Especialistas em Vender Todos os Dias

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Em maio de 2014 foi a primeira vez que fiz uma palestra falando sobre “Como Vender Todos os Dias”. Na época o tema da palestra foi “Como Criar um Sistema de Vendas Online desenhado para Vender Todos os Dias”.

Desde então, tenho disseminado esse tema no Brasil e a cada dia novos e novos profissionais tem reforçado o que deveria ser o óbvio mas ainda não é, que Vender Todos os Dias é a única maneira de manter uma empresa forte e segura.

Como nós chegamos no modelo da consultoria de campanha

Escrevendo esse artigo me lembrei de uma mensagem que recebi de um dos meus primeiros clientes depois que mudei o modelo de negócios da minha agência. Nós tivemos três grandes fases:

A primeira foi quando lançamos a Nordeste SEO e começamos a fechar contratos de consultoria SEO. Toda nossa equipe estava muito bem alinhada com todos os processos e a geração de resultados acontecia de uma maneira cada vez mais previsível.

Mas confundido olhando para os lados ao invés de me concentrar no meu negócio, me deixei levar pela ideia que ter uma Agência Full Service era a única maneira de continuar relevante no mercado.

Foi quando entramos na segunda fase.

A segunda fase foi a agência full service, começamos a oferecer uma lista enorme de serviços para os nossos clientes e os novos contratos já chegavam com o mesmo escopo do Full service.

Nosso faturamento triplicou, porém, os custos da agência também foram para as alturas. Nessa mesma época foi ficando cada vez mais difícil e demorado gerar resultados para os clientes, afinal, estávamos completamente presos em coisas operacionais.

Foi quando fui para os EUA  em busca de algo que gerasse resultados mais rápidos para os nossos clientes sem a necessidade de fazer tantas coisas operacionais. Encontrei o modelo dos Funis e das Campanhas de Vendas Online.

A primeira fez que criamos um Sistema de Vendas Online 

Foi nessa época que fechei o contrato com essa empresa, que já tinha tudo rodando, campanhas no Facebook, enviavam emails com frequência para sua base, etc. Assumimos esse cliente e iniciamos uma série de ações com a base de emails do cliente e os resultados foram incríveis.

Iniciamos então uma rotina de construção de novas e novas campanhas, algo que na época eu comecei a chamar de “Sistema de Vendas Online”, pois tudo já tinha entrado em uma bela rotina.

Todas as semanas  novas ações eram realizadas para os nossos clientes e todas as semanas novas vendas eram geradas. Virou rotina vender.

Até que em uma semana específica, o cliente precisou viajar e atrasou todas as campanhas. Nessa mesma semana tivemos um problema com a ferramenta de email marketing.

Depois de quase 6 meses vendendo de maneira recorrente, naquela semana amargamos o pior resultado em vendas dos últimos tempos.

Quem Vende Enriquece e Quem Não Vende?

Naquela época eu estava lendo o Livro do Napoleon Hill “Quem Vende Enriquece” e na minha mente surgiu o seguinte pensamento: “Quem Vende Enriquece… Quem Vende Oferece”.

Ficou claro na minha mente naquela semana que uma empresa que quer vender todos os dias precisa oferecer todos os dias, fazer oferta todos os dias. Ponto.

Apesar de parecer uma coisa óbvia, é difícil pensar em oferecer um produto todos os dias quando falamos sobre uma lista de emails, por exemplo. Foi quando começamos a descobrir o conceito de Jornada do Cliente e a própria fases da compra.

Se todos os dias você tiver pessoas avançando em algumas fases cruciais da jornada de compra, todos os dias sua empresa irá vender.

O grande problema da maioria esmagadora das empresas é que elas não fazem a mínima ideia de quais as atividades diárias precisam ser realizadas. A falta de um Sistema e processos bem definidos tem sido devastador para muitos negócios.

Enquanto escrevia esse artigo, recebi uma mensagem de um empresário que me confessou que há cerca de 50 dias não realiza uma venda sequer de um dos seus produtos de maior valor.

A minha pergunta para ele foi bem simples: Qual foi a última vez que você ofereceu esse produto? E quantos emails você enviou?

Na mesma hora ele entendeu qual a razão para ele não ter vendido. Simplesmente não ofereceu e quando ofereceu, fez isso de maneira tímida.

Qual o Segredo Para Vender Todos os Dias? 

A resposta é simples e óbvia. Para vender todos os dias você precisa fazer ofertas todos os dias. O seu negócio precisa de um Sistema que diariamente tenha novas pessoas tendo um primeiro contato com sua empresa, outras pessoas tendo contato com sua oferta e outras pessoas vendo uma oferta sendo encerrada.

Leia isso com muita atenção:

01 – Pessoas conhecendo sua empresa
02 – Pessoas recebendo uma oferta específica
03 – Pessoas vendo um oferta sendo encerrada

Se diariamente através da publicidade você consegue ser encontrado por novos clientes em potencial, pessoas estão entrando na sua lista e descobrindo que sua empresa existe, ponto positivo.

Se diariamente algumas pessoas que estão na sua lista estão recebendo ofertas para os seus produtos, ponto positivo.

Se diariamente algumas pessoas que estão na sua lista estão recebendo uma última chamada para alguma oferta específica, ponto positivo.

Agora vamos falar da parte “escondida” que é aonde a maioria comete grandes erros.

Sempre que eu falo sobre enviar emails todos os dias ou fazer ofertas todos os dias, a primeira resposta é: “Nossa! Mas isso não vai irritar as pessoas?”

No Livro “Quem Vende Enriquece” tem uma frase que irá responder essa pergunta por mim. A frase diz o seguinte: “A capacidade de influenciar pessoas, sem irritá-las, é a arte mais proveitosa conhecida pela humanidade”.

Napoleão Hill usa princípios mundialmente popularizados por Dale Carnegie no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Ele fala que em uma negociação você precisa dominar os princípios de fazer amigos sem bajulação.

Em outras palavras, você precisa assumir uma postura de autoridade que sabe resolver o problema do seu público. A sua oferta não será nada mais, nada menos que a coisa mais óbvia a ser seguida.

A Arte de Vender Todos os Dias

Napoleon Hill descreve um grande vendedor como um artista capaz de criar uma linda tela. Porém, a tela que um vendedor é capaz de pintar é a de um futuro novo e uma realidade completamente diferente da atual.

Ele vende um FUTURO novo e melhor e não um produto ou um serviço. Eu sei que tudo isso pode parecer muito acadêmico ou filosófico, mas se o leitor me permitir, gostaria que você continuasse acompanhando essa linha de pensamento.

Continue pensando no exemplo da tela sendo pintada por um artista. Imagine um quadro que você admira. Caso você não tenha um quadro em mente, pense em um filme que você gostou muito.

Agora imagine que você fosse convidado para passar 10 horas assistindo todos os bastidores de como tudo foi criado, do mais absoluto zero. Cada pincelada ou cada cena.

Seria divertido no começo, mas depois de um certo tempo provavelmente você ficaria extremamente entediado.

Por que?

Nós não queremos saber como um carro funciona nos mínimos detalhes, queremos que ele ligue quando virarmos a chave ou apertamos o botão Power. Ponto.

O problema é que hoje no mundo do marketing digital muitas empresas estão se perdendo na produção de conteúdo, se perdendo no excesso de informações.

Ao invés de se concentrar em apresentar uma tela de futuro nova e melhor para o seu público, insistem em dar aulas e mais aulas.

Existe uma ideia que se você educar as pessoas elas irão comprar de você. Essa é uma meia-verdade. Você precisa inspirar as pessoas, essa é uma das maneiras de educar.

Mas sem uma boa oferta, as pessoas irão apenas aplaudir o seu conteúdo, porém, não irão comprar de você.

Quem Vende Oferece… Todos os Dias 

Para oferecer um produto ou serviço não significa simplesmente falar o preço ou as características, mas criar um contexto perfeito e uma abordagem nova.

Uma boa oferta tem três características.

01 – Ela é direcionada para um público específico: O público sente que aquilo foi feito para ele. A mensagem é específica e ele consegue se identificar claramente.

02 – Ela tem um contexto específico: Se você já comprou um carro, sabe que após fechar o pagamento do carro, em alguns dias você irá receber a ligação de uma pessoa lhe oferecendo um seguro.

03 – Ela tem um momento específico para acabar: Não importa o quanto você esteja decidido em comprar algo, até o momento que você ouvir a frase “Está acabando”, você irá deixar para depois.

Agora vamos entender cada um dos três pontos e como criar um Sistema específico para cada uma das 3 fases.

Primeiro – Sistema de Aquisição: Todos os dias você precisa que novas pessoas conheçam sua empresa, o seu conteúdo e entrem na sua lista de emails. Para isso, você precisa de uma peça de conteúdo com uma solução específica para um problema específico.

Chamamos isso de Imã Digital. Você pode criar uma rotina de criar novos imãs com base na mensagem que você quer atrair o seu público. Crie diversos imãs, até encontrar o que atrai o melhor público.

Segundo – Sistema de Monetização: O melhor momento para oferecer algo para o seu público é tão logo que você entregou uma peça de conteúdo que represente a pintura de uma tela de futuro.

Por exemplo, imagine que você leu esse artigo até aqui, depois de entregar uma peça de conteúdo e apresentar para você a tela de um futuro com vendas todos os dias, esse é o momento perfeito para apresentar o próximo passo, ou seja, uma oferta.

Terceiro – Sistema de Ativação: Não importa o quão boa seja a sua mensagem ou a sua oferta, se você não der uma razão muito clara para que as pessoas tomem uma ação imediata, a grande maioria irá deixar tudo para depois.

O depois quase sempre se torna um nunca. Faça uma lista de incentivos que você possa adicionar e remover em cada uma de suas campanhas.

Por exemplo, em algumas campanhas nós damos de bônus algumas de nossas certificações e depois removemos.  Outro exemplo é o nosso evento ao vivo, nós vendemos os tickets através de lotes, isto é, a cada lote o valor vai aumentando.

Isso mostra para o público que demorar para tomar uma decisão custa dinheiro.

Como Migrar para o Modelo “Venda Todos os Dias” 

A primeira coisa que você precisa fazer para participar dessa comunidade de profissionais e empresas que vendem todos os dias é tomar a decisão que esse é o grupo que você deseja fazer parte.

Nesse Workshop você terá a oportunidade de conviver diariamente com consultores e empresários que colocaram como meta seguir o modelo do “Venda Todos os Dias Durante 1 Ano”.

Se você entendeu que o segredo para vender todos os dias é oferecer todos os dias e quer aprender como fazer isso sem irritar as pessoas mas se tornando uma autoridade, você será muito bem-vindo à nossa comunidade.

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Te vejo do lado de dentro
Grande abraço