específico, não tem erro. Aquele será o exato assunto do seu conteúdo.

“Como cuidar de um Golden Retriever filhote?” é uma busca bem específica. Você sabe exatamente qual assunto será abordado dentro do seu conteúdo.

Por outro lado, se você é do ramo de viagens e descobre que o interesse do seu público é “viajar barato”, há uma infinidade de maneiras de abordar o tema: “viajar barato para a europa”, “dicas para viajar barato pelo Brasil”, “viajar barato nas férias”…

Tudo depende do quão específico é o interesse do seu público.

É por isso que eu disse que gostava de começar pela pergunta Nº2 “ Como vou fazer que meu conteúdo seja consumido?”

Descubra o interesse do seu público. Essa é a resposta.

O Que É Ser Notado?

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O que adianta ter as respostas que o seu público procura se ninguém souber que elas existem?

Ser notado, aqui, é a mesma coisa que chamar atenção do público, seja nas redes sociais ou na sua plataforma de publicação (blog, Youtube, iTunes…)

Como fazer isso?:

– Um bom título

– Uma imagem atraente

– Uma introdução – e uma meta descrição ou descrição (isso muda de acordo com a plataforma de publicação) – persuasiva.

A dica é que o título deve ter uma forte conexão com o que é ensinado dentro do conteúdo. Seja se referindo à dúvida que ele aborda ou ao que pode ser aproveitado disso.

Eu abordo esse tema de maneira mais aprofundada no texto: Produção de Conteúdo: Você Sabe Gerar Algo Com Isso?

Como Aumentar As Chances de Compartilhamento de um Conteúdo

Ok, você conseguiu fazer com que o seu público parasse para consumir o conteúdo. E agora? Para que ele realmente alcance mais pessoas, é preciso que ele seja compartilhado.

As possibilidades de aumentar os compartilhamentos são tantas que merecem um texto só para esse assunto, por isso eu dou apenas uma dica:

Use Chamadas Para Ação

O simples fato de você fazer um pedido de “compartilhe este conteúdo” já é capaz de aumentar a sua taxa de compartilhamentos.

Isso é feito com frequência por produtores de conteúdo do Youtube, e você também pode fazer isso em outras mídias, sem exageros, claro.

Vale ressaltar que pessoas compartilham aquilo que acham interessante, logo, também é possível partir dessa pergunta para encontrar os interesses do seu público. No entanto, ainda prefiro a pergunta Nº2 como ponto de partida. Rsrsrs

Recapitulando

3 Perguntas simples podem te ajudar a definir quais serão seus conteúdos, e ainda servem para reforçar a relevância deles!

– Como fazer meu conteúdo ser notado?

– Como fazer que queiram consumir o meu conteúdo?

– Como aumentar as chances de compartilhamento do meu conteúdo ?

Essas 3 perguntas lhe ajudarão a construir um conteúdo que, de fato, é interessante e útil para o seu público.

Como bônus, deixo aqui o link para 3 dicas de como criar conteúdos mesmo sem criatividade

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Um abraço, até o próximo artigo e não se esqueça de compartilhar este texto 😀

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

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