Compartilhar

Quando você leu o título desse artigo deve ter imaginado que essa é uma proposta um tanto que audaciosa, mas não se preocupe, ela não é apenas completamente possível como bem surpreendente.

Mas antes de explicar como funciona a reciclagem de artigos e como ela pode dobrar o número de visitantes do seu blog, eu vou te contar uma rápida história.

Em 2013, quando tínhamos uma agência com foco em SEO e produzíamos conteúdos para várias empresas, estávamos sempre estudando quais artigos produzir, como produzir e depois, como foi o impacto dele nos mecanismos de busca.

As vezes conseguíamos posicionar um artigo ou uma página em pouco tempo, isso dependia obviamente da concorrência, por isso sempre tínhamos estratégias específicas para cada conteúdo.

O que acabava acontecendo era que quando um artigo posicionava, ele trazia bastante resultado, mas isso não queria dizer que ele ficaria o resto da vida naquela posição e nem que ele seria melhor que os outros, especialmente com o tempo.

Decidimos que a melhor estratégia para ficar sempre no topo era ser sempre o melhor, então todos os nossos melhores artigos eram atualizados com bastante frequência,  assim em vez de escrever sobre outras coisas aleatórias, focávamos no que realmente importava.

O resultado era ótimo, mantínhamos a posição e a preferencia do leitor, que sempre iria encontrar tudo que precisava em um conteúdo completo sobre o tema.

Você já observou como o Google faz isso com maestria? Atualiza resultados, refina a busca, foca na experiência do usuário?

É isso que você, como produtor de conteúdo precisa fazer.

Quando eu falo de reciclar conteúdo estou falando de fazer 3 coisas:

  • Adicionar conteúdo novo
  • Melhorar o que já existe
  • Deletar o que ficou velho

Agora, vamos aprender na prática como reciclar um conteúdo do começo ao fim?

Passo 1: Selecione os melhores artigos

melhores-artigos

A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar quais são os artigos do seu blog que mais fizeram sucesso. Seja nas redes sociais, quantas vezes ele foi compartilhado, curtido e acessado, seja na busca orgânica.

É importante escolher os seus conteúdos mais “pop´s” porque se eles caíram no gosto do público uma vez, cairão outra, isso é fato.

Se você decidir reciclar todos os artigos, vai estar gastando munição e eu não indico que você faça isso, por isso, selecione os melhores conteúdos antes de começar a reciclagem.

Falando da Marketing Com Digital,  por exemplo, eu tenho um post que ensina 10 modelos de títulos criativos para usar em seus conteúdos, que é um excelente artigo para reciclagem, porque foi extremamente bem recebido, com mais de 9 mil acessos e vários compartilhamentos nas redes sociais.

Além disso, “produção de conteúdo” é um tema muito solicitados entre o nosso público, especialmente quando se fala de templates, que é o caso desse artigo em especial.

 

copy-50-2

Então a regra básica é:

Muitos acessos+ muito compartilhamento = recicle.

Agora que você já sabe quais conteúdos pode reciclar, vou explicar como você deve fazer isso.

Passo 2: Adicione conteúdo novo

A velocidade que o mundo evolui  é proporcional a como as coisas mudam. Mudam de sentido, mudam como são feitas.

Quando você era um bebe, muito provavelmente usou fraldas de pano. Agora me diga: Quem usa fraldas de pano hoje em dia?

Se você for ao supermercado vai encontrar uma variedade de fraudas monstruosa, até fralda para praia já inventaram.

Com essa velocidade é sempre importante que você esteja atualizando as informações dos seus conteúdos, adicionando não apenas novidades, mas também algo que possa ter eventualmente mudado.

Manter um conteúdo atual é sempre entregar o que há de melhor para o leitor.

Imagine se a Wikipédia não atualizasse as informações?

Como eu falei anteriormente o próprio Google procura cada vez mais refinar a busca e entregar em uma bandeja de prata, fatiado, só para você colocar na boca e mastigar.

Tenha um blog que o seu leitor não apenas confie, mas que saiba que é completo.

 

Passo 3: Melhore o que já existe

melhorar-artigo

Nada é tão bom que não possa ser melhorado.

Eu já escrevi artigo para várias empresas, outro dia tive a curiosidade de saber se eles ainda estavam posicionados, estou falando de 4 anos atrás. Eles ainda estavam lá, nem lembro em que posição, eu só não gostei muito de ler.

Hoje eu os escreveria muito melhor, com mais informações, imagens, tudo mais.

Com o tempo você aprimora as suas habilidades, então melhorar o que você fez é bem interessante. Além disso, você pode adicionar outros tipos de conteúdo como:

 

– Imagens

– Vídeos

– Infográficos

– Templates

 

Tudo que possa agregar valor aquilo que o seu leitor já gostou, mas que agora você pode entregar algo ainda melhor.

Muitas vezes você pode gravar um vídeo super legal sobre o assunto e adicionar no topo do artigo.

Além disso, o vídeo pode ficar bem posicionado dentro do Youtube e você vai conseguir ainda mais acesso.

Dentro do nosso portal de membros eu ensino o passo a passo para otimizar seus vídeos no Youtube.

Tudo que você pode fazer de melhoria no seu artigo, faça. Você não deve reconstruir tudo, mas melhorar tudo que pode ser melhorado.

Passo 4: Delete o que ficou velho

deletar-informacoes-velhas

Delete todas as informações que ficaram para trás. Não adianta você manter uma informação velha, ela só vai confundir o seu leitor e isso não é legal.

Talvez você encontre artigos no seu blog completamente desatualizados, mas que poderiam, se atualizados, te trazer muitos acessos, porque são bons.

Faça uma boa reforma nesse tipo de artigo e ele ficará novinho em folha, prontinho para voltar para a pista, com força total.

Então vamos recapitular os passos para reciclar um artigo?

 

  • Escolha bem o que vai reciclar, foque nos melhores conteúdos.
  • Adicione novidades e informações que você não tinha quando escreveu ou esqueceu de colocar.
  • Melhore tudo que foi feito, adicionando outras mídias se você puder.
  • Delete o que ficou para trás, deixando o seu artigo novinho em folha.

 

Agora vamos aplicar o passo a passo no seu blog? Hoje? Agora!

 

Boa reciclagem e até o próximo artigo.

 

 

copy-50-2