Programas Captura Tela Dicas Videos
Mais Relacionamento

4 Programas de Captura de Tela Para Você Fazer Seus Vídeos (Nunca foi tão fácil)

Posted on in Mais Relacionamento

Quer capturar a tela do seu computador e produzir um ótimo vídeo para a sua audiência? Neste texto vamos apresentar algumas opções de programas que fazem isso, e a boa notícia é que alguns deles são muito bons até mesmo em suas versões gratuitas! Continue lendo e encontre o melhor programa para você.

Antes de começar a lista, vou te dar uma dica: sabia que você pode usar o Youtube para impulsionar os seus negócios? Se você está interessado em aumentar seu público, e suas vendas, com a ajuda da plataforma, confira o texto: Youtube Para Negócios

Agora, confira a lista de programas de captura de tela:

1- CamStudio

Plataforma Suportada: Windows
Acesso: Grátis (Código Aberto)

Este programa é simples, mas possui algumas funções interessantes:

– Gravar em tela cheia, janela ou tamanho personalizado
– Adicionar anotações e marca d’água ao vídeo
– Esconder ou personalizar o cursor do mouse em vídeos

O último item mencionado é muito interessante, pois permite que você altere o cursor do mouse de várias formas, podendo selecionar ícones de disquete, lápis, interrogação, entre outros que a plataforma oferece, além de permitir que você crie seu próprio ícone ou simplesmente remova o mouse do vídeo.

O Arquivo final pode sair no formato AVI ou SWF (para quem quiser um tamanho menor)

2- Screencastfy

Plataforma Suportada: Windows, Mac OS e Linux
Acesso: Gratuito e Premium

O Screencastfy é um plugin, não um programa, e por isso ele não precisa de nenhum complemento para funcionar. Tudo que você precisa é ter o Google Chrome, e só.

A versão grátis do plugin grava vídeos de até 10 minutos, enquanto não há restrições para a paga, e esta é a única diferença entre as duas.

Eu gosto bastante do Screencastfy, e os motivos são:

– Os vídeos podem ser enviados diretamente para o Youtube ou Google Drive (as opções de público, privado e não listado estão inclusas)

– É possível selecionar se quero gravar apenas as abas do Chrome, a tela inteira ou apenas parte da tela, que será selecionada após a gravação

– É possível salvar os arquivos no formato WEBM, que é muito compacto! (Gravei 18 minutos de vídeo com resolução 720p e o arquivo tinha apenas 60 mb)
Ele também possui outras funções, como gravar direto da webcam.

Todos os vídeos que gravo para o Canal do Marketing com Digital no Youtube ou para a nossa área de membros foram feitos com o Screencastfy. Veja o exemplo:

A grande desvantagem é que você não pode fazer cortes no vídeo com o plugin, sendo necessário editar o vídeo em algum programa de edição, como o Sony Vegas, Adobe Premiere ou até mesmo o Windows Movie Maker.

A versão premium custa 20 Euros e um só pagamento dá direito a licença do plugin para sempre.

3- Ezvid

Plataforma Suportada: Windows
Acesso: Grátis

O Ezvid é o programa gratuito mais completo dessa lista. Ele permite que você envie seu vídeo diretamente para o Youtube, selecionando a categoria da publicação e até mesmo as keywords do vídeo.

Além disso, diferente do Screencastfy o Ezvid possui o seu próprio editor, então você não precisa abrir o vídeo em outro programa para editá-lo.

Falando em edição, há opções bem legais, como a adição de marca d’água, adição de músicas aos vídeos (com várias já inclusas no programa) e até mesmo modificação de voz.

Esta é, definitivamente, uma ferramenta que vale a pena você testar.

4- Camtasia

Plataforma Suportada: Windows e Mac OS
Acesso: Grátis por 30 dias e Premium

Sem sombra de dúvidas o Camtasia é o programa de edição e captura de tela mais conhecido no mercado, e não é à toa…

Ele oferece diversos recursos de edição e conta com um ótimo suporte da empresa criadora, a TechSmith, que produz até mesmo vídeos tutoriais sobre o programa.

Segundo muitos usuários, com apenas algumas horas é possível dominar vários recursos da plataforma e editar seus vídeos com grande habilidade.

Assim como outros programas, é possível publicar os vídeos diretamente do Camtasia para o Youtube ou Google Drive, mas ele também faz isso com redes sociais como o Facebook!

A versão para Mac custa US$ 99.00, enquanto a de Windows é US$ 299.00

Se você precisa de edições com uma boa qualidade profissional e pode fazer o investimento, o Camtasia é uma ótima opção, mas aconselho que, primeiro, você teste e trabalhe com outras plataformas.

Caso você use o Mac, vale citar que o Quicktime também é uma boa opção para trabalhar com as plataformas da Apple.

DICA BÔNUS

Em alguns casos é possível que o seu microfone não esteja bem regulado com as configurações do programa de captura de tela. Caso isso aconteça, recomendo que você faça duas coisas:

– Procure em fóruns ou no Youtube a configuração certa para ajustar o volume do microfone
– Aumentar manualmente o dB do microfone nas opções de som do sistema. Em alguns casos isso pode resolver, mas nem sempre funciona.

Tudo que você precisa agora é colocar as ideias para frente, planejar o seu roteiro e começar a gravar!

E aí, tem algum programa que você usa e gosta bastante? Conte a sua experiência aqui nos comentários!

Se você quiser dicas especiais de como usar o Youtube para negócios, confira os nossos conteúdos exclusivos da área de membros do portal Marketing com Digital.

Espero que os itens da lista tenham sido úteis para você. Um abraço e até a próxima!

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Article published by

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

One Reply to “4 Programas de Captura de Tela Para Você Fazer Seus Vídeos (Nunca foi tão fácil)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *